Estudos culturais no Rio Grande do Sul, tradicionalismo e renovação


Os trabalhos da Academia Brasil-Europa relacionados com o Rio Grande do Sul remontam aos anos que levaram à fundação, em São Paulo, em 1968, da entidade que constitui hoje a Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais.


No âmbito dos estudos culturais relacionados com as expressões culturais populares, o Rio Grande do Sul sempre desempenhou importante papel pelas características de seu diversificado patrimônio e pelos trabalhos de seus pesquisadores.


Dos círculos de estudiosos de Folclore de outras regiões do Brasil, em particular de São Paulo, o Rio Grande do Sul se diferenciava sobretudo por outra orientação no estudo das manifestações populares, marcada muito mais intensamente pelo conceito de tradição.


Nas tentativas de reexame de concepções e métodos, estudiosos preocupados com uma definição do folclore que salientasse a sua dinâmica, passaram a colocar em questão a tradição como fator determinante do "fato folclórico". Com isso, folcloristas de renome assumiram um posicionamento distinto daqueles de estudiosos tradicionalistas gaúchos.


   
Rio Grande do Sul. Foto A.A.Bispo©


Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares


Esse debate relativo às relações entre a tradição e a inovação marcou as reflexões, dirigindo a atenção a processos culturais, em particular também aos de difusão cultural, assim como de correntes de pensamento e métodos. Essa orientação trouxe à consciência a necessidade de uma consideração mais aprofundada do desenvolvimento histórico nas expressões estudadas pela pesquisa empírica e, vice-versa, de conhecimentos resultantes de pesquisas empíricas na interpretação de fontes e na construção de edifícios históricos.


  
Rio Grande do Sul. Foto A.A.Bispo©


Papel dos meios de comunicação e construção de imagens


O direcionamento das atenções à atualidade das transformações culturais e à análise de processos em vigência não podia limitar-se ao estudo de tradições, segundo a tendência de pensamento gaúcho, ou da cultura espontânea, segundo a tendência dos pensadores de São Paulo.


Tornava-se sobretudo necessário considerar o papel desempenhado pelos meios de comunicação, o que correspondia também ao interesse então despertado por questões teóricas da comunição. Tomou-se consciência, porém, que a consideração dos meios de comunicação não podia ser feita apenas sob a perspectiva do estudo de processos difusivos, uma vez que também agiam no sentido de criação de imagens. Quando da apresentação em 1970, no Rio Grande do Sul, de um espetáculo que tematizava esse papel de produção de imagens da mídia, e que reuniu músicos de formação acadêmica e vários artistas populares, teve-se a oportunidade de tratar dessas questões em Porto Alegre.


Pesquisa da Imigração sob enfoques teórico-culturais dirigidos a processos


Desde os anos preparatórios à institucionalização do movimento voltado ao estudo de processos culturais constatara-se o significado insuficiente que se emprestava às pesquisas da imigração. Sob o ponto de vista cultural, as suas expressões eram consideradas como exemplos antes curiosos de folclore estrangeiro, e, nos estudos do folclore compreendido como nacional, as questões culturais dos imigrantes eram tratadas sob o aspecto de suas contribuições ao folclore pátrio e de aculturações.


A propugnada superação de categorizações de objeto de estudo e o direcionamento das atenções a processos, a transformações e mudanças criava condições teóricas mais favoráveis para o desenvolvimento dos estudos de contextos marcados por imigrantes e seus descendentes.


Em viagem realizada a Estados do Sul do Brasil, em 1972/3, foram feitas observações e coletados dados para estudos a serem desenvolvidos. Nessa viagem, foram visitadas instituições e membros de comunidades de imigrantes em várias cidades, entre elas São Leopoldo, Nova Hamburgo, Canela,  Gramado, Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.


                    
Rio Grande do Sul. Foto A.A.Bispo©


Rio Grande do Sul na Músico-Etnologia


Os resultados dos contatos e dos encontros com instituições e personalidades da vida cultural e musical do Rio Grande do Sul, os materiais levantados e as observações feitas  forneceram bases para o tratamento de temas referentes ao Estado no âmbito da disciplina Etnomusicologia, introduzida em 1972 nos cursos de Licenciatura da Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo.


