BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Bayerische Staatsbibliothek München


Entre as bibliotecas européias cujos acervos foram de particular significado para os trabalhos euro-brasileiros desde a década de 70 destaca-se a Biblioteca Estatal da Baviera em Munique.


Essa biblioteca foi visitada já no início do programa de interações em 1975, quando instituições de diversos países da Europa foram procuradas. Tratava-se de levantar fontes possivelmente desconhecidas de importância para estudos referenciados pelo Brasil, assim como de observar tendências de arquivística, biblioteconomia e de programas científico-culturais promovidos por bibliotecas.


A principal contribuição da Biblioteca do Estado da Baviera para os estudos euro-brasileiros foi a disponibilização de coleção de dez modinhas anônima ali conservada em manuscrito. Essas modinhas foram executadas em recitais pela cantora brasileira Maura Moreira realizados na Rheinische Musikschule/Konservatorium der Stadt Köln em 1975, quando então proferiu-se uma conferência sobre modinhas em Portugal e no Brasil, inaugurando-se um programa de estudos específico.


O cultivo de modinhas no mundo de língua alemã, do qual esse manuscrito representava apenas um testemunho a mais, foi considerado sobretudo sob a perspectiva de processos receptivos em reciprocidade, então de central interesse no projeto de história da recepção musical que marcou a segunda metade da década de 70.


A respeito da proveniência do documento, a Biblioteca da Baviera pôde apenas informar, através da Dra. Renata Wagner e do Dr. Robert Münster, que o manuscrito havia sido doado a instituição pela pianista e compositora Louisa Adolpha Le Beau (1850-1927), em setembro de 1927.


A respeito da vida e obra dessa musicista podia-se encontrar dados em dicionários bio-biográficos mais antigos, como em algumas edições do léxico de Hugo Riemann (1849-1929).


Essas circunstâncias de origem do manuscrito, e que sugerem o canto de modinhas em círculos femininos, favoreceu a retomada, na Europa, do estudo do papel da mulher na música. Inicialmente tratado e ilustrado em recitais de Maura Moreira, a questão do papel da mulher na história da música sob a perspectiva de processos de transformações sócio-culturais foi tematizada em diferentes contextos.


Esses dois complexos temáticos - o do significado da coleção de modinhas como fonte histórico-musical - e aquele por ela favorecida dos estudos femininos marcaram a publicação do manuscrito no Boletim da Sociedade Brasileira de Musicologia por ocasião da abertura do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia pelo Ano Villa-Lobos, em 1987, no foyer da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


Os manuscristos e Louisa Adolpha Le Beau foram considerados no Segundo Congresso Brasileiro de Musicologia, quando pela primeira vez realizou-se uma sessão internacional dedicada à mulher na música e na criação musical no Brasil na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Os manuscritos e Louisa Adolpha Le Beau foram mais especialmente estudados em trabalhos de estudantes de pós-graduação do Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia em cooperação com a A.B.E.. Louisa Adolpha Le Beau foi, sobretudo, centro de atenções no primeiro curso dedicado à mulher na música no âmbito dos Gender Studies no Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, em 2003.



 








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