Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares


Os trabalhos da Academia Brasil-Europa relacionados com Goiás remontam aos anos que levaram à fundação, em 1968, da entidade que constitui hoje a Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais e estudos culturais em relações internacionais.

Os esforços tinham como escopo a renovação teórica dos estudos culturais através de um direcionamento da atenção a processos, evitando-se categorizações de objeto (erudito, popular e folclórico) e procurando-se a superação refletida de

delimitações disciplinares, sobretudo daqueles entre a história e a pesquisa empírica da cultura.


Significado de Goiás para os estudos culturais e sua renovação teórica

Goias. Fotos A.A.Bispo©
Nas considerações relativas à situação dos conhecimentos relativos aos diferentes Estados do Brasil sob a perspectiva das novas orientações, Goiás salientou-se, por diversos motivos.


Goias. Fotos A.A.Bispo©
Representava de modo privilegiado o Brasil Central, região então que concentrava as  atenções devido à relativamente recente construção da nova capital, desmembrada de sua área.


Representava, também de modo especial, o processo histórico de expansão partida do litoral no período colonial, em particular de São Paulo e que agora experimentava uma nova e intensa fase.


O Estado de Goiás surgia, assim, como de especial relevância para estudos orientados segundo processos. Sob essa perspectiva, as cidades históricas e a história cultural de Goiás testemunhavam mecanismos expansivos e de difusão estreitamente relacionados com São Paulo e com a história global da colonização, cristianização e expansão.


Também o patrimônio das expressões culturais tradicionais de Goiás, - que sempre ocupou posição privilegiada nos estudos de folclore, conhecido nacionalmente sobretudo pelas suas Lutas de Cristãos e Mouros, Cavalhadas, Folias e várias outras manifestações -, apresentava novas possibilidades de tratamento e nova relevância se considerado privilegiadamente em estudos voltados a processos históricos e à análise de seus mecanismos, de sua estrutura e significados.


Uma outra razão, porém, fazia com que Goiás surgisse como Estado de particular significado para os estudos culturais a caminho de uma atualização de perspectivas: o fato de abrigar o Parque Nacional do Xingú, com povos indígenas de patrimônio cultural de extraordinário significado para todo o Brasil, para as Américas e mesmo para a Humanidade.


Goiás sempre esteve no centro das atenções da Etnologia indígena e, através de publicações de cunho de difusão popular, também na consciência geral em assuntos relacionados com indigenas. O Estado de Goiás demonstrava de forma particularmente evidente a necessidade de uma cooperação mais estreita entre representantes de diferentes disciplinas.


Mudanças culturais e o papel dos meios de comunicação na difusão e na construção de imagens

Goias. Fotos A.A.Bispo©
A atenção dirigida a processos em vigência e às mudanças culturais no presente pressupunha a consideração do papel desempenhado pelos meios de comunicação, então designados como "de massa". Reconheceu-se que esse papel não se resumia ao de mera difusão, mas sim que incluia o da construção de imagens, não apenas relativamente a artistas e figuras da vida pública, mas sim também, mais amplamente, ao de visões e visualizações.


A ação desses meios no complexo cultural, em particular quanto à interação entre a cultura popular "de massas", a "folclórica" e a "erudita" deveria, sob os novos princípios propugnados, ser considerada em contextos determinados.


Realizou-se, para isso, em 1970, a partir de Brasília, trabalhos de observação e contatos no próprio Estado.


Goiás na Músico-Etnologia e na pesquisa cultural


Em estreito relacionamento com o Museu de Artes e Técnicas Populares da Associação Brasileira de Folclore, Goiás passou a ser considerado em cursos, reuniões e pesquisas relativas à atualização teórica dos estudos culturais do Centro de Pesquisas da entidade então constituída.


Com a instituição da disciplina Etnomusicologia - compreendida como Músico-Etnologia - nos cursos de Licenciatura da Faculdade de Música e Educação Artistica do Instituto Musical de São Paulo, em 1972, abriram-se novas perspectivas para o desenvolvimento dos estudos relativos a Goiás. Tratando-se de cursos de Licenciatura e de especialização, estudantes provenientes de Goiás, já muitos com experiência profissional, passaram a dar contribuição com os seus conhecimentos ao desenvolvimento dos trabalhos.


Estudos em rêdes internacionais. Projeto Goiás/Europa "August de Saint-Hilaire"


A partir de 1974, deu-se início ao levantamento de fontes e materiais relativos aos Estados do Brasil em bibliotecas e museus da Europa.