Estudos em rêdes internacionais. Relações Rio Grande do Sul/Europa


A partir de 1974, deu-se início ao levantamento de fontes históricas e de materiais em bibliotecas e museus da Europa referentes aos vários Estados do Brasil. Para o Rio Grande do Sul, abriu-se aqui a possibilidade de consulta a obras de difícil acesso ou desconhecidas no Brasil, sobretudo de publicações em língua alemã referentes à imigração.


Em 1977, os trabalhos passaram a ser desenvolvidos a partir do departamento de Músico-Etnologia do instituto de pesquisas de organização pontifícia, instituição também apoiada por Academia de Ciências de estado alemão. A atenção foi aqui sobretudo dirigida a fontes relativas à história religiosa e missionária.


A época das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul e no Paraguai revelou-se como de extraordinário interesse para o estudo de processos culturais no Brasil e para a pesquisa histórico-musical em contextos globais. Constatou-se que não se deve apenas considerar influências européias, em particular centro-européias, na história da ação jesuítica na América Latina, mas também as consequências causadas pela ressonância das experiências dos missionários na própria história cultural européia. O estudo das fontes relativas ao trabalho jesuítico nas missões do Rio Grande do Sul e do Paraguai representou importante tarefa no intento dirigido à compreensão de processos de transformação cultural.


Situação das pesquisas culturais e musicais no Rio Grande do Sul


Representativa delegação de pesquisadores do Rio Grande do Sul esteve presente no Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia, realizado em São Paulo, em 1987, pelo centenário de H. Villa-Lobos. O objetivo do evento, realizado concomitantemente com uma reunião para a América Latina do Conselho Internacional de Música/UNESCO, foi o de constatar a situação dos estudos e das pesquisas em andamento, assim como tendências e conhecer projetos.


Dos complexos temáticos referentes ao Rio Grande do Sul, considerou-se o estado das pesquisas das expressões musicais tradicionais, em particular da Décima e o estado das pesquisas no âmbito da imigração, em especial a italiana. Também foram considerados estudos no âmbito das relações entre religião e cultura, no das relações culturais entre o Rio Grande do Sul e os países vizinhos e o das tendências de pensamento e de organização do ensino e da pesquisa em universidades, em particular na de Santa Maria. No Forum dedicado às relações entre a Musicologia e a Educação, Bruno Kiefer, como representante de instituições de Porto Alegre, apresentou críticas à concepção de polivalência, sugerindo uma revalorização de determinados aspectos do movimento educativo vinculado ao nome de H. Villa-Lobos.


   


Estudos culturais da região das missões jesuíticas e de imigração


Em 1990, a A.B.E. desenvolveu duas séries de estudos referentes ao Rio Grande do Sul. Uma delas foi dedicada à região das antigas missões jesuíticas. Os trabalhos locais foram preparados por estudos de fontes. As observações realizadas e os dados obtidos forneceram subsídios para o prosseguimento dos estudos culturais da transformação cultural indígena nos séculos XVII e XVIII.


Esses estudos foram desenvolvidos de forma contextualizada em regiões centro-européias que marcaram a formação cultural dos missionários. Em particular a obra do Pe. Antonio Sepp foi objeto de releituras e análises, agora desenvolvidas a partir dos conhecimentos ganhos nos estudos de concepções missionárias e teológicas da época e da análise de sentido de expressões culturais tradicionais transplantadas para o contexto indígena.


A outra série de estudos foi dedicada à história da imigração italiana ao Rio Grande do Sul e à transformação cultural e de identidades dos colonos. Os estudos locais foram realizados em Caxias e em outras cidades, onde foram visitados museus da colonização. Também aqui os trabalhos tiveram sequência nas principais regiões italianas de origem dos colonos.


Rio Grande do Sul: "Música e Visões" pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil


No Congresso Internacional dedicado ao tema "Brasil-Europa 500 anos: Música e Visões", realizado na Alemanha para início da série de eventos pelos 500 anos do Brasil, o Rio Grande do Sul esteve representado através da exposição e do debate de projetos músico-pedagógicos desenvolvidos e aplicados sobretudo em meios marcados culturalmente pela imigração alemã.


