BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Ely Camargo, Coloquio ABE/ISMPS 1989. Copyright ABE

Vários eventos que se realizaram no âmbito do programa eurobrasileiro de interações internacionais para a renovação de perspectivas e práticas culturais não poderiam ter sido realizados sem o apoio do ADVENIAT.


Esse apoio justificou-se pelo significado fundamental que adquire o estudo das tradições populares de fundamentação religiosa nos estudos culturais, seja em formas de culto, seja de expressões festivas.


Esse empenho remonta a fins da década de 60, quando constituiu-se a sociedade de estudos de processos culturais (Nova Difusão), época marcada por reflexões e iniciativas determinadas pelas transformações decorrentes do Concílio Vaticano II.


Essa orientação dirigida a processos - e não a esferas categorizadas do erudito, do popular e do folclórico - empresta particular significado a transformações religioso-culturais, entre outras a procedimentos designados nos meios eclesiásticos como inculturativos. A atenção dirigida a processos implica também a consideração de processos econômicos e sociais que levaram a situações de pobreza e injustiça.


O estudo cultural que se dedica privilegiadamente a expressões populares, é necessariamente continuamente confrontado com a situação de vida do homem de círculos menos privilegiados.


Esse estudo não pode assim deixar de procurar contribuir ao conhecimento de pesquisadores e de instâncias diretivas a respeito o patrimônio cultural e os valores humanos das camadas mais humildes da população. Êle deve procurar contribuir ao esclarecimento e direta ou indiretamente à valorização do homem do povo, ao respeito e auxílio solidário.


Já desde o início do programa de interações preparado no Brasil e desenvolvido na Alemanha a partir de 1974 entrou-se em contato com ADVENIAT. Substancial apoio foi concedido por essa ação episcopal à realização do Simpósio Internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“, em 1981. Sem esse apoio, não teria sido possível a consideração adequada de expressões tradicionais do Catolicismo popular, em particular aquelas levadas a efeito em São Luís do Paraitinga.


Em 1989, ADVENIAT apoiou a realização do Colóquio Internacional „Tradições Cristãs e Sincretismo no Brasil“, realizado em várias cidades da Renânia-Palatinado e da Renânia do Norte/Vestfália. Esse evento, realizado sob o patrocínio da Embaixada do Brasil, contou com a participação de representantes de universidades, museus e institutos de pesquisa do Brasil, de Portugal e da Alemanha.


Canticum Canticorum - ciclo de obras de Claudio Pastro


No  local de sessões do colóquio, em Bonn, ADVENIAT organizou uma exposição de pinturas do artista brasileiro Claudio Pastro, um ciclo de obras sobre o Canto de Salomão. Essas obras e a mensagem nelas contida foram considerados no âmbito das sessões, oferencendo importante caminho para as reflexões.


A exposição, de título „O seu sinal sobre mim se chama amor“, foi aberta com palavras de Elisabeth Prégadier Após salientar o conteúdo teológico do Magnificat, lembrou que o texto bíblico inspirou Marc Chagall em ciclo de obras que hoje é conservado no Museu Nacional da Mensagem Bíblica em Nizza.


Da América Latina, apresentava-se agora um ciclo de 25 obras que relacionavam entre si cenas e símbolos desse texto bíblico sobre o amor. A exposição tinha dois objetivos: ela pretendia levar a um novo encontro com o mundo bíblico e a um redescobrimento da beleza da poesia do amor. Ao mesmo tempo, deixar-se guiar pelo artista brasileiro na interpretação mística do mistério do amor.


Ely Camargo - pesquisadora e cantora. Relações entre pesquisa e prática


ADVENIAT possibilitou a participação da pesquisadora e cantora brasileira Ely Camargo nas sessões do colóquio. Além de oferecer uma visão geral do resultado de suas pesquisas, em particular daquelas relacionadas com o culto de S. Gonçalo do Amarante, essa cantora-pesquisadora tratou da questão das relações entre a pesquisa e a prática, assim como do aproveitamento de cantos transmitidos pela tradição popular na música religiosa.