Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares


Os trabalhos da Academia Brasil-Europa relacionados com o Piauí remontam aos anos que levaram à fundação, em 1968, da entidade que constitui hoje a Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter e transculturais e de estudos culturais em relações internacionais.


Em época marcada por intensas e rápidas mudanças, os objetivos do movimento que então se formou diziam respeito à renovação que se sentia necessária dos estudos culturais, em particular do Folclore. 


Colocava-se em questão critérios de definição do objeto do estudo dessa disciplina, a sua própria conceituação e a da esfera da cultura a ser designada como folclórica, distinta daquela da cultura popular.


Algumas propostas de redefinição da disciplina partiam de novos critérios para o reconhecimento de uma cultura a ser considerada como folclórica, salientando a sua dinâmica, afastando critérios até então vistos como caracterizadores, tal como tradicionalidade e anonimidade, e vendo na espontaneidade um de seus fatores principais. Entretanto, essas propostas partiam ainda da divisão das disciplinas culturais segundo esferas da cultura, definidas segundo distinções entre o erudito, o folclórico e o popular ou "popularesco", ou seja, a cultura de "massas".



A proposta que levou à fundação da entidade que constitui hoje a Organização Brasil-Europa era justamente a de procurar superar essa categorização de esferas culturais, que levantavam questões de coerência na sua definição e representavam projeções artificiais em complexos culturais.  


Via-se no direcionamento da atenção a processos uma possibilidade de superação dessas divisões e dos problemas que colocavam. Esse intento apenas podia ser alcançado através de cooperações e enfoques interdisciplinares.


Uma outra preocupação de pesquisadores e estudantes dizia respeito ao sentido, à razão de expressões culturais tornados desconhecidas e mesmo estranhas a muitos habitantes das grandes cidades.  Procurava-se, assim, elucidações mais convincentes a respeito do patrimônio de festas, danças, cortejos e outras manifestações tradicionais, profanas e sobretudo religiosas que era conservado de forma particularmente intensa em determinados contextos.


Sentia-se como evidente que uma consideração depreciativa da cultura "popularesca" ou de massas não podia ser mantida por uma pesquisa que procurasse analisar e compreender fenômenos e processos culturais sem prejuízos valorativos.



O Piauí nas reflexões culturais


No âmbito dos estudos de Folclore, o Piauí estava representado por uma bibliografia considerável, ainda que não correspondente ao significado do seu patrimônio cultural.


Com a intensificação da migração interna nordestina às metrópoles do Sul do país, em particular a São Paulo, e tomando-se consciência da necessidade e da oportunidade do desenvolvimento de estudos das expressões culturais dos migrantes, constatou-se que essas pesquisas não poderiam resumir-se a estudos do folclore nordestino ainda que fora de seu contexto original, mas sim deveriam considerar os processos econômicos e de transformação cultural e sócio-cultural em que os migrantes se inseriam, ao mesmo tempo dando atenção às próprias transformações culturais por que passava a metrópole.


Estudos de transformação de espaços urbanos e de sua percepção associaram-se àqueles voltados a expressões culturais na sua dinâmica e àqueles de migrações.


Compreende-se, assim, que essas preocupações tenham levado a trabalhos de cooperação entre estudantes e pesquisadores de diferentes instituições no âmbito do movimento então iniciado, entre elas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, do Departamento de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo e da Associação Brasileira de Folclore através do Museu de Artes e Técnicas Populares.


O estudo de expressões e questões culturais relativas ao Piauí partiu, assim, de situações migratórias, aguçando ainda mais a sensibilidade para questões relativas a processos históricos.


O Piauí na Músico-Etnologia


Primeira consideração mais específica do Piauí segundo a orientação dirigida a processos deu-se no âmbito da Músico-Etnologia/ Etnomusicologia, disciplina introduzida, em 1972, em cursos de Licenciatura da Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo.


Estudos em rêdes internacionais. Programa: Piauí/Europa


A partir de 1974, procedeu-se a levantamentos sistemáticos de fontes biobliográficas e documentais referentes a Estados brasileiros em bibliotecas e museus da Europa.


