BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 

UNESCO - International Music Council


Quando da criação do Centro de Pesquisas em Musicologia da Sociedade Nova Difusão, em São Paulo, em 1968, e sobretudo com a  introdução da área da Etnomusicologia nos estudos superiores de música e de Licenciatura em Educação Musical e Artística no Instituto Musical de São Paulo, em 1972, procurou-se colocar em sintonia o movimento de renovação teórica do Brasil com as iniciativas concernentes à música da UNESCO. A esses intuitos contribuiu a publicação, em português, de O Correio, em particular o seu número dedicado ao tema „A música dos séculos“, de 1973.


Os autores desse número marcaram os elos do movimento brasileiro com as tendências internacionais, salientando-se aqui sobretudo Alain Daniélou. Os discos da UNESCO forneceram as bases para o tratamento das culturas musicais do mundo sob a perspectiva de um direcionamento da atenção a processos.


Luis Heitor Correa de Azevedo - personalidade-chave


Os trabalhos das últimas décadas muito deveram a cooperações e incentivos do Conselho Internacional de Música/UNESCO através de seus membros.


Tendo acompanhado desde o seu início o programa de interações para a renovação de perspectivas e práticas culturais remontante ao Brasil e iniciado na Europa em 1974, Luís Heitor Correa de Azevedo marcou com a sua personalidade, os seus conhecimentos e a sua vivência de décadas no Brasil e na Europa decisivamente os caminhos das reflexões e realizações.


Antes de iniciar a sua vida centralizada em Paris nos anos que se seguiram à Segunda Guerra,  Luís Heitor Correa de Azevedo desempenhou no Brasil elevadas posições na vida musical, na publicística, na pesquisa cultural e no ensino superior. Personalidades por êle formadas acompanharam desde o início os trabalhos internacionais desenvolvidos nas últimas décadas, sobressaindo-se entre elas Cleofe Person de Matos, Dulce Martins Lamas e Mercedes Reis Pequeno.


Presença brasileira no vir-a-ser do International Music Council


O nome de Luís Heitor Corrêa de Azevedo é estreitamente vinculado com a origem e o desenvolvimento do Conselho Internacional de Música. Em 1948, foi convidado a atuar no Secretariado da UNESCO em Paris. Na situação crítica da vida e da política cultural da época, perante as ruínas das estruturas e rêdes de cooperação intelectual deixadas pela Guerra, uma personalidade vinda da esfera não-européia surgia como a mais adequada para a reorganização internacional do trabalho musical. Uma de suas primeiras tarefas foi a de promover a formação do Conselho Internacional de Música.


Fundamental para a criação do Conselho foi a segunda Assembléia Geral da UNESCO no México, em 1948. Em proposta dos EUA, o musicólogo Charles Seeger foi autor de um Memorandum no qual sugeria a sua formação. Luiz Heitor Correa de Azevedo foi aquele que redigiu o texto a ser enviado aos delegados norte-americanos e a músicos de diversas nações. As sessões preparatórias tiveram lugar no início de 1949. Luis Heitor Correa de Azevedo ficou responsabilizado pela seção da música, tendo sido encarregado do projeto de estatutos do Conselho.


Renovação de perspectivas no processo de integração européia


Com a sua experiência de décadas, Luís Heitor Correa de Azevedo desempenhou fundamental papel na organização e no desenvolvimento do programa de interações preparado no Brasil e iniciado na Alemanha em 1974, sendo a principal personalidade de referência em Paris.


Tendo participado estreitamente da reorganização da cooperação internacional do período posterior à Guerra, Luís Heitor Corrêa de Azevedo compreendeu a necessidade de renovações de perspectivas e de interações com a aproximação e integração européia nas transformações políticas das décadas de 70 e 80. Estas eram propugnadas pelo programa que dirigia a atenção a processos e, assim, à superação de fronteiras nacionais e de configurações de Estado.


Nesse sentido, contribuiu decisivamente a iniciativas, eventos e instituições surgidas no decorrer dos desenvolvimentos desencadeados por esse programa. Entre êles, salientam-se os trabalhos preparatórios à constituição da Sociedade Brasileira de Musicologia (SBM), fundada em São Paulo, em 1981. Na solenidade de abertura da sociedade na Sala da Independência do Museu Paulista, Luís Heitor Correa de Azevedo situou o programa renovador na história do desenvolvimento do pensamento e da pesquisa relativos à cultura musical no Brasil.


Forum de Estudos Culturais e Educação  na Renânia do Norte/Vestfália


Nessa ocasião, defendeu a centralização dos trabalhos relacionados com a cultura musical do Brasil na Europa na Alemanha, em particular em Colonia/Bonn, considerando que o programa de interações havia tido o seu início nesse país e os vínculos já existentes com a sua Universidade.


Criou-se, assim uma sucursal da Sociedade Brasileira de Musicologia na Europa, passando os trabalhos a ser desenvolvidos no âmbito de forum internacional destinado a Estudos Culturais nos seus elos com a Educação em situações marcadas por diversidade e procssos inter-e transculturais (Leichlinger Musikschulforum). Após um ano de constituição da sociedade (SBM), realizou-se, em 1982, a primeira Semana Alemã-Brasileira.


O Forum e a presença brasileira no colóquio das Comunidades Européias


Com base nesses trabalhos e a partir da participação consultiva da direção do Forum com os organizadores de colóquio internacional sôbre influências musicais recíprocas entre a América Latina e a Europa pelas Comissões Européias em Bruxelas, solicitou-se a L. H. Corrêa de Azevedo que indicasse os nomes de pesquisadores para a representação do Brasil nas várias edições desse evento.