O desenvolvimento desses trabalhos e de suas concepções, agora em amplitude nacional, a partir do Rio Grande do Sul, foi apresentado no Colóquio Brasil 2001 da A.B.E..



Forum Rio Grande do Sul: estudos da imigração alemã, identidade cultural e pós-colonialismo


Para a abertura do congresso de encerramento do triênio pelos 500 anos do Brasil, realizou-se o Forum Rio Grande do Sul, levado a efeito em Gramado, São Leopoldo e Nova Petrópolis. A iniciativa  da A.B.E., bem recebida pelo Govêrno do Estado do Rio Grande do Sul, foi apoiada por várias universidades do Brasil e do Exterior, assim como instituições representativas de várias áreas da cultura e da educação, em particular da ACDG (Associação Cante e Dance com a Gente).


Instituições de língua e cultura alemãs estiveram representadas, entre outras a Casa da Cultura de Gramado. A organização local do evento esteve sob a direção da Profa. Dra. Helena de Souza Nunes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre os principais complexos culturais tratados salientam-se aqueles dedicados às relações entre os estudos da imigração, em particular da alemã, os estudos de processos de identidade de descendentes de alemães e as tendências mais recentes de reflexões pós-coloniais. Nas sessões, apresentaram-se trabalhos de pesquisa e projetos em desenvolvimento nas várias áreas dos estudos culturais e pedagógicos. A situação da pesquisa histórico-cultural da imigração alemã foi considerada pela Profa. Dra. Marie Rose Agrifoglio, representante de instituições especializadas em estudos culturais do Rio Grande do Sul.


Encontro Brasil-Alemanha na Casa da Amizade de Nova Petrópolis


Realizou-se, após encontros no parque e no museu da colonização, em Nova Petrópolis, uma sessão de congraçamento Brasil-Alemanha na Casa da Amizade de Nova Petrópolis. Nessa reunião festiva, aberta por autoridades locais e representantes de instituições culturais teuto-brasileiras, foram apresentadas danças do patrimônio das tradições populares de diversas regiões da Alemanha e encenações relativas à história da imigração.


Estudos Culturais e relações confessionais em contextos marcados pela imigração alemã: Hinologia e Músico-Etnologia


Concomitantemente, realizou-se a primeira parte do V° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", que contou com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos, da Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e de instituições pontifícias. O escopo do evento foi o de considerar a situação pluriconfessional de contextos culturais marcados pela imigração centro-européia, em particular alemã.


Como evento científico - e não religioso - teve como objetivo considerar as relações confessionais e os estudos respectivos sob o aspecto de sua inserção em processos culturais e de suas consequências. Estudou-se, como tema específico, o emprêgo transconfessional de hinos e uma hinologia ecumênica nas suas relações com os estudos músico-etnológicos.


Rio Grande do Sul nos estudos interculturais pelos 450 anos de São Paulo


O Rio Grande do Sul esteve representado na sessão comemorativa dos 450 anos de São Paulo, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, no âmbito do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais e que contou com a presença de grande número de estudantes e pesquisadores das universidades de Bonn e de Colonia.


A consideração especial do Rio Grande do Sul nessa sessão explicou-se pelos elos criados pelos elos histórico-culturais fundamentados no processo de expansão paulista à época colonial. A orientação dirigida à análise de processos, na tradição da A.B.E., uniu-se aqui àquela de projetos de natureza músico-educativa dirigidos ao futuro, partidos do Rio Grande do Sul e iniciados pela Profa. Dra. Helena de Souza Nunes.




