BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Todo o desenvolvimento das últimas décadas no âmbito dos estudos culturais e que tem a sua continuidade na A.B.E. e no I.S.M.P.S. não teria sido possível sem o apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst).


O DAAD possibilitou com o seu apoio o estabelecimento de rêdes de contatos institucionais e pessoais do responsável do programa de interações internacionais preparado no Brasil. Esse programa tinha como objetivos centrais o desenvolvimento de uma ciência da cultural dirigida a processos, inter-e transculturais, assim como de uma musicologia de orientação interdisciplinar.


O programa preparado no Brasil compreendia amplo espectro temático que, embora em princípio musicológico, apenas pode ser compreendido sob uma compreensão ampla de musicologia, fundamentalmente de natureza cultural ou teórico-cultural.


Para além de contatos com instituições de ensino superior, bibliotecas, institutos de pesquisas, museus, centros de cultura musical e de festivais com o objetivo de conhecimento de instituições, de infra-estruturas da organização científica, artística e educativa, o programa compreendia complexos temáticos que deveriam ser tratados sob a perspectiva de desenvolvimentos e tendências do pensamento do Brasil nas áreas da Etnomusicologia, da Musicologia Histórica e da Musicologia Sistemática.


Esses observações, estudos e contatos deveriam servir para a instituição da Ciência da Música no sentido próprio do termo no âmbito adequado das Ciências Humanas no Brasil. Ao mesmo tempo, procurava-se conhecer tendências do pensamento e da prática na Educação Musical e Artística, da Estética no sentido de uma ciência da Percepção, assim como da Antropologia Cultural, da História das Artes e da Filosofia, estabelecendo-se também aqui interações.


A amplitude interdisciplinar do programa preparado no Brasil apenas se justificava pela perspectiva teórica que o determinava: o do direcionamento da atenção a processos, não a esferas categorizadas da cultura. Essa orientação, desenvolvida desde meados da década de sessenta em São Paulo e que levara à constituição da sociedade de estudos de processos e de renovação da prática cultural (Nova Difusão) implicava em transformações na concepção e determinação de áreas disciplinares, não apenas na ampliação da Musicologia Histórica para além de suas fronteiras continentais, como também da Etnomusicologia, que necessariamente passaria a dar maior atenção a desenvolvimentos no tempo, ou seja, históricos.


Entre as muitas consequências dessa reorientação a processos encontrava-se também a superação de categorizações qualificadoras da música, entre elas aquelas do nacionalismo e de prescrições da legislação sacro-musical.


Com isso, a reconsideração do século XIX, tanto na esfera da música de igreja como na secular, constatada no Brasil como necessária devido ao pensamento estético normativo nacionalista e restaurador da primeira metade do século XX, correspondia apenas a um dos aspectos da problemática que deveria vir a ser objeto de considerações em conjunto, cooperações e iniciativas.


O DAAD possibilitou êle próprio encontros e excursões culturais, assim como viagens de estudos. Vários pesquisadores brasileiros que se dirigiram à Alemanha apoiados pelo DAAD aproximaram-se do programa em desenvolvimento, criandos elos profissionais e humanos.