Em 1977, deu-se início dos trabalhos culturais em rêdes eclesiásticas e missionárias através do departamento de Músico-Etnologia do instituto de pesquisas de organização pontifícia, instituição apoiada também por Academia de Ciências de um dos estados alemães.


Bases teóricas de interpretações adequadas de sentido de expressões culturais


Um dos principais objetivos dos trabalhos disse respeito à compreensão do sentido de linguagens visuais no contexto da cultura de fundamentação religiosa em que se inserem.


O estudo da linguagem visual de expressões culturais festivas e o de processos de harmonização de concepções e imagens levou a análises de estruturas e mecanismos, de suas origens e transformações, dirigindo a atenção à Antiguidade tardia, à mitologia nas suas relações com o Cristianismo, ao estudo da hermenêutica e das tradições gnósticas e herméticas.




Estudos de interações de concepções e imagens em práticas religiosas


O estudo da linguagem visual de expressões culturais associou-se necessariamente à consideração da mística européia, em particular da Idade Média.


Oportunidade para o estudo de elos e paralelos deu-se com o colóquio internacional dedicado a tradições religiosas cristãs e expressões sincréticas no Brasil, realizado em 1989 na Alemanha. Nessa ocasião, centros de estudos da religião mística foram visitados pela delegação brasileira.


Em sessão realizada em Maria Laach, a Profa. Dra. Julieta de Andrade apresentou resultados de pesquisas por ela desenvolvidas em Teresina. Nas suas observações, constatou a harmonização de concepções e imagens de diferentes procedências, por exemplo entre o Rei D. Sebastião de Portugal e a imagem do "Príncipe dos Vaqueiros".


Nas discussões que se seguiram, considerou-se que a aproximação de concepções aparentemente dispares no mundo imagológico seguia uma lógica inerente, que exigia do pesquisador esforços para a sua compreensão a partir de estudos adequados e fundamentados. Interpretações subjetivas e arbitrárias, sem o conhecimento da teologia e dos estudos culturais medievais já haviam levado a profundos mal-entendidos de expressões culturais de natureza religiosa do Brasil.


Não se tratava aqui apenas de um resíduo de Sebastianismo, mas sim de permanência de estruturas com um sentido intrínseco e que permitiam diferentes atualizações históricas. A questão que se levantava para a cultura européia era se essa estrutura imagológica não teria estado à base do próprio fenômeno do Sebastianismo português.


A pesquisa de Julieta de Andrade relativa ao Piauí foi apresentada e discutida em eventos realizados em outros países da Europa, salientando-se aqui sessão realizada na Capela Dourada de Lagos, Portugal, em 1998, por ocasião do Simpósio Internacional "Extremo Oriente e Ocidente: Cultura Musical e Espírito".


Impulsos dos estudos da A.B.E. a artistas do Piauí atuantes na Europa


Os estudos desenvolvidos no âmbito da A.B.E. e as pesquisas de culturas indígenas de outras regiões do Brasil forneceram subsídios e impulsos para brasileiros de origem do Piauí residentes na Europa. Deve-se aqui mencionar a área das expressões coreológicas e géstico-mímicas, onde estudos da A.B.E. forneceram subsídios para produções artísticas.



Publicações

relacionadas com os trabalhos:


Andrade, Julieta, "Gesänge des Königs Sebastian und des Ochsentreibers/Fürsten bei Mãe Marciana aus Teresina (Piauí)", in Bispo, A.A. (org.), Beiträge über christliche Volkstraditionen und synkretistische Erscheinungsformen religiöser Überlieferungen in Brasilien, Musices Aptatio- 1989/90- Jahrbuch, Roma e Colonia, 1996, 267-270



Cronologia
dos trabalhos


1970. São João del Rei e São Paulo. Observações de solenidades de Semana Santa em Minas Gerais e em irmandades tradicionais de São Paulo como ponto de partida para estudos de processos relacionados com tradição e inovação. Comparações com documentos relativos à Semana Santa de Oeiras, no Piauí, como das mais significativas do Nordeste.

1972. Maceió e Marechal Deodoro. Encontro de Músico-Etnologia para a preparação da introdução da disciplina Etnomusicologia no Brasil pelo Centro de Pesquisas ND, do Museu de Artes e Técnicas Populares da Associação Brasileira de Folclore, sob a direção do Prof. Dr. Théo Brandão. Especial consideração de expressões culturais do ciclo do Natal no Nordeste do Brasil. Estudo comparativo de expressões dos diferentes estados, entre êles do Piauí com base em registros de Marujadas (Teresina, Parnaíba), Pastorís (Amarante, Barras) e Reisados (Teresina, São Gonçalo, Urucuí e outras).

1977. Colonia, Maria Laach, Roma e outras cidades. Estudos da tipologia simbólica da hagiologia católica que permite a compreensão do relacionamento de diferentes santos a um determinado tipo. Consideração especial do relacionamento hagiológico e imagológico, no Piauí, entre São Jorge e São Sebastião.

1981. Colonia e Leichlingen. I° Forum Brasil-Europa e Primeira Semana de Música Brasil-Alemanha. Sessões dedicadas às relações entre Estudos Culturais e Educação Musical (Pedagogia Musical Comparada): tradições do ciclo de Natal do Nordeste do Brasil sob o aspecto da linguagem simbólica. Consideração do Reisado, da Marujada e do Pastoril no Piauí. Exposição de fotos históricas de inscrições em rochas.

1985. Roma. Simpósio Etnomusicológico. Apresentação de resultados de pesquisas de fontes relativas ao significado de São Jorge e São Sebastiao na história de Portugal e da expansão à época dos Descobrimentos e seu significado para o estudo cultural de várias regiões do mundo, entre elas do Piauí.

1989. Speyer, Eibingen, Maria Laach. Piauí no I Colóquio euro-brasileiro dedicado a tradições religiosas e sincretismo. Apresentação de pesquisa sobre umbanda e práticas afins do Piauí com a consideração de relações sincréticas de santos e figuras históricas. Análise relativamente aos fundamentos da linguagem imagológica e do seu significado no edifício de concepções do mundo e do homem.

1989. Colonia. Comunidade portuguesa da imigração. Encontro de pesquisa de migrações portuguesas e brasileiras. As danças da imigração portuguesa na Alemanha e as danças portuguesas em Amarante, Piauí.

1993. Fortaleza. Atualização de conhecimentos a respeito de trabalhos recentes e em desenvolvimentos relativos a expressões culturais do Nordeste. Consideração especial de pesquisas relacionadas com o Tambor, analisadas sob o pano de fundo de pesquisas de organologia simbólica.

1998. Guimarães (Portugal), Joanópolis e Ubatuba. Piauí no Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica sob particular consideração de concepções intrínsecas às expressões culturais de São Gonçalo do Amarante em Portugal e nas várias regiões do Brasil. Estudo da relevância do culto a São Gonçalo do Amarante no Piauí, padroeiro de Amarante e venerado em várias outras cidades (Batalha e Regeneração) para o estudo de correntes de difusão de concepções e determinadas formas de espiritualidade na sua inserção na história missionária e em relações com Portugal.

1999. Maria Laach. Exposição e conferência no âmbito dos eventos pelos 500 anos do Brasil, dedicado ao tema "Brasil-Europa 500 anos: Música e Visões". Significado da linguagem visual de tradições brasileiras, com exemplos do Piauí (Boi).

2002. Maria Laach. Exposição de imagologia simbólica por ocasião dos 25 anos do departamento de Músico-Etnologia do instituto de organização pontifícia. Oxossi em exemplos do Piauí.




Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.

(em elaboração)

  1. A oralidade na Europa medieval e no sertão brasileiro




 








Fotos Arquivo A.B.E.

 

BRASIL-EUROPA
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Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (registrada em 1968)


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de Ciência da Cultura e da Ciência
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