BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Univ. Urbaniana 1991. Arq. A.B.E.

O programa de interações acadêmicas a favor de uma ciência da cultura inter- e metadisciplinar preparado no Brasil e iniciado na Europa em 1974 incluiu contatos e cooperações com vários institutos superiores e universidades católicas, entre elas a Pontifícia Universidade Urbaniana em Roma.


Visitada logo no início dos trabalhos europeus em 1975, a Universidade Urbaniana foi repetidamente procurada nas décadas que se seguiram.


Como a orientação do programa era essencialmente marcada pelo direcionamento da atenção a processos, a transpassagens de esferas culturais e fronteiras, a encontros de cultura, a mudanças culturais, à aculturação e inculturação, tornava-se indispensável a consulta à biblioteca da Urbaniana.


Essa biblioteca possui extraordinário patrimônio de livros, periódicos e manuscritos, em particular referentes à história missionária, à missiologia em geral, à etnologia e à antropologia, ao ecumenismo e à filosofia nas suas relações com a história eclesiástica. Dessas visitas à biblioteca desenvolveram-se contatos com pesquisadores e especialistas de diversas áreas.


No âmbito do projeto originado do programa voltado à história da recepção cultural e musical no Brasil, desenvolvido com a participação de pesquisadores brasileiros de diversas áreas em fins da década de 70 e início dos anos 80, os trabalhos em Roma intensificaram-se.


Alguns dos textos desse projeto foram publicados em coletânea (Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis) que foi concebida para servir de ponto de partida para debates no I Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, realizado em São Paulo, em 1981. Essa coletânea - que deveria ter sido completada em edições que não se chegaram a realizar - foi impressa na editôra da Universidade Urbaniana.


Os estudos relativos aos processos desencadeados pela expansão portuguesa em regiões do antigo Direito de Padroado Português e seus fundamentos na Idade Média e Antiguidade apenas puderam ser desenvolvidos com a consulta de fontes primárias e publicações na biblioteca da Universidade Urbaniana, instituição que publica a Bibliographia Missionaria.


Na sua constituição, essa biblioteca é constituída hoje prlsbiblioteca do Collegio Urbano (Biblioteca Universitaria), remontante à biblioteca do Collegio di Propaganda Fide, e da Pontificia Biblioteca Missionaria, transferida apenas em 1979 da sede da Congregação da Evangelização dos Povos.


Os trabalhos em grande parte desenvolvidos em Roma tiveram a sua expressão em obra sobre os fundamentos da cultura cristã no mundo extra-europeu da era moderna, em particular no espaço do antigo Direito de Padroado Português, publicada no anuário do Institut für hymnologische und musikethnologische Studien, em 1989.


Por motivo dessa publicação, realizou-se sessão acadêmica na Universidade Urbaniana, sob a presidência de S.E. Josef Cardeal Ratzinger. Convocada pela Consociatio Internationalis Musicae Sacrae e pelo Pontificio Istituto di Musica Sacra, essa sessão adquiriu atualidade sob o pano de fundo das discussões em meios eclesiásticos e científico-culturais concernentes às comemorações dos 500 anos da Evangelização do continente americano, contribuindo a uma objetivação das reflexões.


Nessa sessão, tratou-se da necessidade de consideração, nos estudos culturais de relações entre a Europa e as regiões extra-européias, de desenvolvimentos ocorridos anteriormente à fundação da Propaganda Fide, em 1622, o que exige a consideração de procedimentos anteriormente empregados e de desenvolvimentos desencadeados pelos encontros culturais.


Considerou-se aqui a necessidade de levantamento e análise de outras fontes históricas e o emprêgo de outros métodos, o que apenas poderia ser realizado refletindo-se sobre a divisão disciplinar convencional em direcionamento da atenção a processos, como proposto no programa de intereções euro-brasileiro.


Não só a área disciplinar da Etnomusicologia deveria ser revista nos seus princípios teóricos, mas também a musicologia histórica deveria superar as suas delimitações continentais e o eurocentrismo, considerando resultados da pesquisa cultural empírica. Em ambos os casos, a pesquisa de fundamentos na Antiguidade surgia como pressuposto para a compreensão do edifício cultural, de imagens e seus mecanismos intrínsecos.


Esse estudo de fundamentos surgia sobretudo como necessário para a revisão de interpretações e hipóteses de origem de expressões culturais tradicionais, em particular daquelas afro-brasileiras. Essa necessária renovação da afro-americanística foi debatida na sessão com representantes de institutos especializados na área de diversas universidades, entre elas a de Bologna.


O Prefeito da Congregação expressou na oportunidade o desideratum da instituição de uma cátedra de Etnomusicologia no Pontificio Istituto di Musica Sacra.


 
A.A.Bispo e J. Cardeal Ratzinger 1991. Arq. A.B.E.


Bispo,Overath, Cardeal Ratzinger, Baroffio 1991. Arq. A.B.E.


Sessao na Urbaniana 1991. Arq. A.B.E.