
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O Ministério da Cultura honrou em várias ocasiões iniciativas eurobrasileiras organizadas pela A.B.E./I.S.M.P.S. ou realizados em cooperações com outras instituições.
Ministro Celso Furtado
O Ministro Celso Furtado fêz-se representar no I Congresso Brasileiro de Musicologia, realizado em São Paulo, em 1987, pelo Centenário de Heitor Villa-Lobos. O evento foi planejado e realizado pelo I.S.M.P.S. juntamente com a Sociedade Brasileira de Musicologia em colaboração com a UNESP e outras universidades, contando com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Secretaria de Cultura da Presidência
Em 1992, o Congresso Internacional realizado no Rio de Janeiro por motivo dos 500 anos do Descobrimento da América e da Conferência do Meio Ambiente foi aberto com mensagem da Secretaria de Cultura da Presidência da República.
Apoio a projeto internacional dedicado a culturas indígenas
O Ministério da Cultura concedeu a sua anuência à realização do projeto relativo às culturas musicais indígenas do Brasil subvencionado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e desenvolvido de 1992 a 2002. O empreendimento foi desenvolvido pelo departamento de Etnomusicologia do Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos, então sob direção brasileira. A partir de 2002, os trabalhos passaram a ter continuidade em projetos da A.B.E..
O projeto foi realizado no Brasil em cooperação com o I.S.M.P.S./I.B.E.M. e outras instituições brasileiras. A sua concepção havia sido discutida no I Congresso Brasileiro de Musicologia, em 1987, e inseria-se em plano desenvolvido quando da criação do Centro de Pesquisas em Musicologia, em 1968, e da introdução da Etnomusicologia nos estudos superiores da Faculdade de Música e Educação Artística de São Paulo, em 1972.
Ministro Francisco C. Weffort
O Congresso Internacional „Música e Visões“ para a abertura do triênio de eventos científico-culturais internacionais pelos 500 anos do Brasil, em 1999, foi aberto por mensagem do Ministro Francisco C. Weffort.
As suas palavras serviram como motivos condutores de todo o triênio, sendo relembradas e republicadas pelo seu encerramento no Congresso Internacional „Música, Projetos e Perspectivas“, levado a efeito no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, em 2002.
„É com grata satisfação que me congratulo com os organizadores e os participantes deste congresso internacional, cujo tema é Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões. O evento faz-se tanto mais oportuno na medida em que estamos às vésperas das celebrações do 5. centenário do Descobrimento do Brasil, país intimamente ligado à cultura européia.
A escolha da música como tema é particularmente feliz, não só por ser a expressão artística mais rica e internacionalmente conhecida da cultura brasileira. Assinale-se também ser o encontro na Alemanha, da qual disse Hermann Hesse, um dos grandes da literatura germânica, que o povo deste país, talvez mais do que qualquer outro, tem uma relação especial com a a música.
Existe portanto, de um lado e de outro do Atlântico, muitas razões culturais para um rico intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha. Aliás, não estivessemos nós fortemente unidos pela música, o estaríamos pela contribuição da filosofia alemã a formação da civilização ocidental, na qual se inscreve o Brasil.
Além disso, e não menos importante, temos entre nós os descendentes dos imigrantes germânicos, que tanto tem trabalhado para o desenvolvimento do Brasil.
Inspirado nesse espírito de integração e mútua estima auguro a este evento que hora se inicia o melhor êxito e que, como em suas edições anteriores, siga sendo um fator de aproximação entre nossos dois povos e nossas culturas.“
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações