Mato Grosso. Foto A.A.Bispo©

Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares


Os trabalhos da Academia Brasil-Europa relacionados com o Mato Grosso remontam aos anos que prepararam a fundação, em 1968, da entidade que hoje constitui a Organização Brasil-Europa de estudos de processos inter- e transculturais e de estudos culturais em relações internacionais.


Na época, sentia-se o insuficiente estado dos conhecimentos relativos a várias regiões do Brasil, entre elas ao Estado do Mato Grosso.


Ao mesmo tempo, porém, reconhecia-se a necessidade de que esses estudos fossem conduzidos segundo uma refletida interdisciplinaridade, uma vez que aqui ocorriam complexos processos de encontros, interações e mudanças.


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Mato Grosso nos empenhos renovadores dos estudos culturais


Renato Almeida, que havia contribuído com trabalhos fundamentais para os estudos do Folclore e também para a História da Música, tendo desempenhado um papel condutor na organização dos estudos e da pesquisa do Folclore no país, representava também uma fase da disciplina de orientação político-cultural que passava a levantar questões. A análise de seus textos passou a constituir, asism, ponto de partida para as reflexões que procuravam uma atualização de concepções e visões.


No âmbito dos estudos do Folclore, o Mato Grosso era sobretudo considerado em textos relativos ao Cururu. A consideração dessa expressão cultural chamava a atenção a relações interregionais, elucidáveis através de processos difusivos no âmbito da expansão colonial e da missão.


Chamava a atenção, porém, também a processos de transformação das culturas indígenas e à necessidade de compreensão de mecanismos transformatórios. Somente a consideração conjunta desses mecanismos e do processo difusivo no seu desenrolar histórico poderiam explicar as formas de expressão designadas sob esse termo em diferentes Estados. Além do mais, o Cururu havia sido descrito por viajantes estrangeiros, sendo considerado na Europa como expressão indígena ou de indígenas culturalmente transformados pelo contato.


O Mato Grosso passou a receber maior consideração no início da década de 70 como resultado de pesquisas de campo de pesquisadores do Museu de Artes e Técnicas Populares de São Paulo e da Associação Brasileira de Folclore, em particular de Julieta de Andrade e Martha Haug.


O Mato Grosso surgia e surge como de extraordinário significado sobretudo sob a perspectiva dos estudos de culturas indígenas. O Mato Grosso foi visitado por pesquisadores europeus e brasileiros que deixaram obras de fundamental significado para a Etnologia, marcando sob muitos aspectos o retrato do Brasil no Exterior. A atenção dirigida a processos difusivos e de transformação cultural exigia e exige a cooperação interdisciplinar de etnólogos, historiadores e pesquisadores de expressões tradicionais subentendidas como folclore.


Estudos empíricos contextualizados, meios de comunicação e construção de imagens

Mato Grosso. Foto A.A.Bispo©

Para além de pesquisas empíricas de expressões culturais orientadas pelo conceito de Folclore, a atenção passou a ser dirigida a processos de transformação cultural determinados pela ação de meios de comunicação.


Com a abertura de estradas e a expansão no norte do Mato Grosso,intensificadas em fins dos anos sessenta, a consideração desses processos de mudança passou a constituir uma exigência sentida por pesquisadores de diversas áreas culturais.


Dados para o desenvolvimento desses estudos foram obtidos em observações e experiências in loco em regiões de expansão do Mato Grosso por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo que então realizaram viagens no âmbito de projetos oficiais.


Mato Grosso na Músico-Etnologia e na pesquisa cultural


Primeira consideração mais específica do Mato Grosso sob o enfoque de estudo de processos de difusão deu-se no âmbito de cursos de Estudos Culturais da entidade então fundada, realizados em cooperação com o Museu de Artes e Técnicas Populares de São Paulo, e da disciplina Etnomusicologia, introduzida em 1972  em cursos de Licenciatura da Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo.


A partir de trabalhos de campo de Desiderio Aytai junto a vários grupos indígenas, assim como materiais da Ordem Salesiana e de pesquisas de Nicole Jeandot, considerou-se documentação mais recente, em especial relativa à cultura bororo e nhambiquara. Paralelamente, realizaram-se levantamentos bibliográficos dos materiais acessíveis nas bibliotecas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Estudantes provenientes da região contribuiram com registros de expressões culturais e desenvolvimentos da atualidade.