Constatando-se o significado extraordinário do relato de viagem de August de Saint-Hilaire (1779-1853) para os estudos histórico-culturais, de expressões culturais e mesmo do processo de mudança das culturas indígenas de Goiás, decidiu-se dar o nome desse botânico e observador cultural ao projeto de estudo de documentação referente a Goiás em instituições européias.


Estudos de Goiás em rêdes eclesiásticas


Em 1977, deu-se início das trabalhos culturais em rêdes eclesiásticas e missionárias relativas a Goiás através do departamento de Músico-Etnologia de instituto de pesquisas de organização pontifícia, cujos trabalhos possuiam dimensões internacionais.


Devido a seu diversificado patrimônio de expressões vinculadas a festas do calendário religioso, Goiás esteve constantemente presente nesses trabalhos, desenvolvidos sobretudo na Alemanha e no Vaticano.


Assim, Goias foi considerado em sessões euro-brasileiras paralelas ao Simpósio Etnomusicológico realizado em Bonn, em 1979.


No programa de cooperação internacional dedicado à questão de recepções culturais recíprocas, com a participação de pesquisadores goianos, entre eles Yara Moreira e Niomar de Souza Pereira, Goiás esteve representado com estudos relativos às tradições das Folias de Reis. Publicado no Vaticano, em coletânea de autores brasileiros, os textos foram concebidos como subsidios para os debates no Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", realizado em São Paulo, em 1981.


Na fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia, ocorrida no âmbito desse evento, Goiás esteve representado, assim como no primeiro Forum Brasil-Europa e na primeira Semana Brasil-Alemanha de Música, em 1981/82.


Bases teóricas de interpretações de sentido de expressões culturais


Tanto os estudos das Folias como também as pesquisas relativas aos Cristãos e Mouros e às Cavalhadas despertaram a atenção para o fato de que aqui não se trata apenas de recepção cultural no sentido de difusão de costumes, mas sim de expressões relevantes de uma linguagem visual que deve ser compreendida segundo os seus próprios critérios.


Goiás contribuiu aqui de forma significativa para o direcionamento da atenção à análise da linguagem visual e da hermenêutica, o que determinou um caminho temático que se refletiu em eventos no Brasil e na Europa.


Paralelamente, deu-se prosseguimento ao levantamento de fontes históricas relativas à difusão dessas expressões no espaço da expansão européia nos primeiros seculos da colonização, possibilitando o aprofundamento histórico das pesquisas relativas às tradições brasileiras e à sua inserção em processos globais.


Expressões tradicionais de Goiás foram consideradas em conferências, simpósios e publicações, entre elas em estudo sobre os fundamentos da cultura cristã no mundo extra-europeu da Idade Moderna, apresentado e, 1989/90 em vários países e no Vaticano.


Tradições de Goiás foram consideradas no primeiro colóquio internacional de estudos euro-brasileiros, dedicado ao tema "Tradições Cristãs e Sincretismo no Brasil" (1989). Entre outros temas, a pesquisadora e cantora Ely Camargo tratou das relações entre as pesquisas da cultura tradicional e processos difusivos através da música popular e do seu emprêgo em atividades pastorais.

Estudos de fundamentos na cultura e na pesquisa e análise de transformações culturais


Um papel particularmente significativo coube a Goiás nos congressos realizados respectivamente em 1987, em São Paulo, e em 1992, no Rio de Janeiro.


Os estudos culturais goianos foram representados por pesquisadores de Goiás, devendo-se aqui salientar a Profa. Dra. Maria Augusta Calado Rodrigues.


No congresso de 1987, essa pesquisadora considerou a situação e as perspectivas dos estudos relativos à cultura musical sob as novas circunstâncias resultantes da criação do Estado de Tocantins, de consequências para a identidade goiana, para a historiografia e para os vários ramos dos estudos culturais. No congresso de 1992, acentuou sobretudo elos euro-brasileiros nos processos culturais à luz de uma análise de textos eclesiásticos provenientes da Península Ibérica.


Em ambos os eventos participou também de forma particularmente significativa a a Profa. Niomar de Souza Pereira, do Museu de Folclore da Associação Brasileira de Folclore e da Faculdade Carlos Gomes, analisando documentário de expressões culturais.