Publicações

relacionadas com os trabalhos


Bispo, A.A. "A música nas relações Brasil-Alemanha (1971), Brasil/Europa & Musicologia, Colonia: ABE/ISMPS 1999, 377

---------- "A situação musical nas relações de colonização alemã do Brasil (1973)", ibidem, 379

---------- "Voraussetzungen der Rezeptionsgeschichte der Klassik in Brasilien (1999), ibidem 460

----------"Immigrationsforschung in Musik- und Kulturwissenschaft", in Musik, Projekte und Perspektiven: Postkolonialismus, Kulturidentität, Immigration (....), Aus dem Internationalen Kongress zum Abschluss des Trienniums wissenschaftlicher Tagungen zum Anlaß der 500-Jahr-Feier der Entdeckung Brasiliens (...), Colonia: ABE/ISMPS/IBEM 2003, 84-87

Dutra, J.. "Willkommensgruß in Rio Grande do Sul: Immigranten im kulturgeschichtlichen Formungsproseß der Gaúchos", ibidem, 50

Hoch, L. C.. "Dimensionen der Musik in der Annäherung von Völkern, Ethnien und Kirchen", ibidem, 53

Klein, D. "Geschichte und Gegenwart sozio-lultureller Netzwerke zur Erhaltung und Entwicklung sprachlicher und kultureller Identität der Nachfolgegenerationen deutscher Immigranten", ibidem, 55

(Relato). "Museologie der Immigration: Probleme der Selektion und Integration von Kulturelementen für die Identitätsbildung", ibidem, 96

(Relato). "Ethnisierung der Altheimatkunde und Gruppen-Identitäten in ehemaligen Gebieten deutscher Kolonisation", ibidem, 100

Reis Agrifoglio, R. M.. "Zu: Musikgeschichtliche und kulturwissenschaftliche Projekte im Bereich der Immigrationsforschung - Gesellschaft für Volkskunde von Rio Grande do Sul", ibidem, 89.

Rolim Wolffenbüttel, C. R. "Zu: Permanenz, Wandlung und Regenerierung deutscher Traditionen in Einwanderungsgebieten am Beispiel der Kultur- und Musikforschung des Neujahr-Schießens", ibidem, 93

Schneider, A. "Zu: Erforschung und Inventarisierung des musikwissenschaftlich relevanten Kulturbestandes im Dienst einer Sensibilisierung für kulturelle Werte", ibidem, 87

Souza Nunes, H. de. "Zu: Konzeptionen musikpädagogischer Handlungsfelder in realitätsbezogenen Interaktionen", ibidem, 107

------------ „Visionen eines musikerziehrischen Projekts in Brasilien“, in Anais do Congresso Internacional „Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões“, Colonia: A.B.E./I.S.M.P.S.,2000, 308-314



Cronologia

dos trabalhos


1968. São Paulo. Fundação da sociedade para estudos de processos culturais e de difusão (ND), atual Organização Brasil-Europa. Revisão da literatura concernente aos Estados e Territórios do Brasil sob o aspecto de desenvolvimentos processuais no passado e no presente.

1969. Curitiba. Diálogos sobre o movimento de renovação dos estudos e das expressões culturais com pesquisadores, artistas e estudantes do Rio Grande do Sul por ocasião do Festival e dos Cursos Internacionais do Paraná.

1969. São Paulo.  Discussões no Museu de Artes e Técnicas sobre reconceituações dos Estudos do Folclore e a posição distinta do Tradicionalismo gaúcho.

1970. Porto Alegre. Contatos e observações relativas a meios de comunicação, processos de difusão e formação de imagens.

1972. São Paulo. Rio Grande do Sul no âmbito de cursos do Centro de Pesquisas ND e na disciplina Etnomusicologia da Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo.

1973. Porto Alegre, Torres, Canoas, Nova Hamburgo, São Leopoldo, Nova Petrópolis, Canelas, Pelotas, Rio Grande. Contatos e pesquisas em regiões e instituições de colonização e imigração. Início dos estudos da imigração a partir das perspectivas do movimento renovador.

1974. Hamburgo, Londres e Berlim. Início do levantamento de fontes e materiais em bibliotecas e outras instituições da Europa relativas aos Estados brasileiros.

1977. Maria Laach, Roma e outras cidades. Estudos de fontes em instituições eclesiásticas e a partir de suas rêdes. Levantamento de fontes a respeito da história missionária, do papel e das concepções das diferentes ordens, com particular atenção aos Jesuítas e Franciscanos.

