Espírito Santo. Foto A.A.Bispo©



Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares


Os  estudos relacionados com o Espírito Santo da Academia Brasil-Europa remontam aos anos preparatórios à fundação, em 1968, da entidade de renovação dos estudos culturais que constitui hoje a Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais e estudos culturais em relações internacionais.

O movimento propugnava o direcionamento da atenção à processualidade da cultura e à necessidade de reflexões no emprêgo de métodos interdisciplinares. O seu objetivo era a superação de categorizações do objeto de estudos e o fomento de estudos referentes no relacionamento entre procedimentos históricos e empíricos.


Significado do Espírito Santo nos estudos culturais


Pesquisadores do Espirito Santo, em especial Guilherme Santos Neves e membros da Comissão Estadual de Folclore, mantinham relações com estudiosos de São Paulo, entre outros com aqueles do Museu de Artes e Técnicas Populares da Associação Brasileira de Folclore.


    
Espírito Santo. Foto A.A.Bispo©


Estudos contextualizados,  empíricos e históricos


Em 1972, realizou-se uma viagem de contatos e pesquisas pelo Espírito Santo, com o apoio, entre outros, do Centro de Pesquisas ND e do Museu de Artes e Técnicas Populares/Folclore de São Paulo.


Considerando-se a ligação viária que se fazia então, pelo litoral, com a Bahia, o complexo temático condutor dos trabalhos foi o dos elos existentes entre vias de comunicação e processos de difusão cultural no passado e no presente, um tema então particularmente discutido por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.


Procurou-se reconstruir rêdes de relacionamentos sociais na vida cultural, em particular através do exame de campos de ação de mestres de música, de distribuição de partituras e de outros aspectos que poderiam permitir para um estudo de processos na sua estrutura e na sua historicidade. Entrevistas e pesquisas de arquivos e de rêdes relacionadas com processos difusivos no âmbito da transmissão oral de romances e modinhas, e prática musical de igreja e profana foram desenvolvidas em várias localidades. Essas rêdes deveriam possibilitar análises segundo impulsos da Antropologia Social inglêsa.


Espírito Santo. Foto A.A.Bispo©
Dentre as cidades visitadas, devem ser salientadas, além de Vitória, Anchieta, Linhares, S. Mateus e Conceição da Barra. Realizaram-se registros e observações de várias expressões culturais que forneceram bases para trabalhos desenvolvidos em anos posteriores.


Através desses elos, o Espírito Santo assumiu lugar significativo no desenvolvimento das pesquisas de rêdes sócío-culturais, em particular sob o aspecto da sociologia da música no exemplo de corporações musicais, como seria salientado na abertura dessa área de estudos, em sessão levada a efeito em São Paulo, em 1973.


Um dos complexos culturais que receberam maior atenção foi aquele relacionado com os Congos e Congadas. Esses estudos procuraram desde essa época distinguir entre a linguagem simbólica, a participação de descendentes de africanos e hipotéticas origens históricas, procurando diferenciar perspectivas e procedimentos que misturam de forma pouco fundamentada interpretações de fatos constatados empiricamente com suposições de natureza histórica.


Tornou-se claro que um procedimento refletido de tratamento interdisciplinar de questões culturais, como propugnado, embora mostrando a necessidade de perspectivas históricas nos trabalhos de campo e da consideração de resultados de investigações empíricas no exame de fontes, exige, ao mesmo tempo, que se reexamine interpretações de significados.


Esse complexo de questões, no qual fatos culturais tradicionais de Espírito Santo desempenharam importante papel, marcou de forma significativa os trabalhos dos anos posteriores.


    
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Estudos em rêdes internacionais. Programa Espírito Santo/Europa "Pe. José de Anchieta"


A partir de 1974, deu-se início ao levantamento de fontes e materiais relativos aos Estados do Brasil em bibliotecas e museus da Europa, entre êles também ao Espírito Santo. Esses trabalhos realizaram-se no âmbito dos esforços de institucionalização da organização na Europa, Considerando o significado extraordinário do Pe. José de Anchieta para a história missionária do Espírito Santo e de São Paulo, assim como para o estudo das transformações culturais, decidiu-se denominar o programa de estudos segundo o seu nome.


Espírito Santo no trabalho científico em rêdes eclesiásticas


A partir de 1977, os projetos passaram a ser desenvolvidos também no âmbito das atividades do departamento de Músico-Etnologia do instituto de pesquisas de organização pontifícia, cujos objetivos possuiam dimensões internacionais.


A atenção dirigiu-se aqui sobretudo à história missionária, em particular à inserção da Companhia de Jesus no contexto global da história da Igreja e da situação político-eclesiástica da Europa à época de sua fundação.


