BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 

Uma vez que o programa de interações culturais remontante ao Brasil e iniciado em 1974 na Alemanha concentrou-se na região da Renânia do Norte, tendo como o seu centro a Universidade de Colonia, compreende-se o significado das relações do seu desenvolvimento e iniciativas com o Consulado do Brasil localizado no passado primeiramente em Düsseldorf, a seguir em Colonia.


Membros do Consulado exerceram importante papel na comunidade de brasileiros radicados ou de passagem nessa região, participando de atividades da vida social, cultural, recreativa e beneficiente. Vários foram os brasileiros vinculados ao Consulado que se empenharam no apoio e na realização de projetos e de campanhas de arrecadação de meios para necessitados no Brasil.


Entre eles, pode-se citar Leoncio Carvalho, que por muitos anos colaborou em projetos beneficientes da Humanitas, sociedade dirigida pela cantora brasileira Maura Moreira, estável da Ópera de Colonia. Os elos de amizade criados com brasileiros atuantes no serviço consular foram de importância na construção de rêdes, no intercâmbio de informações e em iniciativas várias.


Com a criação do centro de estudos da A.B.E. em Colonia, em 1997, os elos com brasileiros atuantes no Consulado mais se intensificaram. Entre êles cumpre salientar André Heráclio do Rego, que, com a sua erudição, participou ativamente também no desenvolvimento dos trabalhos do centro.


Ponto alto dessas atividades foi o oferecimento, em 1998, de uma série de gravações de música brasileira dos materiais destinados à difusão cultural por ocasião do fechamento do Consulado em Colonia e a transferência dos serviços consulares a Frankfurt a.M..


Para esse ato, realizou-se uma recepção no centro de estudos, com conferências e concerto, e que contou com a presença da Embaixatriz e de vários representantes diplomáticos, além de professores da Universidade de Colonia e universitários.


Nessa ocasião, o diretor-administrativo da A.B.E. lembrou na sua alocução do significado do círculo brasileiro de Colonia, atuante há anos, assim como o papel de brasileiros do serviço consular na comunidade e nos trabalhos voltados aos estudos migratórios de brasileiros, aos eurobrasileiros já nascidos no Exterior, a questões do cultivo do português e de expressões brasileiras, assim como em questões de integração.


No Congresso Internacional de abertura do triênio pelos 500 anos do Brasil, realizado em Colonia, em 1999, brasileiros vinculados ao Consulado apoiaram os trabalhos e nele participaram.


André Heráclio do Rego pronunciou uma conferência sobre „A oralidade na Europa medieval e no sertão brasileiro“, um tema significativo para os intentos programáticos da Academia Brasil-Europa na sua atenção dirigida a processos. A sua contribuição foi fundamental no âmbito do Congresso e forneceu bases para debates em eventos que se seguiram no decorrer do triênio.