Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares
Os trabalhos da Academia Brasil-Europa relacionados com o Paraná remontam aos anos que prepararam a fundação, em 1968, da entidade que hoje constitui a Organização Brasil-Europa de estudos de processos inter- e transculturais e de estudos culturais em relações internacionais.
Pesquisadores e estudantes de São Paulo constatavam, na segunda metade da década de sessenta, o insuficiente estado dos conhecimentos relativos a várias regiões do Brasil. Ao mesmo tempo, reconhecia-se a necessidade de condução de estudos sob perspectivas interdisciplinares, devidamente refletidas, uma vez que a complexidade de processos em anos de intensas transformações tornava difícil a distinção entre esferas culturais do erudito, do popular e do folclore. A cooperação entre etnólogos, folcloristas, sociólogos e historiadores da cultura surgia como indispensável.
Essas preocupações levaram à fundação, em 1968, de uma entidade que representava um movimento de tendências renovadoras e que dirigia as suas atenções a processos, em particular também àqueles de de difusão. (Nova Difusão)
As preocupações pela renovação teórica dos estudos culturais, embora nascidas em São Paulo, receberam importantes impulsos no âmbito dos Cursos Internacionais e dos Festivais de Música de Curitiba. Personalidades de vários estados do Brasil e do Exterior que ali se encontravam contribuiram de forma decisiva às reflexões então em andamento e permaneceram, em parte, vinculadas ao movimento através das décadas.
Dos nomes do próprio Paraná, cumpre salientar o Prof. Dr. José de Almeida Penalva, que desempenhou papel importante nos trabalhos da organização nos anos seguintes, na Europa e no Brasil.
Paralelamente, realizaram-se viagens de estudos e pesquisas a outras cidades do Estado do Paraná, entre elas Antonina, Paranaguá, Morretes, Lapa, Cascavel, Ponta Grossa, Apucarana e Foz do Iguaçú.
Em 1970, desenvolveram-se trabalhos em Curitiba sob a perspectiva de questões culturais relacionadas com os meios de comunicação e com a construção de imagens, em particular na música popular.
Procurou-se estudar as relações da cultura popular nas suas expressões contemporâneas com o repertório das tradições populares provenientes da antiga colonização e aquelas provenientes de posteriores imigrações centro-européias.
A entidade então fundada, que dirigia a sua atenção a processos culturais, procurando superar, refletidamente, limitações disciplinares, sobretudo entre a história e a pesquisa empírica da cultura, passou a preocupar-se, desde cedo, em realizar estudos atualizados de complexos relacionados com a imigração.
Reconhecia-se que concepções de folclore, na sua orientação tradicional, traziam dificuldades relativamente a uma adequada consideração de expressões culturais de grupos populacionais provenientes da imigração centro-européia, em particular nas regiões do Sul do Brasil.
Para a observação in loco de situações culturais e para o estabelecimento de contatos realizou-se uma viagem dedicada mais especificamente ao tratamento dessas questões e que incluiu várias cidades do Paraná.
Estudos de fontes em rêdes internacionais. Projeto Paraná/Europa
A partir de 1975, fontes históricas pouco conhecidas relativas ao Paraná passaram a ser levantadas em bibliotecas européias e consideradas em cursos e seminários.
No Primeiro Forum Brasil-Europa e na Primeira Semana Brasil-Alemanha de Música, realizados em 1981, o Paraná esteve presente em obras de compositores ali nascidos e cujas execuções foram acompanhadas por comentários. Dedicou-se particular atenção a Brasílio Itiberê (1896-1967), compositor e diplomata que representa de forma expressiva elos entre a cultura musical e as relações internacionais.
Em 1981, o Prof. Dr. José de Almeida Penalva contribuiu de forma decisiva à preparação e à realização do Primeiro Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", levado a efeito em São Paulo. Representou o Paraná quando do Congresso Internacional realizado em Roma, em 1985, e da fundação do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS e.V.). Também representou o Paraná no Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia, realizado em São Paulo, em 1987.