Nesse contexto, e a partir de orientações básicas quanto a fundamentos teológicos e procedimentos, considerou-se o desenvolvimento pragmático de métodos e de aplicação de expressões culturais nas diversas circunstâncias, também naquelas do Espírito Santo. Constatou-se, sobretudo, que as experiências e as soluções encontradas no Espírito Santo repercutiram na Europa, ou seja, a reciprocidade das relações.


Bases teóricas de interpretações de sentido de expressões culturais


Paralelamente, desenvolveram-se estudos relativos ao significado de expressões culturais pertencentes ao repertório festivo do calendário religioso do Espírito Santo. O estudo da linguagem visual de expressões culturais festivas e o de processos de harmonização de concepções e imagens levou a análises de estruturas e mecanismos, de suas origens e transformações. Esse complexo de imagens estudado, pertencendo a um edifício de concepções relativas ao mundo e ao homem, de remotas origens mas transmitido através dos séculos através de sua interpretação cristã, permitiu obter-se subsídios para estudos da antropologia de fundamentação bíblica e da antropologia simbólico-cultural em geral.


O Espírito Santo possui, no seu patrimônio cultural, um instrumento musical que, por apresentar claras configurações antropomórficas, surge como testemunho e objeto privilegiado para estudos de linguagem visual atentos a significados relativos ao homem. Através desse instrumento, utilizado nos seus Congos, o Espírito Santo adquiriu uma relevância particular no contexto dos trabalhos voltados aos estudos culturais em contextos globais.


Espírito Santo na necessária reconsideração dos estudos de relações entre a África e o Brasil


Essas análises exigem um cuidado especial na distinção entre significados de instrumentos e proveniências geográficas. A adoção de um instrumento africano em expressão cultural não necessita ser uma extensão de cultura original da África; é resultado de uma reinterpretação, e a sua própria manutenção através dos séculos é devida a essa integração em edifício de concepções e imagens, caracterizado justamente pelo fato de possuir intrinsecamente mecanismos metamorfoseantes e aglutinadores. Esses elementos integrados sofreram uma resignificação e tornaram-se sinais de cunho antropológico, nem sempre com conotações positivas.


Esse complexo de questões foi discutido em encontro de estudos euro-brasileiros realizado parapelamente ao Simpósio Internacional Músico-Etnológico, efetuado em Bonn, em 1979, e dedicado a questões de Africanística.


Essas discussões prepararam o Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", voltado a questões de Diversidade na Unidade e da Unidade na Diversidade,  realizado em São Paulo, em 1981.


Sob o aspecto de processos de difusão cultural e, em particular, da recepção e dinâmica adaptativa e transformatória de expressões culturais conhecidas da Idade Média européia, questões relacionadas com os Congos marcaram o primeiro empreendimento de cooperação internacional no âmbito dos estudos culturais sob a perspectiva interdisciplinar, em 1979.


    
A.B.E.


Significado do Estado do Espírito Santo na história cultural em contextos globais


Paralelamente, desenvolveram-se estudos de fontes históricas para a tentativa de reconstrução de caminhos de difusão e de rêdes da história cultural. Esses estudos deixaram evidente o extraordinário significado do Espírito Santo na história global das relações culturais, sobretudo no contexto do Padroado português.


O Espírito Santo foi um dos primeiros alvos da ação sistemática dos missionários, um elemento de importância chave na rêde de missões que então se edificava, originada e desenvolvida em fase relativamente inicial da história jesuítica.


Esse significado histórico-cultural do Espírito Santo foi salientado em diferentes oportunidades e em vários países europeus, assim como em cursos e eventos de instituições do Vaticano, em particular do Istituto Pontificio di Musica Sacra.


Pesquisas históricas de fontes em contextos globais foram desenvolvidas também com o objetivo de elucidar os caminhos históricos das expressões culturais relacionadas com o conceito de Congo. Deu-se aqui, significativamente, um particular pêso ao estudo histórico-cultural do antigo Reino do Congo sob a perspectiva do encontro e relacionamento de culturas.


Por ocasião do primeiro colóquio internacional dedicado a tradições cristãs brasileiras, sincretismo e mística, em 1989, realizado em várias cidades e centros de estudos relevantes da Alemanha, o Espírito Santo foi considerado nas suas bandas de Congos, tratado por José Gerardo Guimarães, pesquisador da Associação Brasileira de Folclore. No debate que se seguiu, os resultados dessas pesquisas foram considerados à luz da discussão de métodos hermenêuticos e de resultados de pesquisas de sentido de expressões culturais.


As tradições relacionadas com os Congos voltaram a ser particularmente consideradas em cursos e em outros eventos, entre êles no Colóquio de Antropologia Simbólica, em 1998.