Mato Grosso. Foto A.A.Bispo©
Estudos em rêdes internacionais. Projeto Mato Grosso/Europa


A partir de 1974, deu-se início ao levantamento sistemático de fontes biobliográficas e documentais referentes aos Estados do Brasil em em bibliotecas e museus da Europa. Obras de etnólogos pouco conhecidos no Brasil puderam ser considerados em seminários e conferências.


Em 1977, deu-se início dos trabalhos culturais em rêdes eclesiásticas e missionárias relativas ao Mato Grosso através do departamento de Músico-Etnologia de instituto internacional de pesquisas de organização pontifícia, instituição também apoiada pela Academia das Ciências da Mogúncia.


Em 1981, realizou-se uma viagem de estudos e contatos a Cuiabá. Os materiais levantados e as observações feitas foram considerados em cursos e em seminários.


Bases teóricas de interpretações de sentido de expressões culturais


Paralelamente ao levantamento de fontes históricas, a atenção continuou a ser dirigida sobretudo à procura de caminhos elucidativos mais fundamentados para a compreensão da linguagem visual das expressões culturais. O relacionamento entre procedimentos históricos, empírico-culturais e sistemáticos mostrou-se significativamente necessário em estudos dedicados à organologia.


Os trabalhos pioneiros de pesquisa desenvolvidos por Julieta de Andrade relativamente à viola de cocho abriram novos caminhos para a consideração da história da difusão de instrumentos de corda dedilhados e de sua simbologia. (Cocho mato-grossense: um alaúde brasileiro, São Paulo, 1981).


Em 1987, no âmbito do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia, essa pesquisadora tratou, com base em pesquisas empíricas e documentais, de questões relativas à análise musicológica e cultural do Cururu em São Paulo e no Mato Grosso. Voltou a tratar desse tema, em 1992, por ocasião do Segundo Congresso Brasileiro de Musicologia, inserindo-o em estudos culturais europeus, em particular naqueles voltados a elos com desenvolvimentos da história das concepções de área do Sul da França e da Península Ibérica da Idade Média.


Estudos culturais sob a perspectiva de fundamentos e de processos transformatórios


Em 1993, realizou-se uma nova serie de estudos no Mato Grosso, dedicando-se uma especial consideração a processos históricos relacionados com o rio Paraguai como via de comunicação com a bacia do Prata e com a Europa, e a história missionária do período colonial. O objetivo desses estudos foi o de estudar de forma contextualizada dados documentais e considerar desenvolvimentos que determinaram a história cultural da região, em particular à da transformação cultural de indígenas.


No Museu de Corumbá, estudou-se exemplar de documento pontifício do século XVIII (Encíclica Annus qui) e que demonstrou a recepção de concepções teológico-culturais e sobretudo sacro-musicais na região. Estudos mais pormenorizados desse documento, desenvolvidos anteriormente, haviam revelado a importância da recepção de notícias relativas ao papel da música na vida das missões do Paraguai no vir-a-ser do próprio documento. Este, de extraordinaria relevância para o desenvolvimento histórico-musical na Europa, em particular na Europa Central, surgiu, assim, como um documento de significado chave para o estudo de reciprocidades em processos culturais Mato Grosso/Europa.


Estudos culturais do Mato Grosso sob a perspectiva da Antropologia Simbólica


Os trabalhos da A.B.E. relacionados com Mato Grosso foram marcados de foma decisiva pela pesquisadora Martha Haug.


Apresentou, entre outros, trabalhos de pesquisas relativas à Congada de Vila Bela da Santíssima Trindade no Colóquio Euro-Brasileiro de 1989, dedicado a tradições cristãs no Brasil, quando deu-se particular atenção a questões de hermenêutica.


Martha Haug voltou a tratar de temas de Mato Grosso no contexto do colóquio de Antropologia Simbólica (1998) e do Triênio pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Assim, tratou da música trovadoresca e religiosa do Mato Grosso no Congresso de abertura dessa serie de eventos, em 1999, dedicado ao tema „Brasil-Europa 500 anos: Música e Visões“. Em 2004, por ocasião do Colóquio de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo, considerou concepções relacionadas com seres da água e com o "minhocão" em Cuiabá, quando também lançou, em publicação da A.B.E., a sua tese relativa à cultura do garimpo.


