Rio Grande do Norte. Foto A.A.Bispo©

Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares


Os  estudos relacionados com o Rio Grande do Norte da Academia Brasil-Europa remontam aos anos preparatórios à fundação, em 1968, da entidade de renovação dos estudos culturais que constitui hoje a Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos interculturais.


  
Rio Grande do Norte. Foto A.A.Bispo©


Os estudos culturais, em particular os de folclore do Brasil foram em grande parte marcados pela personalidade e pelas obras de Luís da Câmara Cascudo. As suas publicações, em particular a sua grande obra lexicográfica relativa ao folclore brasileiro constituiam referências básicas na área disciplinar.


No âmbito das preocupações pela renovação teórica dos estudos culturais, desenvolveram-se reexames de conceituações e escopos de disciplinas culturais definidas segundo categorizações de esferas culturais (erudita, popular, folclórica, indígena). Encetaram-se também reflexões sobre as condições de um fundamentado relacionamento de focalizações históricas e procedimentos empíricos.

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O Rio Grande do Norte e o anelo de atualização dos Estudos Culturais


Luís da Câmara Cascudo surgia aqui sob muitos aspectos como um exemplo de procedimentos multidisciplinares, uma vez que, na sua vasta e diversificada obra, ofereceu testemunhos de atuação em diferentes esferas do saber. Os esforços de atualização encontravam na sua obra elementos para inquirições mais aprofundadas relativamente a fundamentos epistemológicos e metodológicos no referente a várias disciplinas e as suas múltiplas relações.


Estudos empíricos contextualizados, meios de comunicação e construção de imagens


Em 1970, realizou-se uma primeira viagem de observações e estudos ao Rio Grande do Norte, organizada pela entidade fundada em 1968 e que dirigia a sua atenção a processos de difusão cultural.


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O principal intuito da estadia foi o de observar o movimento cultural contemporâneo de Natal sob a perspectiva da ação dos meios de comunicação e da formação de imagens, em particular no âmbito da música popular. Particular atenção foi dada às relações das expressões culturais do presente com aquelas da tradição.


Rio Grande do Norte na Músico-Etnologia


À luz das observações locais e do estudo da literatura existente, Rio Grande do Norte passou a ser considerado em cursos de estudos culturais e no âmbito da disciplina Etnomusicologia, introduzida em 1972 na Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo. Obras de autores do Rio Grande do Norte foram estudadas sob a perspectiva dirigida a processos.


Estudos em rêdes internacionais. Programa Rio Grande do Norte/Europa


Rio Grande do Norte. Foto A.A.Bispo©
A partir de 1975, desenvolveram-se estudos em bibliotecas e museus de vários países da Europa para o estudo de fontes e materiais referentes a Estados brasileiros, entre êles ao Rio Grande do Norte.


Em 1977, deu-se início dos trabalhos culturais em rêdes eclesiásticas e missionárias através do departamento de Músico-Etnologia do instituto de pesquisas de organização pontifícia, instituição também apoiada pela Academia de Ciências de um dos estados alemães.


Devido a seu diversificado patrimônio de expressões culturals vinculadas a festas do calendário religioso, o Rio Grande do Norte esteve constantemente presente nos trabalhos, desenvolvidos sobretudo na Alemanha e no Vaticano.


Uma sessão dedicada ao patrimônio cultural do Rio Grande do Norte foi realizada por ocasião do primeiro Forum Brasil-Europa, em 1982. Essa sessão foi preparada com uma nova viagem a Natal, realizada em 1980/81.


Reconsiderações do pensamento teórico-cultural de Câmara Cascudo


Em 1986, realizaram-se homenagens a Luís da Câmara Cascudo, com análises e apreciações de suas concepções e métodos. Publicou-se um estudo a êle dedicado, lançado por ocasião do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia, realizado em São Paulo, em 1987.


Por ocasião do primeiro colóquio internacional dedicado a tradições cristãs brasileiras e sincretismo, em 1989, realizado em várias cidades e centros de estudos da religião relevantes da Alemanha, tradições do Rio Grande do Norte foram consideradas à luz da discussão de métodos hermenêuticos e de resultados de pesquisas de sentido em expressões culturais.


Contribuição do Rio Grande do Norte ao desenvolvimento dos Estudos Culturais em geral


Universitários europeus foram levados a ocupar-se com temas relativos ao Rio Grande do Norte e, em particular, de forma diferenciada, aos trabalhos, às concepções e aos princípios teórico-metodológicos de Câmara Cascudo. Considerações a respeito de suas posições teóricas, releituras e revisões foram feitas em vários seminários desenvolvidos nas universidades de Bonn e Colonia, assim como em colóquios da A.B.E.




Publicações

relacionadas com os trabalhos


Souza, J. Geraldo. „Luís da Câmara Cascudo“, in A.B.Bispo (ed.), Boletim da Sociedade Brasileira de Musicologia 3 (São Paulo 1986), 11-20




A.B.E.