O Espírito Santo nas comemorações de Anchieta, do Brasil e de São Paulo


Nesse mesmo ano de 1998, a Universidade de Coimbra, comemorando os 450 anos da inauguração do Colégio das Artes, promoveu um congresso internacional dedicado a José de Anchieta, organizado pelo Prof. Dr. Sebastião Tavares de Pinho e Luísa de Nazaré Ferreira (Actas do Congresso Internacional Anchieta em Coimbra: Colégio das Artes da Universidade, 1548-1998, 3 vols, Porto 2000).


Esse evento marcou e fomentou o interesse crescente que vem experimentando os estudos jesuíticos e anchietanos. Esses estudos não poderiam deixar de contribuir ao direcionamento das atenções ao Espírito Santo, determinando, de certa forma, o tipo de questionamentos.


Segundo a orientação da A.B.E., a atenção é dirigida ao processo de transformação cultural, aos mecanismos performativos que entraram em vigência com o encontro, sobretudo através do veículo das expressões culturais portadoras de imagens e concepções subjacentes de potencialidade metamorfoseante. O próprio Anchieta, inserido em processos culturais, na Europa e na terra de sua ação missionária, passa aqui a ser considerado sob perspectivas teórico-culturais.


Foi esse tipo de preocupações que marcou temáticamente o Congresso Internacional "Música e Visões" para a abertura do triênio pelos 500 anos do Brasil. O Espírito Santo esteve não apenas continuamente presente nessa temática, mas sim também na dos outros eventos que se seguiram.  No congresso de encerramento do triênio, realizado em várias regiões do Brasil, em 2002, realizaram-se sessões dedicadas à questão dos estudos anchietanos sob o aspecto das interações tribais/rurais, ou seja, daquelas entre expressões culturais indígenas e expressões culturais da tradição rural trazidas pelos missionários de sua própria formação cultural.


Por ocasião da passagem dos 450 anos da fundação de São Paulo, em 2004, a temática voltou a ser discutida, agora em sessão especial realizada no Páteo do Colégio de São Paulo, com a presença de representantes dos estudos jesuíticos e, em particular do Prof. Dr. Sebastião Tavares de Pinho, um dos organizadores do congresso anchietano de Coimbra.


Caminho de Anchieta e estudos culturais em relações globais


Dando sequência a essa desenvolvimento do pensamento, realizou-se, em 2007, uma viagem pelo „Caminho de Anchieta“, uma proposta que, similarmente às muitas estradas com conotações culturais da Europa, procura trazer à atenção de peregrinos e interessados pela cultura os locais marcados pela presença de Anchieta no Espírito Santo.


Entre os locais visitados pelos membros da A.B.E., salientam-se Nova Almeida, Vila Velha, Vitória e Anchieta. Para além dos contatos e observações, de relevância para os trabalhos que se seguiram, esse empreendimento foi considerado no paralelo que é traçado com o Caminho de Santiago, na Europa.


Santiago de Compostela, as características do culto do Apóstolo e o caminho que com êle se vincula têm constituído há décadas objeto de estudos da A.B.E. sob o aspecto de sua importância européia, de sua linguagem visual, de sua inserção no edifício global de concepções e imagens, nas suas origens mais remotas e nas suas implicações no processo da expansão a regiões extra-européias. Que as concepções de Santiago foram transplantadas para o Congo, trazendo consequências consideráveis, isso já se havia reconhecido e estudado. A sua vinculação a Anchieta, porém, surpreende, e passa a exigir estudos mais profundos para constatar-se se realmente o missionário pode ser considerado em similar configuração da tipologia simbólica marcada por São Tiago Maior ou mesmo por São Paulo. Se não arbitrárias, essas aproximações com o Caminho de Santigo que se constatam no Espírito Santo são de grande relevância, não apenas por indicarem elos com a história do pensamento hermético.




Publicações

relacionadas com os trabalhos

(em elaboração)

Guimarães, José Gerardo. "Bandas de Congo in Espírito Santo: Musik und Musikinstrumente mit kultischer Funktion", in A.A.Bispo (org.), Beiträge über christliche Volkstraditionen und synkretistische Erscheinungsformen religiöser Überlieferungen in Brasilien, Musices Aptatio, Liber Annuarius - 1989/90 - Jahrbuch, Roma-Colonia, 1996, 191-195.


   


Cronologia
dos trabalhos


1968. São Paulo. Fundação da organização de renovação dos estudos culturais ND. Estudos de processos e difusão.

1971/2. Cachoeiro do Itapemirim. Catedral: ato de abertura. Estudos contextualizados, meios de comunicação e construção de imagens na música popular.