Contribuição do Mato Grosso para o desenvolvimento dos estudos culturais em geral


Universitários europeus foram levados a ocupar-se com temas relativos ao Mato Grosso em vários seminários desenvolvidos nas universidades de Bonn e Colonia, assim como em colóquios da A.B.E.. Entre êles, cumpre salientar aquele dedicado às culturas indígenas, em 2002, por motivo da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dedicada ao tema "À procura de uma terra sem males". Nesse evento, procedeu-se a releituras de publicações de vários pesquisadores europeus que realizaram observações no Mato Grosso.




Publicações
relacionadas com os trabalhos:


Aytai, Desidério. "Eine Auwahl musikethnologischer Arbeiten: Die Nasenflöte de Nambikuara-Indianer", in Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens II: ein Projekt unter Leitung von A. A. Bispo durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius 1998/1999, Roma-Colonia 2000, 170-207

Bispo, Antonio A. "Die Musikkulturen der Indianer Brasilens: Stand und Aufgaben der Forschung IV - Zur Geschichte der Forschung", in Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens IV: ein Projekt unter Leitung von A. A. Bispo durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius 2000/2001, Jahrbuch, Roma-Colonia 2002, 9-419

Canzio, Ricardo. "Les Bororo du Mato Grosso: Fonctionnement rituell et production sonore/Die Bororo von Mato Grosso: Ritueller Ablauf und Klangproduktion", in Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens II: ein Projekt unter Leitug von A. A. Bispo durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius 1996/97, Jahrbuch, Roma-Colonia 1999, 135-190

Haug, Martha. "A Folia do Divino e a Dança dos Congos em Vila Bela da Santíssima Trindade". Bericht über Forschungen katholischer Volkstraditionen in Mato Grosso, in A.A.Bispo (org.), Beiträge über christliche Volkstraditionen und synkretistische Erscheinungsformen religiöser Überlieferungen in Brasilien, Musices Aptatio, Liber Annuarius 1989/90 Jahrbuch, Roma-Colonia 1996, 215-242
-------- "Música trovadoresca e religiosa em Mato Grosso". Kongress Brasil-Europa 500 Jahre: Musik und Visionen/Congresso Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões, Colonia: ABE/ISMPS 2000,48-58
-------- "Zu: Permanenz und Wandlung ritueller Kommunionsformen zwischen Menschen und Heiligen in von der Globalisierung erfaßten Grenzregionen: Fallbeispiel Mato Grosso", in A.A.Bispo e H. Hülskath (eds), Musik, Projekte und Perspektiven, Colonia: ABE/ISMPS 2003, 214-218

Lessauer, Claude. "Kulturelle und musikalische Aspekte der Musik der Nambiquara, Mato Grosso/Aspectos culturais e musicais da música dos Nambiquara, Mato Grosso", in Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens II: ein Projekt unter Leitung von A. A. Bispo durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius 1996/97, Jahrbuch, Roma-Colonia 1999, 267-438




Cronologia
dos trabalhos


1969. São Paulo. Estudos de história da arquitetura no Brasil e vias de penetração e comércio: rio Paraguai e Prata. Mudanças de orientação geo-política com o bandeirantismo. Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Departamento de História e Geografia da FFCL da Universidade de São Paulo, Centro de Pesquisas ND.

1970. São Paulo. Expressões culturais em contextos regionais: expressões culturais do Mato Grosso sob a perspectiva de processos difusivos. Centro de Pesquisas ND, Museu de Artes e Técnicas Populares/Folclore. Viagens de universitários ao norte de Mato Grosso no contexto de programas oficiais.

1972. São Paulo. Mato Grosso na disciplina Etnomusicologia/Músico-Etnologia da Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo.

1975. Colonia. Estudos de relações Europa-Brasil: Fontes bibliográficas e documentais sobre o Mato Grosso em instituições européias.