Antropologia e Processos Músico-Culturais no espaço lusófono


Em 1984, L. H.. Correa de Azevedo organizou um encontro juntamente com Isabel Goüin e A.A.Bispo na Abbaye e fundação de Royaumont para a discussão das proposições antropológico-culturais do programa de interações à luz das concepções relativas á Antropologia Fundamental estudadas em centro ali instalado.


Na biblioteca de Henry e Isabel Goüin, após a consideração do papel dos estudos baseados em fontes históricas no tratamento de processos músico-culturais, tratou-se das implicações que a orientação do programa trazia para os estudos voltados à cultura musical do mundo lusófono. Nesse encontro, foram lançadas as bases para a participação do Brasil e de Portugal no „Ano Europeu da Música“ de 1985, que culminou com a fundação do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (I.S.M.P.S.e.V.).


Homenagem do ISMPS pelos 85 anos e publicação comemorativa


Coincidindo com a passagem dos seus 85 anos, realizou-se uma sessão de homenagem a Luís Heitor Correa de Azevedo no âmbito do Forum, relembrando-se a sua atuação na reorganização da vida musical européia após a Guerra. Por sugestão nascida nessa ocasião, propôs-se a publicação de coletânea comemorativa a ser organizada por Dulce Martins Lamas e que foi inserida na série de boletins da Sociedade Brasileira de Musicologia em edição possibilitada pela FUNARTE.


Essa coletânea foi lançada na abertura do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia pelo Ano Villa-Lobos, quando então se proferiu uma conferência sobre o significado de Luís Heitor Correa de Azevedo no Conselho Internacional de Música e nos trabalhos do programa de interações que levara à criação do ISMPS e da SBM.


Encontro Regional para a América Latina e o Caribe do projeto MLM


Importantes e produtivos vínculos entre os trabalhos eurobrasileiros e o Conselho Internacional de Música, aqui já não mais através de Luís Heitor Correa de Azevedo, relacionaram-se com o Projeto „A Música na Vida do Homem“.


Esse proejto, posteriormente enominado „The Universe of Music: A History“, era presidido por Barry S. Brook, fazendo parte do seu corpo diretivos os musicólogos Simha Arom, Max Peter Baumann, Gerard Béhague, ieter Christensen, Luwig Finscher, J. H. Kwabena Nketia, Trân vân Khê e Vsevolod Zaderacki. Os coordenadores regionais para a América do Sul e o Caribe eram Samuel Claro-Valdés, Malena Kuss e Olive Lewin.


Após encontro com responsáveis pela América Latina e o Caribe do projeto em Colonia e em Roma, em 1985, preparou-se., juntamente com Samuel Claro-Valdés, da Universidade Católica do Chile, o Encontro Regional para a América Latina e o Caribe que teve lugar em São Paulo,em 1987, o Ano Villa-Lobos. Esse encontro realizou-se no contexto do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia, patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Sociedade Brasileira de Musicologia em cooperação com o ISMPS.


Recepção do ISMPS e da Embaixada do Brasil no Castelo Burg no Wupper


Luís Heitor Correa de Azevedo contribuiu à criação de elos do ISMPS com personalidades do mundo diplomático relacionadas com a música, salientando-se aqui S.E. o Embaixador Lorenzo Fernandez e S.E. o Embaixador Vasco Mariz. Colaborou, nesse sentido com a preparação da recepção e do concerto/conferência preparados pelo I.S.M.P.S. à memória do compositor Oscar Lorenzo Fernandez no Schloß Burg, antiga residência dos duques de Berg, e que contou com a presença do corpo diplomático.


CIM lembrado em Colóquio Internacional do ISMPS em Bonn


Em colóquio internacional realizado pelo I.S.M.P.S. em Bonn, em 1989, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil  e que contou com a participação de numerosa delegação de pesquisadores brasileiros, considerou-se em conferência a presença brasileira no Conselho Internacional de Música na pessoa do compositor Marlos Nobre.


Conferência Internacional World Music Week 1991 em Colonia


A convite do Conselho de Música Alemão, sob a presidência de Franz Müller-Heuser, teve lugar, em Bonn e em Colonia, a 24a. Assembléia Geral do IMC e a Conferência Internacional com programa complementar por ocasião da 8a. World Music Week, de 27 de setembro a 3 de outubro de 1991. Entre os temas tratados, salientam-se aqueles da primeira sessão, dedicada à World music ou formas musicais no mundo, a da quarta, a respeito da ocumentação no desenvolvimento do processo tradição-aculturação-internacionalização e às pesquisas etnológicas e de história local relativas à Amazônia.


Hospedados no centro de Colonia, ali puderam reunir-se pesquisadores dedicados à pesquisa latino-americana de música, estando presentes, entre outros, Samuel Claro-Valdés, da Universidade Católica de Chile, personalidade particularmente ativa no ISMPS e na ABE. Possibilitar esses encontros foi um dos objetivos do evento, empenhado em oferecer tempo e oportunidades para troca-de-idéias e renovação de contatos. No âmbito desse evento ocorreu a entrega do Prêmio Musical UNESCO/IMC em solenidade realizada no Castelo Augustusburg em Brühl, próximo a Colonia.


Colaboração aos preparativos do II Congresso Brasileiro de Musicologia


Luís Heitor Correa de Azevedo colaborou também com a idealização programática e os preparativos do II Congresso Brasileiro de Musicologia, no Rio de Janeiro, em 1992. Na abertura desse evento, foi a êle feita uma homenagem.