O Paraná no Triênio pelos 500 anos do Brasil
Em 1999, quando da preparação do congresso que abriu o triênio de eventos pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil, realizou-se uma viagem de contatos e estudos por várias cidades do Paraná. O objetivo desse empreendimento foi o de realizar simbólicamente a abertura do evento em Foz do Iguaçú. Considerando o significado do programa Cultura/Natureza nos trabalhos da A.B.E., decidiu-se que a série de eventos científico-culturais programada para rememorar o descobrimento há cinco séculos e abrir o terceiro milênio deveria ser inaugurada sob o impacto das cataratas do rio Paraná.
No Colóquio da A.B.E. dedicado ao Barroco e suas concepções à abertura do novo século, em 2001, o Paraná foi representado por conferência de personalidade paranaense atuante na Alemanha. O Estado foi também representado por pesquisadores paranaenses na sessão do Rio Grande do Sul do Congresso de encerramento do Triênio, dedicado ao tema "Música, Projetos e Perspectivas."
Cidades
consideradas
Antonina
Apucarana
Arapongas
Assaí
Atalaia
Bocaiúva do Sul
Cafelândia
Cascavel
Castro
Cornélio Procopio
Curitiba
Faxinal
Floresta
Foz do Iguaçú
Guaíra
Guarapuava
Guaratuba
Ivaí
Jacarezinho
Lapa
Laranjal
Londrina
Maringá
Medianeira
Morretes
Palmas
Paranaguá
Pinhais
Ponta Grossa
Quedas do Iguaçú
Tibagi
Umuarama
União da Vitória
Crônica
dos trabalhos
1967. Curitiba, Paranaguá, Antonina, Morretes. Preparatórias. Contatos e encontros por ocasião do Festival e Curso Internacional do Paraná. Intentos de renovação em diversas áreas e sob diversos aspectos com personalidades do Brasil e do Exterior que permaneceram por décadas em estreito relacionamento com os trabalhos da atual A.B.E.. Reflexões renovadoras relativamente à difusão (E.Widmer), aculturação (J.A.Penalva), ao pensamento do mundo de língua portuguesa (J. Peixinho), às relações Grã-Bretanha-Brasil (E. Dewey), França-Brasil (N. Jeandot), aos estudos paranaenses (I.Serafim, J.A.Penalva) e outros.
1968. São Paulo. Fundação da sociedade para estudos de processos culturais e de difusão (ND), atual Organização Brasil-Europa. Revisão da literatura concernente aos Estados do Brasil sob o aspecto de desenvolvimentos processuais no passado e no presente.
1969. Curitiba, Lapa, Apucarana, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçú. Desenvolvimento de contatos e encontros por ocasião do Festival e Curso Internacional do Paraná após a institucionalização da sociedade. Levantamento de fontes histórico-culturais relativa ao Paraná e de contextos de especial interesse histórico-cultural. Teatro de Lapa: estudos no projeto "teatros do Brasil" por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e membros do Centro de Pesquisas ND.
1970. Curitiba, Paranaguá. Reflexões sobre a ação dos meios de comunicação e construção de imagens paralelas ao show "Blow up" com artistas populares, estudantes e professores de diferentes áreas.
1972. São Paulo. Paraná no programa da disciplina Etnomusicologia, introduzida na Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo. Levantamento de fontes bibliográficas e das pesquisas em andamento em cooperação com a biblioteca da Discoteca Pública Municipal e do Museu de Folclore da Associação Brasileira de Folclore. Apoios de pesquisadores paranaenses, em particular do Pe. José de Almeida Penalva.
1974. Hamburgo, Londres e Berlim. Início do levantamento de fontes históricas e materiais relativos aos Estados do Brasil em bibliotecas e museus da Europa.
1975. Colonia e outras cidades. Levantamento e estudos da literatura referente à imigração ao Sul do Brasil.
1977. Colonia, Maria Laach e Roma. Início dos trabalhos em rêdes institucionais eclesiásticas, em bibliotecas e museus missionários de vários países e do Vaticano. Estudo de significado de expressões culturais do Paraná. Reflexões sobre a necessidade de compreensão e reconstrução de edifícios de concepções e imagens, com os seus mecanismos e sentidos intrínsecos de regiões antigas/litorâneas do Estado e a de expressões de grupos da imigração para poder-se tratar, em segundo passo, de suas interações.