1976. Colonia. Instituto de Etnologia da Universidade de Colonia. Situação da Etnologia indígena relativa ao Mato Grosso.

1977. Maria Laach e Roma. Início dos trabalhos Europa-Mato Grosso em instituições e rêdes eclesiásticas e missionárias. Estudo de significado de expressões culturais matogrossense do calendário religioso.

1980. Cuiabá. Viagem de observações, levantamento de dados e contatos.

1981. São Paulo. Mato Grosso no Simpósio Internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“. Sessão no Museu de Folclore da Associação Brasileira de Folclore.

1985. Roma. Seminário etnomusicológico. Fundamentos da cultura cristã no mundo extra-europeu: o contexto global de expressões culturais do Mato Grosso.

1989. Speyer, Kiedrich Eibingen, Maria Laach, Bonn. Colóquio Internacional de tradições cristãs, sincretismo e mística. Relato de pesquisas de Martha Haug sobre as Congadas de Vila Bela da Santíssima Trindade.

1991. Corumbá e outras cidades. Trabalhos no Museu Histórico de Corumbá. Início oficial dos trabalhos apoiados pelo Ministério do Exterior da Alemanha e de organizações pontifícias em colaboração com universidades e com a FUNAI.

1991. Colonia e Salzburg. Ano Mozart. Considerações de processos histórico-musicais globais a partir da Encíclica Annus Qui e de seus elos com as missões do Paraguai a partir de documento encontrado no Mato Grosso.

1992. Rio de Janeiro. Mato Grosso no Congresso Internacional pelos 500 anos do descobrimento da América. Relatos de pesquisas de etnomusicólogos franceses e brasileiros.

1997. Montecassino, Itália. Situação dos estudos em desenvolvimento em Mato Grosso.

1998. São Paulo. Mato Grosso no Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica.

2002. Colonia. Lançamento de publicação. Pesquisadores europeus no Brasil que se dedicaram ao Mato Grosso nos seus respectivos contextos histórico-culturais e do desenvolvimento do pensamento científico.

2002. Rio de Janeiro. Sessão solene no Palácio do Itamaraty pelo encerramento do Triênio pelos 500 anos do Brasil. Estudos Culturais e Direitos Humanos.

2004. Parati. Colóquio Internacional de Estudos Interculturais. Cultura do garimpo em Mato Grosso. Lançamento de publicação de Martha Haug e conferência.


Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.

(em elaboração)

  1. Procura de atualidades e sensações no jornalismo cultural - problemas antropológico-culturais. Otto Steiniger: Uma noite entre os Bororo 

  2. "A todo o vapor". Locomotiva como símbolo político-cultural e vias férreas de penetração do Ocidente na literatura de viagens. Karl Watzinger: Viagem ao Mato Grosso

  3. Isabelle, Comtesse de Paris e os estudos euro-brasileiros. 5 anos de seu falecimento

  4. Imagens e princípios. Homenagem a Desidério Aytai

  5. Questões relativas ao estudo da polifonia na música Bororo

  6. F. Donat. Música de colonos, caboclos, garimpeiros e índios nas "Aventuras de um alemão no Brasil"-

  7. O. Gneist - "Minha experiências como emigrante no Centro e Sul do Brasil (1925)

  8. Música trovadoresca e religiosa em Mato Grosso

  9. A polifonia na música de alguns grupos indígenas brasileiros

  10. Formas de comunicação entre homens e santos: Estudo de caso Mato Grosso / Kommunikationsformen zwischen Menschen und Heiligen: Fallbeispiel Mato Grosso

  11. Fontes estrangeiras para uma história da apreensão das culturas indígenas: Erich Wustmann / Texte europäischer Reisender als Quellen einer Geschichte fremder Wahrnehmung: Erich Wustmann

  12. Filmes documentários como fontes históricas para a pesquisa e a reconstrução da história e da identidade indígenas / Dokumentarfilme als historische Quellen für Wissenschaft und Rekonstruktion indigener Geschichte und Identität




 


Mato Grosso. Foto A.A.Bispo©








Fotos A.A.Bispo
© Arquivo A.B.E.

 

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Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (registrada em 1968)


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de Ciência da Cultura e da Ciência
e institutos integrados ISMPS/IBEM

Dir. Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

 
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