BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Dr.Goergen e Dr. Bispo. Copyright A.B.E.
Deutsch-Brasilianische Gesellschaft


O fato de iniciar-se o programa de estudos e interações internacionais preparado no Brasil na Alemanha, em 1974, com o apoio de Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e ter passado a agir a partir de Colonia, determinou estreitas relações com círculos voltados a relações bi-laterais entre a Alemanha e o Brasil, em particular com a Deutsch-Brasilianische Gesellschaft/Sociedade Teuto-Brasileira.


Essa entidade, marcada pelo idealismo e pela história de vida do seu presidente Prof. Dr.h.c. Hermann Görgen, apoiou em várias ocasiões o desenvolvimento dos trabalhos e neles participou e interagiu.


Os contatos com essa personalidade iniciaram-se na segunda metade da década de 70. Em diversas ocasiões realizaram-se diálogos e encontros na sede da sociedade ou na residência do Prof. H. Görgen em Bonn, ali surgindo e desenvolvendo-se contatos humanos que perduraram durante décadas.


O Prof. Görgen e membros da sociedade apoiaram com a sua presença e participação vários eventos  realizados a partir do programa iniciado em 1974 nos seus diversos enquadramentos institucionais.


A sociedade esteve representada quando da Deutsch-Brasilianische Musikschulwoche no âmbito do Leichlinger Musikforum, em 1981.


Em 1983, por ocasião da edição do Forum pelos 300 anos da emigração alemã à América, realizado com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na Alemanha, salientou-se a perspectiva do programa dirigido a processos que, para além do necessário empenho de estudos bi-laterais, havia a necessidade de uma renovação dos estudos voltados à emigração/imigração sob a perspectiva mais ampla exigida pela integração européia.


Os elos e as cooperações tiveram expressão em artigos publicados no órgão da sociedade, os Deutsch-Brasilianische Hefte. Assim, em 1985, considerou-se a história da recepção da música do Brasil no espaço da língua alemã. No mesmo ano, pela passagem dos 25 anos de fundação da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, realizou-se uma conferência sobre a contribuição alemã à cultura musical do Brasil.


A Deutsch-Brasilianische Gesellschaft promoveu, em 1987, no Ibero-Club de Bonn, conferência dedicada aos desenvolvimentos músico-culturais no Brasil, quando se tratou de questões relativas à pesquisa musical concernentes ao Brasil e o trabalho de cooperação internacional no âmbito do programa iniciado em 1974.


A sociedade apoiou a realização das sessões de Bonn do colóquio internacional dedicado a tradições cristãs e sincretismo em 1989, e que reuniu vários pesquisadores e representantes de instituições brasileiras.


A sociedade realizou conferência/concerto na sede de InterNationes, em Bonn, em 1995, quando tratou-se dos trabalhos referentes às relações entre a Alemanha e o Brasil desenvolvidos no âmbito do I.S.M.P.S. em conferência dedicada à contribuição alemã à vida musical e São Paulo. O I.S.M.P.S. apresentou então o seu acervo de documentos em primeira exposição relativa à música no contexto da imigração alemã no Brasil até então realizada.


A partir da instalação do centro de estudos da A.B.E. em Colonia, membros da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft estiveram presentes nos eventos. Na sessão inaugural, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil, fêz-se uma homenagem a Dora Schindler, que empenhou-se durante anos pela sociedade e sempre acompanhara os trabalhos realizados no âmbito do projeto iniciado em 1974.


Nessa ocasião, salientou-se que, para além de todas as afinidades humanas e de ideais determinadas pela atuação na Alemanha, havia fundamentais diferenças entre a Deutsch-Brasilianische Gesellschaft e a Academia Brasil-Europa e os institutos inseridos no programa de renovação de perspectivas originado no Brasil e em desenvolvimento na Europa.


A organização Brasil-Europa tem finalidades exclusivamente científicas, teórico-culturais, não se dedicando ao fomento de relações econômicas, comerciais, industriais, empresariais e políticas, à difusão cultural ou representação, defendendo a independência e mesmo prioridade dos estudos culturais relativamente a outros motivos e interesses. Além do mais, o seu âmbito de ações não diz respeito a relações bi-laterais. Pelo seu próprio escopo de dirigir a atenção a processos culturais, estes não se limitam a fronteiras de Estado ou nações, mas as transpassam.


No Congresso Internacional pela abertura do triênio dos 500 anos do Brasil, a A.B.E. e o I.S.M.P.S. dedicaram uma sessão de conferências e concerto no grande auditório da Universidade de Colonia, onde lembrou-se da história das relações culturais entre a Alemanha e o Brasil. Nessa ocasião, prestou-se uma homenagem póstuma ao Prof Dr.h.c. Hermann Görgen em gratidão ao trabalho que desenvolveu há anos à frente da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft.


A sua vida e obra foi considerada então em conferência pelo Dr. Lothar Kraft (Fundação Konrad-Adenauer). Por ocasião das comemorações da mãe brasileira de Thomas Mann, na representação do estado de Schleswig-Holstein em Bonn, em realização da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, esta convidou a A.B.E. e o I.S.M.P.S. para, em conferência/concerto, lembrar do significado histórico-musical e cultural da região de Parati, local de seu nascimento e de realizações de vários encontros da A.B.E..