BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Amsterdam. Foto A.A.Bispo 2013. Copyright ABE

Fundação Gaudeamus - Documentation Centre


A difusão da música contemporânea e a discussão de correntes estéticas da criação musical constituiram preocupações centrais do movimento de renovação de perspectivas e da prática músico-cultural que levou à constituição da sociedade Nova Difusão, em São Paulo, em 1968.


Reflexões sobre a necessária renovação teórica de áreas de estudos de natureza cultural na pesquisa e no ensino foram acompanhadas por iniciativas de renovação de repertórios e programas de concertos. Também aqui, porém, não se tratou de simples atualização de intuitos de difusão cultural no sentido convencional do termo, mas de iniciativas marcadas pela procura de percepção, estudo e inserções críticas de correntes estético-musicais em processos renovadores.


Nesses intentos, cooperaram, entre outros, o compositor português Jorge Peixinho e o pianista Paulo Affonso de Moura Ferreira, este representando a Sociedade Internacional de Música Contemporânea. Entre as organizações internacionais contactadas pelo então fundado Centro de Pesquisas em Musicologia da Nova Difusão, destacou-se Gaudeamus, dos Países Baixos.


Essa fundação, criada em 1945, um dos principais centros de música contemporânea da Europa, passou a enviar ao Centro de Pesquisas em Musicologia do movimento materiais que possibilitaram o conhecimento de tendências e iniciativas relativas à música contemporânea e o estabelecimento de contatos com jovens compositores.


Esse empenho de Gaudeamus correspondia a seu escopo em apoiar e orientar desenvolvimentos em diferentes países. Considerou-se, no Brasil, as gravações ao vivo dos concertos do 1968 International Composition and Interpretation Competition da Fundação Gaudeamus. Considerou-se também publicação com Perspectivas de 25 anos da competição internacional de intérpretes Gaudeamus.


Essas publicações exerceram considerável influência nos trabalhos relativos à música contemporânea em São Paulo, entre outros na edição da série Música Nova Brasileira, pela Ricordi, projeto coordenado por Paulo Affonso de Moura Ferreira em estreita colaboração com a Sociedade Nova Difusão.


As publicações de Gaudeamus influenciaram também a realização de concertos de música contemporânea pela Sociedade Nova Difusão, que apresentaram várias obras em primeira audição, entre outros no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Teatro Anchieta e em diferentes instituições de ensino no âmbito do Festival de Outono patrocinado pelo Departamento de Cultura do Município de São Paulo.


Com o início do programa de interações euro-brasileiro na Europa, em 1974, visitou-se já nos primeiros meses o Centro de Documentação Gaudeamus em Amsterdam. As reflexões ali encetadas tiveram continuidade no âmbito de atividades de música contemporânea e eletrônica na Escola Superior de Música de Colonia.


Independentemente dos contactos com Gaudemus, o programa manteve relações com vários outros compositores e pesquisadores de música dos Países Baixos. Menção deve ser feita a Henk Badings (1907-1987). Devido à orientação o movimento no seu direcionamento a processos, o fato de Henk Badings ter nascido em Java, antiga Índia Holandesa, surgiu como de particular significado para estudos relacionados com a história colonial, o Colonialismo como processo e a música contemporânea.



 
Amsterdam. Foto A.A.Bispo 2013. Copyright ABE


Amsterdam. Foto A.A.Bispo 2013. Copyright ABE