Crônica

dos trabalhos


1966-68. São Paulo. Preparatórias. Estudo de obras de Luís da Câmara Cascudo nas várias áreas do conhecimento. Comparações de suas posições relativamente às tradições culturais com as de autores paulistas.

1968. São Paulo. Fundação da sociedade para estudos de processos culturais e de difusão (ND), atual Organização Brasil-Europa. Revisão da literatura concernente aos Estados do Brasil sob o aspecto de desenvolvimentos processuais no passado e no presente.

1969. Curitiba. Encontro com estudantes e religiosos do Nordeste. Intuitos de renovação segundo o conceito de inculturação com base em aproximações ao conceitos de aculturação da Antropologia cultural e do Folclore. Discussão da possibilidade e legitimidade dessa aproximação.

1970. Recife. Rio Grande do Norte no âmbito dos estudos nordestinos em geral. Tema: ação dos meios de comunicação em processos de difusão e na construção de imagens. Trabalhos sob a orientação de Jaime C. Diniz.

1970. São Paulo. Reflexões no Museu de Artes e Técnicas Populares/Folclore sobre a necessidade de renovação da concepção da disciplina. Diferenças entre as propostas de Rossini Tavares de Lima, Julieta de Andrade e posições de Luís da Câmara Cascudo. Discussão entre concepções de tradição, tradicionalismo e implicações político-culturais.

1971. São Paulo. Rio Grande do Norte na programação, sob os novos critérios, de cursos de Folclore e História da Música no Centro de Pesquisas ND em estreito relacionamento com a Escola de Folclore do Museu de Artes e Técnicas Populares.

1972. Maceió e Recife. Rio Grande do Norte no âmbito dos estudos nordestinos em geral. Encontro de Maceió/Marechal Deodoro sob a orientação do Prof. Dr. Théo Brandão. Preparatórias para o tratamento da cultura popular do Nordeste em cursos de Estudos Culturais do Centro ND.

1972. São Paulo. Rio Grande do Norte no programa da disciplina Etnomusicologia, introduzida na Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo. Obras de Câmara Cascudo como literatura de referência. Trabalhos de pesquisa cultural do quotidiano em bairros com população nordestina da metrópole e estudos de folclore de crianças da imigração nordestina em escolas de primeiro e segundo grau.

1974. Hamburgo, Londres e Berlim. Início do levantamento de fontes históricas e materiais relativos aos Estados do Brasil em bibliotecas e museus da Europa.

1975. Amsterdam, Leiden e outras cidades dos Países Baixos. Rio Grande do Norte no estudo da bibliografia referente ao Nordeste do Brasil, em particular à época da presença holandesa no Brasil.

1976. Colonia, Maria Laach e Roma. Início dos trabalhos em rêdes eclesiásticas, em bibliotecas e museus de vários países e do Vaticano. Estudo de significado de expressões culturais. Reflexões sobre a necessidade de compreensão e reconstrução de edifícios de concepções e imagens, com os seus mecanismos e sentidos intrínsecos para poder-se tratar, em segundo passo, de suas interações em processos de transformação cultural.

1980. Natal. Encontros e visitas a instituições para observações, contatos e lançamento de bases para a integração do Rio Grande do Norte no trabalho euro-brasileiro e nos eventos em preparação.

1981. São Paulo. Estudos Culturais do Nordeste no âmbito do Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", realizado em São Paulo, dedicado ao tema "Unidade na Diversidade e Diversidade na Unidade". Pronunciamentos básicos do Pe. Jaime C. Diniz sobre a necessidade de uma consideração do pensamento do Nordeste na condução dos Estudos Culturais, superando-se unilateralidades e excessivo culto a determinados nomes da história das idéias do Sul, em particular de São Paulo.

1981. Colonia/Leichlingen. Rio Grande do Norte no I. Forum Brasil-Europa.

1987. São Paulo. Homenagem a Luís da Câmara Cascudo em estudo do Pe. Dr. José Geraldo de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia, por ocasião do I Congresso Brasileiro de Musicologia.

2000. Colonia. Consideração das posições teóricas de Câmara Cascudo sob a perspectiva do tema "Música e Visões" do Congresso Internacional Brasil-Europa 500 anos de abertura do triênio de eventos pelos 500 anos do Brasil.

2004. Colonia. Releituras de aportes de Câmara Cascudo nas preparatórias para o Colóquio Internacional de Estudos Interculturais em seminários das universidades de Bonn e Colonia.








 






Fotos A.A.Bispo
© Arquivo A.B.E.

 

BRASIL-EUROPA
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Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (registrada em 1968)


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de Ciência da Cultura e da Ciência
e institutos integrados ISMPS/IBEM

Dir. Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

 
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