BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 



Significativos eventos relacionados com o Brasil e que vieram de encontro a objetivos do programa de interações internacionais para a renovação de perspectivas e práticas culturais iniciados em 1974 na Alemanha não poderiam ter sido realizados sem o apoio do MISSIO, Internationales Katholisches Missionswerk e.V. Päpstliches Werk der Glaubensverbreitung de Aachen.


Para compreender-se o significado dessas relações deve-se considerar a importância do estudo das tradições populares de fundamentação religiosa nos estudos culturais, seja em formas de culto, seja de expressões festivas.


O empenho de renovação teórica dos estudos culturais inserido em movimento remontante a fins da década de 60, quando constituiu-se a sociedade de estudos de processos culturais (Nova Difusão), coincidiu com época marcada por reflexões e iniciativas determinadas pelas transformações decorrentes do Concílio Vaticano II.


Essa orientação dirigida a processos - e não a esferas categorizadas do erudito, do popular e do folclórico - empresta particular significado a transformações religioso-culturais, entre outras a história missionária no passado e a atividades missionárias e pastorais no presente, em particular a procedimentos designados nos meios eclesiásticos como inculturativos. A atenção dirigida a processos implica também a consideração de processos econômicos e sociais que levaram a situações de pobreza e injustiça.


O estudo cultural que se dedica privilegiadamente a expressões populares, é necessariamente continuamente confrontado com a situação de vida do homem de círculos menos privilegiados.


Esse estudo não pode assim deixar de procurar contribuir ao conhecimento de pesquisadores e de instâncias diretivas a respeito o patrimônio cultural e os valores humanos das camadas mais humildes da população. Êle deve procurar contribuir ao esclarecimento e direta ou indiretamente à valorização do homem do povo, ao respeito e auxílio solidário


Decisivo apoio foi dado por MISSIO/Aachen (Aix-la-Chapelle) ao Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos de Maria Laach, quando a direção do seu Departamento de Etnomusicologia - então sob responsabilidade brasileira - organizou o Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, levado a efeito em São Paulo, em 1981.


Somente esse apoio permitiu o deslocamento e a participação de vários pesquisadores alemães no evento. Esse apoio foi reconhecido e considerado com gratidão no decorrer do simpósio.


Os resultados dos estudos relativos à linguagem visual e aos sentidos de expressões culturais de fundamentação religiosa transmitidas pela tradição no Brasil e as discussões do simpósio internacional „Tradições Religiosas e Sincretismo“, levado a efeito em várias cidades da Alemanha em 1989, foram apresentados em seminário missiológico realizado pela MISSIO de Munique, a partir de recomendação de ADVENIAT.


Também significativo foi o apoio concedido por MISSIO/Aachen que possibilitou o deslocamento e a participação de teólogos e pesquisadores alemães no III Simpósio Internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“, realizado Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, em 1992.


Promoção da Arte Cristã na África, Ásia, Oceania e América Latina


Em reciprocidade, resultados de pesquisas realizadas no Brasil também foram colocados à disposição de eventos da MISSIO-Aachen, como foi o caso de artistas da região Amazônica. Em 1994, tornou-se possível, com base em contatos realizados in loco no Acre, estabelecer contatos entre a International Obra de Missão Catóilica missio em Aachen e o pintor e músico Hélio Melo, de Rio Branco. O concurso realizado pela organização, pela fundação Ludwig e o Ludwig Forum (museu de arte moderna), segundo o responsável pela Comissão de Arte, Prof. Dr. Ludwig Bertsch SJ,  era a de promover a arte cristã a serviço da inculturação da mensagem cristã, assim como a criação autónoma de artistas jovens de todos os continentes. Os artistas deviam enviar três quadros que interpretassem temas cristãos ou bíblicos no „estilo da tradição cultural respectiva“.