1981. São Paulo. Representantes do Rio Grande do Sul no Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" e na fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia.

1987. São Paulo. Delegação do Rio Grande do Sul no I° Congresso Brasileiro de Musicologia. Situação da pesquisa músico-cultural no Estado em instituições e nas áreas das tradições, da música popular, da música nas igrejas e em comunidades de imigrantes. Pronunciamento de Bruno Kiefer por ocasião do Forum "Pesquisa e Educação".

1990. Porto Alegre, São Leopoldo, Nova Hamburgo, Canela, Gramado, São Francisco, Caxias, Ijui e localidades do território das antigas missões jesuíticas. Estudos de processos de transformação cultural à época das missões jesuíticas e de integração e diferenciação cultural de imigrantes, em particular italianos e alemães.

1998. São Paulo. Estudiosos do Rio Grande do Sul no Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica.

1998. Colonia. Estudos músico-pedagógicos e Pesquisa no Rio Grande do Sul: projeto CDG, Profa. Dra. Helena de Souza Nunes nas sessões de abertura do Centro de Estudos Brasil-Europa.

1999. Colonia, Bonn, Maria Laach. Representantes do Rio Grande do Sul no Congresso Internacional "Música e Visões" por ocasião da abertura do triênio pelos 500 anos do Brasil

2001. Colonia. Desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Educação. Representantes do Rio Grande do Sul no Colóquio Brasil 2001 de abertura dos trabalhos do século XXI da A.B.E:

2002. São Leopoldo, Nova Hamburgo, Gramado, Nova Petrópolis. Forum Rio Grande do Sul do Congresso Internacional "Música, Projetos e Perspectivas" de encerramento do triênio pelos 500 anos do Brasil. Sob a direção local da Profa. Dra. Helena de Souza Nunes e R. Schramm. Encontro de confraternização Brasil-Alemanha na Casa da Amizade em Nova Petrópolis.

2004. São Paulo. Representação do Rio Grande do Sul no Colóquio de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo. Sessão do Teatro Municipal. Projetos em andamento e programa nacional de formação de professores.

2008. Porto Alegre. Aula inaugural do projeto nacional de licenciatura à distância da UFRGS dirigido por Helena de Souza Nunes.




Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.

(em elaboração)


  1. Ibirubá (RS). Exemplaridades do passado latino-americano na restauração franciscana no Alto Jacuí: S. Francisco Solano (1549-1610) e o culto a Nossa Senhora das Dores em Soledade

  2. Três Arroios (RS). Madeiras e pedras. Nossa Senhora de Lourdes e a Pietà na colonização européia em solitárias regiões de matas. Conservativismo de concepções no artesanato colonial - Confiança!

  3. Gaurama (RS). Nomen est omen? A estação de Barro na Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul em processos culturais no Alto Uruguai. S. Luís Gonzaga (1568-1591) como modêlo para a juventude colonial

  4. Erzgebirge, Suíça Saxônica e Brasil nas tradições natalinas em regiões de passado colonial alemão e na História:Georg Markgraf (1610-1644) de e em Liebstadt, "germano da Mísnia"

  5. Há 90 anos - "O Brasil e a Allemanha" (1923) como marco de uma nova era das relações bi-nacionais. Gaelzer Netto (1874-1954), propaganda do Brasil na Europa sob Epitacio Pessoa (1865-1942) e a auto-consciência teuto-brasileira como expressão de processos culturais

  6. A percepção do Brasil como país industrial na Alemanha. O empreendedorismo de teuto-brasileiros e suas consequências para a economia alemã nos anos vinte segundo Mark Neven DuMont (1892-1959)

  7. Da importação no Brasil e da exportação alemã nas suas interrelações e suas implicações técnicas e ambientais. 150 anos da Bromberg & Cia

  8. De perda a lucro: mudanças na avaliação da emigração alemã ao Brasil nos anos posteriores à Primeira Guerra. Otto Preusse-Sperber, diretor do Reichsverband deutscher Auswanderung, Hamburgo

