Kiev. Foto A.A.Bispo. Copyright. Arquivo A.B.E.
Os estudos interculturais referentes à Ucrâina da Academia Brasil-Europa inserem-se na tradição que deu origem à instituição . Estudiosos alemães que viviam na Europa do Leste no século XIX e início do século XX, e que se transferiram para o Brasil nos anos 20, trazendo consigo ideais da cooperação intelectual e artística de teor humanístico para além de delimitações nacionais, atuaram também na Ucrâina, mais especificamente em Odessa e em Jalta. Questões filosófico-culturais, interesses e perspectivas da época e da região, então parte do Império czarista, continuaram vigentes nas décadas seguintes, ainda que de forma não expressa. Sobretudo um interesse especial por estudos de religião comparada e da teosofia foram de lá trazidos para a Europa central e para o Brasil. A atenção dada à linguagem simbólica em contextos culturais amplos, supra-nacionais, associada ao interesse pelo estudo das expressões tradicionais populares levaram a conhecimentos e configuraram atitudes mentais que foram posteriormente de significado para o estudo e a interpretação de manifestações culturais brasileiras.


O interesse dedicado à Ucrâina, despertado com a visita de grupos de música e dança ucranianos ao Brasil nos anos 30, aprofundou-se com a consideração de imigrantes ucranianos católicos em estados do sul do Brasil por religiosos franciscanos. Deu-se aqui uma particular atenção às práticas sacro-musicais.


Kiev. Foto A.A.Bispo. Copyright. Arquivo A.B.E.
Com a fundação da entidade que hoje constitui a organização Brasil-Europa, em 1968, inserida nos esforços de atualização dos estudos culturais, constatou-se o estado deficitário de conhecimentos a respeito das repúblicas da então União Soviética, entre elas a Ucrâina. A orientação dedicada a estudos de processos de difusão cultural determinou um novo interesse por questões de imigração e colonização, que passaram gradualmente a ser tratadas sob perspectivas diversas daquelas dos estudos do folclore de cunho nacionalista. No decorrer de viagens de estudos realizadas ao Paraná e outros estados, fizeram-se observações junto a comunidades de origem ucraniana. Elementos da cultura ucraniana foram tratados pela primeira vez em nível superior quando da introdução da disciplina Etnomusicologia no sentido próprio do termo no Brasil, em 1972/3. Em 1981, em trabalhos que se seguiram ao simpósio internacional realizado em São Paulo, discutiu-se, em Petrópolis, possibilidades de revitalização dos estudos de comunidades ucranianas orientadas pelos franciscanos.


Em 2003, a Academia Brasil-Europa realizou uma viagem a Odessa e a Jalta com o escopo de dar prosseguimento in loco ao estudo de seu próprio passado mais remoto e reconsiderá-lo sob as novas perspectivas que se abrem com a mudança política européia. Um novo impulso para a consideração da cultura da Ucrâina deu-se com a participação de uma pesquisadora do país em seminários e cursos. Os temas aqui por ela tratados e discutidos foram retomados quando da participação dessa estudiosa no colóquio de estudos interculturais realizado em São Paulo, em 2004. Nessa ocasião, levantou-se a necessidade de uma viagem de contatos e estudos a Kiev para o desenvolvimento maior dos estudos do Leste Europeu. Essa viagem realizou-se em 2009.


                                                          

Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.

(em elaboração)


  1. Estudos do Leste Europeu e Estudos Euro-Brasileiros

  2. Emblemas e monumentos memoriais em situações de mudança. Problemas da Mãe-Terra e do Realismo socialista. Mat Rodina

  3. Deconstruções e reconstruções de edifícios e sistemas de concepções. Reorientação simbólica de estados. Reflexões no Mosteiro de S. Miguel

  4. Esplendor da forma: a experiência estética na história performativa do Leste e no Ocidente. Reflexões na Catedral de Santa Sofia

  5. Diferenças na formação cultural nos países do Leste e no Brasil. Anacoretas no universo da Ortodoxia. Reflexões no Mosteiro das Cavernas Kiev-Pechersk Lavra

  6. Linguagem de imagens no Ocidente e a Antropologia do ícone. 450 anos de traslação do ícone da Theotokos

  7. Imagem, escrita e idioma em processos de transformação cultural : "Livros como fontes de rios da Sabedoria". Museu da Arte da Impressão de Lavra

  8. Barroco Cossaco e Barroco Mineiro. Exercícios interculturais e interreligiosos de leitura e interpretação. Reflexões na igreja de Santo André de Kiev

  9. Neo-Bizantinismo sob perspectivas interculturais. Reflexões na Catedral de S. Wladimir em Kiev

  10. Comparação de Comparatísticas. Da Etnografia de orientação filológica às novas tendências dos Estudos Culturais. Museu de Arte Popular Decorativa de Kiev

  11. Canto litúrgico ucraino-católico na imigração e prática tradicional do cantochão no Brasil

  12. Aproximações interculturais ao estudo da música tradicional da Ucrânia
    Museu de Arte Popular Decorativa
    de Kiev

  13. Ucrânia e Brasil na perspectiva histórico-musical em contextos e relações globais. Academia de Música de Kiev

  14. Odessa. Universalidade do Classicismo e cidade-luz

  15. Odessa. 500 anos do Laokoon: perspectivas interculturais




 

Fotos: H.Hülskath. ©
Acima: Mosteiro das Cavernas Lawra Kiev. Coluna direita: Museu da Imprensa, Lawra Kiev.
À esquerda: Estátuas de intelectuais, Kiev.
Embaixo: Sala de Conferências de Jalta.


 

BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu

Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa

Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

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