BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 

Steyler Missionswissenschaftliche Institut em Sankt Augustin/Bonn


O Instituto missiológico dos Steyler - Sociedade do Verbo Divino - sediado em Sankt Augustin, próximo a Bonn, prestou repetidas vezes inestimáveis auxílios e cooperação com os estudos culturais desenvolvidos a partir do programa euro-brasileiro de interações para a renovação de perspectivas iniciado em 1974.


A biblioteca desse instituto - ao lado do museu missionário - com ca. de 30.000 volumes, salienta-se sobretudo por suas coleções de periódicos missionários, em geral de difícil acesso e que representam fontes de fundamental relevância não apenas para o estudo de dados do passado mais distante, como também de tendências do pensamento e desenvolvimentos mais recentes da história cultural de muitos países.


O próprio instituto publica a série Studia Instituti Missiologici SVD, Verbum SVD e a crônica Steyler Missionschronik. Para estudos dirigidos a processos, e que focalizam sobretudo mudanças culturais e métodos transformativos que a elas levaram ou a elas reagiram, o estudo dessa literatura missionária é indispensável.


Desde 1976, a direção e os pesquisadores do instituto deram apoios ao desenvolvimento dos trabalhos euro-brasileiros, possibilitando o uso de seus acervos. Esse auxílio tornou-se ainda mais importante com a criação, sob direção brasileira, da seção de Etnomusicologia do Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos de Colonia/Maria Laach em 1977.


As fontes conservadas no instituto - e os materiais do museu etnológico/missionário - foram de fundamental importância quando da realização dos estudos relativos a correntes de pensamento cultural e a desenvolvimentos das reflexões na África para o simpósio etnomusicológico realizado no âmbito do Congresso Internacional de Música Sacra em Bonn e Colonia, em 1979.


Nessa ocasião - como em muitas outras - o museu de Sankt Augustin foi alvo de visitas organizadas aos pesquisadores brasileiros e latinoamericanos em geral participantes do evento.


A biblioteca do instituto de Sankt Augustin representou uma das mais importantes das consultadas para o desenvolvimento dos estudos sôbre os fundamentos do processo de transformação cultural desencadeado pela expansão portuguesa. Os resultados desse trabalho, publicados, serviram como base do Colóquio Internacional „Tradições Cristãs e Sincretismo“, levado a efeito em 1989 com a participação de representantes de universidades e centros de pesquisa do Brasil em várias cidades alemãs. Incluiu-se, na programação, uma visita ao museu de Sankt Augustin.


A cooperação com o I.S.M.P.S. deu-se sobretudo pelo fato desse instituto realizar trabalhos de pesquisa e eventos por motivo das comemorações dos descobrimentos portugueses.


Na preparação dos trabalhos a serem efetuados em Hongkong e Macau por ocasião da passagem desses territórios à China, a contribuição do China-Zentrum de Sankt Augustin foi fundamental. Por solicitação do I.S.M.P.S., essa instituição enviou um dos seus especialistas ao simpósio internacional realizado em decorrência desse projeto em Portugal, em 1998.


Também de grande valor foi a biblioteca e as publicações do instituto para outros trabalhos da A.B.E./I.S.M.P.S. relativos à Africa e ao Extremo Oriente, entre êles aqueles realizados na Malásia, na Tailândia e na China, sempre desenvolvidos a partir de referenciações com o Brasil.

Cooperacao China-Zentrum e ABE 1998.  Arquivo A.B.E.


Cooperacao China-Zentrum e ABE 1998.  Arquivo A.B.E.


Cooperacao China-Zentrum e ABE 1998.  Arquivo A.B.E.