  9. Boêmia e Brasil: entrelaçamentos culturais: Barroco, Romantismo, Teuto-Boêmios e Sudetos no Brasil. O império multinacional austro-húngaro e o processo de diferenciação nacional tcheca. No ano da morte de Otto von Habsburg-Lothringen (1912-2011)

  10. A cantora teuto-brasileira Hedy Iracema-Brügelmann (Hänsel) (1881-1941): a sua formação em Colonia e atuação em Stuttgart no contexto de questões relacionadas com a mulher na vida cultural alemã

  11. De militar em guerras balcânicas e inspetor de ferrovia em Constantinopla a professor e pastor em colonias alemãs no Rio Grande do Sul. Experiências na luta pela sobrevivência de Hans von Hattorf (Bielefeld) no seu significado para estudos internacionais de processos culturais em meios sociais desfavorecidos

  12. Expansão alemã "ao interior" nas suas relações com a política colonial e seu significado para os estudos de colonização alemã no Brasil. A Estrada de Ferro de Bagdad e suas estações como nódulos de projetada rêde cultural

  13. À procura de paisagens e horizontes: da proveniência de imigrantes em estudos locais de memória e história oral no Brasil

  14. De Liberec/Reichenberg a São Bento do Sul: boêmios alemães no alto da serra em Santa Catarina. Situação há 120 anos segundo testemunho de visitante da região de Eifel

  15. Liberec/Reichenberg a Nova Petrópolis: boêmios alemães na Serra Gaúcha. Situação há 120 anos segundo testemunho de visitante da região de Eifel

  16. Atualidade e perspectivas dos estudos culturais da imigração: o complexo multinacional austro-húngaro e o presente marcado pela globalização

  17. Per laborem ad honorem. Do ethos de trabalho dos colonos teuto-boêmios no Brasil a partir da leitura da arquitetura da Casa da Câmara de Liberec/Reichenberg

  18. Boêmios alemães de Gablonz/Jablonec nas montanhas do Iser no Brasil e música de banda em processos de identidade cultural sudeto-alemã e bávaro-boêmia

  19. Conhecimentos do Brasil na Boêmia VI. Santa Catarina e Rio Grande do Sul na versão de Franz Heiderich (1893) da Descrição Geral do Globo de Adrian Balbi (1782-1848)

  20. Saudações da Primeira Dama do Estado

  21. Saudação do Reitor da Escola Superior de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

  22. Pesquisa da imigração nas ciências da cultura e da música / Immigrationsforschung in Musik- und Kulturwissenschaft

  23. A música folclórica do gaúcho alemão - Contribuições e mesclas no Estado do Rio Grande do Sul / Die Volksmusik des deutschen Gaúcho. Kulturbeiträge und Mischungen im Staat Rio Grande do Sul

  24. A presença da música no Terno de Atiradores da região de Montenegro / Präsenz der Musik im Terno de Atiradores der Region von Montenegro-Rio Grande do Sul

  25. O Serrote Musical / Die musikalische Säge

  26. Encontro de grupos teuto-brasileiros - Tradição e Identidade / Begegnung mit deutsch-brasilianischen Gruppen - Tradition und Identität

  27. Sociedade de Cultura Gramado / Kulturgesellschaft Gramado

  28. Os órgãos no Rio Grande do Sul / Die Orgeln in Rio Grande do Sul

  29. Posicionamentos e re-orientações musicológicas e histórico-culturais / Musikwissenschaftliche und kulturgeschichtliche Positionierungen und Neuorientierungen

  30. Palavras de saudação da ACDG / Grußwort durch die ACDG

  31. Saudações do prefeito de Dois Irmãos / Grußwort durch den Bürgermeister der Stadt Dois Irmãos

  32. Projeto "Natal dos Anjos" / Projekt "Engelsweihnachten"

  33. Percepção musical e percepção de si mesmo / Musikalische Wahrnehmung und Selbstwahrnehmung

  34. Produção de discos e cds infantís no Brasil / Produktion von Kinderschallplatten und -CDs in Brasilien

  35. Desenvolvimento de software para fins músico-pedagógicos / Entwicklung von Software für musikpädagogische Arbeiten

  36. Com passos simples - A coreografia nas canções CDG / Mit einfachen Schritten - Die Choreographie in den CDG-Liedern

  37.  Estudos culturais póscolonialistas e pesquisa musical. Exemplo de caso: a colonização alemã no Brasil / Postokoloniale Kulturstudien und Musikforschung. Fallbeispiel deutscher Kolonisation in Brasilien