Ambas as pesquisadores cooperaram de forma intensa ao desenvolvimento dos trabalhos da A.B.E. e seus institutos nos anos seguintes, participando em projetos, simpósios e publicações.


Estudos de culturas indígenas e estudos teóríco-culturais


As culturas indígenas de Goiás receberam particular atenção no âmbito de projeto desenvolvido a partir de 1992 e que contou com a participação de diferentes universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do Exterior. Apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, por órgãos oficiais brasileiros, pela FUNAI e pelo Museu Nacional, o projeto incluiu um plano de pesquisas a ser realizado em Goiás para um grupo de especialistas sugerido pelo Museu Nacional.


Para a organização e a preparação do projeto no próprio Estado, a A.B.E. realizou encontros em diferentes instituições de Goiânia, em Goiás e Pirenópolis.


Também aqui os objetivos inseriram-se no escopo da organização, ou seja, dirigiram-se sobretudo ao estudo de processos de transformação e visavam a cooperação interdisciplinar entre antropólogos culturais, sociólogos, historiadores e pesquisadores de folclore.


Para isso, realizaram-se consultas em institutos e arquivos da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Católica, assim como junto a pesquisadores isolados e autoridades governamentais e eclesiásticas, salientando-se aqui a Diocese de Goiás.


Trabalhos de observação e pesquisa foram desenvolvidos sobretudo no Araguaia. Com base nesses trabalhos preparatórios sugeriu-se, então, ao Departamento de Etnologia do Museu Nacional que se organizasse um projeto de pesquisas da cultura carajá. Esse projeto pôde ser realizado graças à atuação da pesquisadora Sueli Brígido Neves, indicada pelo ISMPS e preparada em eventos anteriores a respeito da orientação e dos questionamentos da instituição.


Estudos culturais de Goiás sob a perspectiva da Antropologia Simbólica


Os resultados das pesquisas sobre a cultura carajá foram publicados e discutidos em várias ocasiões, no Brasil, em Portugal e na Alemanha. Salientam-se, aqui, encontros em Maria Laach (1994 e 1995), em Colonia (1997, 1999), em Lagos e Braga (1998 e em São Paulo (1998). As interpretações imagológicas da pesquisa foram discutidas sob a perspectiva da Antropologia Simbólica e analisadas em cotejo com expressões similares relativas a concepções de Criação em outros contextos culturais.

  


Goiás no Triênio pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil


Tanto os estudos relacionados com a linguagem visual e o sentido intrínseco de expressões culturais de Goiás como aqueles dedicados às culturas indígenas e suas transformações foram tratados no Congresso Internacional "Música e Visões" para a abertura dos eventos pelos 500 anos do Brasil.


A simbologia do combate entre cristãos e mouros foi considerada por pesquisadores espanhóis, comparando tradições ibéricas com as brasileiras no Colóquio „Brasil 2001“ da A.B.E.. Motivou tambem uma sessão especial dedicada ao tema no congresso de encerramento do triênio, realizado em Parati, em 2002, assim como a conferência de abertura do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de fundação de São Paulo, em 2004.


Visões gerais do desenvolvimento dos estudos relativos a Goiás no âmbito da A.B.E., seu significado e suas perspectivas futuras foram apresentadas na sessão realizada na Sala do Índio do Museu de Históría Diplomática do Itamaraty, no Rio de Janeiro, em 2002, considerando-se sobretudo questões de Direitos Humanos nas suas relações com os estudos culturais.


Contribuição de Goiás para o desenvolvimento dos estudos culturais em geral


Universitários europeus foram levados a ocupar-se com temas relativos a Goiás em vários seminários desenvolvidos nas universidades de Bonn e Colonia, assim como em colóquios da A.B.E.. Complexos temáticos particularmente tratados a partir de expressões culturais de Goiás continuam a representar fundamentos de estudos, tambem relativos a outros contextos e revelam-se como de particular atualidade.