1981. Curitiba, Paranaguá e outras cidades. Preparatórias estaduais para a organização do trabalho euro-brasileiro e para alcançar a presença do Estado no I° Forum Euro-Brasileiro na Alemanha, na Primeira Semana Brasil-Alemanha de Música e nos eventos a serem promovidos no Brasil.
1981. São Paulo. Paraná no Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", realizado pelo Govêrno do Estado de São Paulo, com a colaboração de instituições pontifícias e universidades do Brasil e do Exterior. Numerosos participantes do Paraná, oradores e pesquisadores do Estado. Papel relevante desempenhado pelo Prof. Dr.José de Almeida Penalva no evento e na fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia.
1983. Foz do Iguaçú, Guaíra e outras cidades. Ato de reflexões pelo fim das Sete Quedas e de abertura do programa Cultura/Natureza da organização.
1984. Colonia-Curitiba-São Paulo. Estreitamento de contatos com o Paraná pelo fato do Prof. Dr. J. de Almeida Penalva ter assumido a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Musicologia, entidade que atuva em conjunto com a organização no Exterior.
1985. Roma. Paraná representado no Congresso Internacional de Música Sacra, em Roma, e no Instituto de Estudos de Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS).
1987. São Paulo. Representantes do Paraná no I° Congresso Brasileiro de Musicologia, realizado concomitantemente com a reunião para a América Latina de projeto do Conselho Internacional de Música e da UNESCO. J. Almeida Penalva apresenta os resultados de pesquisas realizadas no contexto das comemorações de A. Carlos Gomes (1986).
1990. Curitiba. Observações de desenvolvimentos trabalhos de atualização de conhecimentos e contatos. Preparatórias para o congresso planejado para 1992.
1993. Rio Branco. Encontro com missionários que atuaram no Paraná e consulta de materiais e registros e povos indígenas (Kaingang).
1997. Colonia e São Paulo. Lançamento do volume do projeto "Culturas Musicais Indígenas do Brasil" com estudo de K. Setti sobre os índios Guarani-Mbyá, sua história, cultura e sistema musical.
1999. Curitiba, Foz do Iguaçú e várias outras cidades do Paraná. Preparatórias para o triênio de eventos pelos 500 anos do Brasil a ser realizado na Europa e no Brasil. Abertura simbólica do triênio em Foz do Iguaçú para marcar o significado básico do programa Cultura/Natureza no âmbito dos trabalhos da A.B.E..
2000. Colonia. Paraná em exposição, concertos e conferências sobre a imigração alemã e as relações Brasil-Alemanha no Congresso Internacional "Brasil-Europa 500 anos: Música e Visões".
2001. Colonia. Presença do Paraná com conferência da Kantorin B. Rauscher na sessão de abertura do Colóquio para a abertura dos trabalhos da A.B.E. do novo século.
2002. Colonia. História das transformações culturais e da pesquisa indígena relativa ao Paraná. Lançamento e discussões por ocasião do Colóquio "Europa e o universo indígena" da A.B.E. por motivo da Campanha da Fraternidade da CNBB "À procura de uma terra sem males".
Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)
•Rio Negro (PR). O Colégio São Luís de Tolosa como centro de formação religiosa e da prática musical - a banda a serviço do projeto anti-secularizador em interações de alemanidades. Bucovinos e Franciscanos alemães.
Palmas (PR). Memória de situações humanas, sociais e ambientais problemáticas em regiões de expansão. Indígenas e questões de prioridades missionárias de Franciscanos alemães no Paraná.
•Canto litúrgico ucraino-católico na imigração e prática tradicional do cantochão no Brasil
•Guaíra. Memória do patrimônio natural na história da cultura. Rastros de monumentos perdidos
•Curitiba: Valorização da cultura musical local em publicações
Fotos A.A.Bispo
© Arquivo A.B.E.
BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (registrada em 1968)
Academia Brasil-Europa
de Ciência da Cultura e da Ciência
e institutos integrados ISMPS/IBEM
Dir. Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo
PARANÁ