  38. Zur Diskussion um "Nationalismus" und "Universalismus" vor dem Hintegrund transnationaler Musikauffassungen (Do Colóquio 2000 da Academia Brasil-Europa)

  39. Zur Diskussion über autoritäre Konzeptionen in der Musikforschung (Do Colóquio 2001 da Academia Brasil-Europa)

  40. Die Samba Schule als Alternative für Musikerziehung / A escola de samba como alternativa da Educação musical

  41. Projeto Nietzsche pelos Ouvidos - Filosofia e Música, Música como Filosofia / Projekt Nietzsche durch das Ohr - Philosophie und Musik, Musik als Weg zur Philosophie

  42. FEEVALE

  43. Memória, imagens do passado e consciência histórica na perspectiva dos estudos Alemanha-Brasil/Brasil-Alemanha

  44. Significado e problemas dos estudos guilherminos em contextos euro-brasileiros. Huis Doorn

  45. Viagens, desenvolvimento naval e emigração no período guilhermino. Albert Ballin (1857-1918)

  46. Ciclo de Estudos "Sobre a Educação Estética do Homem" na perspectiva dos estudos Brasil-Alemanha/Alemanha-Brasil. Parte I. 250 anos de nascimento de Friedrich von Schiller (1759-1805)

  47. Regiões de colonização alemã no Rio Grande do Sul / 1. Phase des Kongresses: Gebiete deutscher Einwanderung in RS

  48. "Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul II. Brasil

  49. Manuel de Araújo Porto-Alegre, Barão de Santo Ângelo (1806-1879) à luz de Alexander von Humboldt (1769-1859). A natureza pela face misteriosa do coração

  50. Educação Musical a serviço da Ética. Aula da sessão inaugural do projeto de Licenciatura em Educação Musical à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  51. Educação Musical a serviço da Ética. Aula da sessão inaugural do projeto de Licenciatura em Educação Musical à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  52. Centenário do Instituto de Artes da UFRGS. Licenciatura em Música à Distância

  53. "Integração do passado no presente". De alegoria à natureza na reconstrução teatral. Aproximações entre Lübeck e Porto Alegre pelos 150 anos do Teatro São Pedro

  54. Porto Alegre. Catedral: Restauração litúrgico-cultural e romanizações na história eclesiástica dos países do Cone Sul. Giovanni Battista Giovenale

  55. São Leopoldo: O órgão de bambús de S. Leopoldo e o órgão de Las Piñas/Metro Manila

  56. Caxias do Sul: Conservação de instrumentos musicais de colonos italianos-

  57. H. Zöller - Vida cultural no início das colonias alemãs: "Os alemães na floresta brasílica"

  58. H. von Hattorf. Impressões de um oficial prussiano no Rio Grande do Sul

  59. E. von Hesse-Wartegg - Referências na obra "Entre os Andes e o Amazonas" (1913)

  60. O. Gneist - "Minha experiências como emigrante no Centro e Sul do Brasil (1925)

  61. A. Langer (trad.), J. Hanzelka e M. Zukmund, - Carnaval em "América entre o Paraná e La Plata" (1956)

  62. F. Moeschlin - Referências na obra suiça "Eu procuro terras no Sul do Brasil" (1936)

  63. Visionen eines musikerzieherischen Projekts in Brasilien





 


















Fotos A.A.Bispo
© Arquivo A.B.E

 

BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (registrada em 1968)


Academia Brasil-Europa
de Ciência da Cultura e da Ciência
e institutos integrados ISMPS/IBEM

Dir. Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

 
©

RIO GRANDE DO SUL

 

Portal Brasil-Europa      Revista     Contato     Convite     Impressum     Estatística     Atualidades