- Vitória. Encontros em instituições e com Guilherme Santos Neves. Centro de Pesquisas ND, Museu de Artes e Técnicas Populares/Folclore e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Início dos estudos de processos culturais em contextos de imigração no ES.

- Vila Velha. Encontro no convento. Início dos trabalhos que relacionam estudos culturais e religiosos.

- Linhares, São Mateus, Colatina e outras. Observações de expressões tradicionais e de transformações culturais.

- Conceição da Barra. Encontro na corporação musical. Início de cooperação para o estudo de rêdes de contatos e difusão de nomes, obras e canais de intercâmbio e inovações. Pesquisa de memória histórica e tradições orais - romances.

1972/73. São Paulo. Espírito Santo em cursos de Etnomusicologia da Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo.

1974. Hamburgo. Início do levantamento de fontes e materiais em bibliotecas e museus europeus.

1977. Roma e Maria Laach. Inicio dos trabalhos em instituições eclesiásticas relativas ao Estado do Espírito Santo na história global da Igreja. Pesquisa do sentido das expressões culturais tradicionais: antropomorfismo em instrumento do Espírito Santo.

1989. Speyer, Eibingen, Bonn, Colonia e outras. Espírito Santo no Colóquio Euro-Brasileiro dedicado ao estudo de expressões tradicionais do patrimônio cultural cristão. J. G. Guimarães: Bandas de Congo do Espírito Santo: música e instrumentos musicais com função de culto.

2007. Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e outras cidades. Imigração italiana no ES, sob a perspectiva discutida no congresso de estudos de imigração e pós-coloniais do RS.

2007. Domingos Martins, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetiba. Encontro no Museu de Domingos Martins. Imigração alemã no ES sob a perspectiva discutida no congresso de estudos de imigração e pós-coloniais do RS, em 2002. Especial consideração dos estudos da Pomerânia nas suas relações com o Brasil.

2007. Vila Velha, Vitória e Anchieta. Caminho de Anchieta. História cultural da ação missionária jesuítica sob enfoques performativos e de transformação cultural, por último discutidos em sessão no Páteo do Colégio, SP, em 2004.


Cidades

locais de reflexão


Anchieta

Aracruz

Barra de Sao Francisco

Cachoeiro de Itapemirim

Cariacica

Colatina

Conceicao da Barra

Domingos Martins

Guarapari

Itapemirim

Linhares

Nova Venecia

Santa Leopoldina

Santa Maria de Jetibá

Santa Teresa

Sao Mateus

Venda Nova do Imigrante

Viana

Vila Velha

Vitoria





Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.

(em elaboração)


  1. Semana da Arte - 40 anos. Marco da história da Licenciatura em Educação Musical e Artística no Brasil nas suas ressonâncias no debate educativo internacional

  2. A aclimatação do europeu nos trópicos e os Pomeranos no Brasil. 100 anos da viagem do economista teuto-chileno Ernst Wagemann (1884-1956) ao Espírito Santo

  3. 1.Estudos empíricos de colonias alemãs no Espírito Santo e a Demodinâmica na Economia Empírica de Conjunturas na Alemanha

  4. 2.Povoamentos e depovoamentos, colonização alemã e de-integração indígena no Espírito Santo no campo de tensões religioso-culturais entre colonos de Santa Isabel e açorianos de Viana

  5. 3.De montanhas da Europa e das planícies da Pomerânea a Santa Leopoldina/Tirol

  6. 4.A habitação e a configuração do meio ambiente de alemães no Espírito Santo como sinais da permanência cultural e resistência a mudanças em processos coloniais considerados como bem sucedidos

  7. 5.Usos e costumes de alemães no Espírito Santo como expressões da permanência cultural e resistência a mudanças em processos coloniais considerados como bem sucedidos

  8. 6.Ambição desmedida por detrás de uma aparência pesada? Do caráter do teuto-brasileiro à luz da recepção européia de Canaã de Graça Aranha (1868-1931)

  9. Caminhos do passado - reorientações para o futuro. Vias de processos culturais: performação, exploração e colonização

  10. Viagem cultural II: Caminho de Anchieta

  11. Viagem cultural III: Rotas da imigração no Espírito Santo

  12. Música nos caminhos dos imigrantes alemães no Espírito Santo

  13. Imigrantes tiroleses no Espírito Santo: Santa Teresa

  14. Teatro Carlos Gomes de Vitória, 80 anos. Projeto do imigrante André Carloni

  15. Brocken/Harz-Caparaó/Espírito Santo. Ciclo pelo Ano Goethe I. Natureza como fundamento de reflexões filosófico-culturais em contextos internacionais. Harz e Caparaó: Relendo o "O Granito" de J. W. Goethe





 












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Dir. Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

 
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