                   


Publicações

relacionadas com os trabalhos:


Bispo, Antonio A. "Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens: Stand und Aufgaben der Forschung IV: Zur Geschichte der Forschung". in Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens III: Ein Projekt durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius/Jahrbuch 2000/2001, Roma e Colonia 2002, 9-419


Brígido, Suely. "A imagem do princípio/Das Bild des Ursprungs", in A.A.Bispo, Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens I: Ein Projekt durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius/Jahrbuch 1994/95, 271-426

------. "A imagem do princípio como fundamento para novas reflexões", in A.A.Bispo, Atas do Congresso Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões, Colonia: ABE/ISMPS 2000, 121-140

------. "Zu: Gedächtnis und Bilder des Ursprungs in indigenen Repräsentationen der Lebensgeister aus dem Wasser: Erinnerung an die Geschichte einer programmatischen Forschung", in A.A.Bispo e H. Hülskath (eds), Musik, Projekte und Perspektiven, Colonia: ABE/ISMPS 2003, 333-334


Calado Rodrigues, Maria Augusta. "Resohó: A canção de ninar dos Karajá de Aruanã, Goiás", in A.A.Biispo,  Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens I: Ein Projekt durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius/Jahrbuch 1994/95, Roma-Colonia 1997, 191-238

-------. "Os sons do povo invisível/Klänge des unsichtbaren Volkes", in A.A.Bispo,  Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens I: Ein Projekt durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius/Jahrbuch 1998/99, 289-306

-------. "Iny do fundo das águas". in A.A.Bispo, Atas do Congresso Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões, Colonia: ABE/ISMPS 2000, 141-148

-------. "Zu: Dimensionen der Erschließung. Ein Tonarchiv der Erinnerungen an geleitete Durchdringung von Natur und Kulturen expansiver Fronten des 20. Jahrhunderts", in A.A.Bispo e H. Hülskath (eds), Musik, Projekte und Perspektiven, Colonia: ABE/ISMPS 2003, 333-334


Camargo, Ely. "Zur Notwendigkeit der Untersuchung von Volksmusiktraditionen für die Praxis", in A.A.Bispo, Beiträge über christliche Volkstraditionen und synkretistische Erscheinungsformen religiöser Überlieferungen in Brasilien,  Musices Aptatio, Liber Annuarius 1989/90, Roma-Colonia, 1996, 154-159


Guerra, Dirce. "Zu: Historische Evidenzen des Reconquista-Prozesses als kollektive Erfahrung des Abendlandes im Gedächtnis kolonisierter Kultur", in A.A.Bispo e H. Hülskath (eds), Musik, Projekte und Perspektiven, Colonia: ABE/ISMPS 2003, 320-321


Moreira, Yara. "Música nas Folias de Reis 'Mineiras' de Goiás", in A.A.Bispo et alii, Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis, Musices Aptatio, Liber Annuarius 1981, Roma: Urbaniana 1981, 237-250


Nunes, Maria Eugênia B.A. "Acervo sonoro do I.G.P.A./Das Tonarchiv do I.G.PA.", in Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens II: ein Projekt unter Leitung von A. A. Bispo durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius 1996/97, Jahrbuch, Roma-Colonia 1999, 251-266


Rios Pedroso, Dulce Madalena. "Os índios Avá-Canoeiros/Die Avá-Canoeiro-Indianer", in A.A.Bispo (org.), Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens III: Ein Projekt durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius/Jahrbuch 1998/99, Roma e Colonia 2000, 279-288


Souza Pereira, Niomar. "Música religiosa folclórica na Folia, Bandeira, Companhia do Divino",  in A.A.Bispo et alii, Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis, Musices Aptatio, Liber Annuarius 1981, Roma: Urbaniana 1981, 251-286

-------. Zu "Memoria, Permanenz, Perspektiven und Anlysen tradierter Repräsentationen des Kampfes zwischen Islam und Christentum in der Popularkultur", in A.A.Bispo e H. Hülskath (eds), Musik, Projekte und Perspektiven, Colonia: ABE/ISMPS 2003, 312-319


Teixeira, Andrea Luisa. "Música para flauta de índios do Xingú/Flötenmusik indianischer Völker des Xingú-Gebietes", in A.A.Bispo (org.), Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens III: Ein Projekt durchgeführt mit Unterstützung durch das Auswärtige Amt der Bundesrepublik Deutschland, Musices Aptatio, Liber Annuarius/Jahrbuch 2000/2001, Roma e Colonia 2002, 512-528


Cidades

principais locais de trabalhos


Anapolis

Aruana

Brasilia

Goiania

Goias

Pirenopolis




Cronologia
dos trabalhos


1968. São Paulo. Fundação da organização de renovação dos estudos culturais ND. Estudos de processos e difusão.

1969. São Paulo. Estudos da arquitetura, urbanismo, planejamento e estudos culturais no Brasil: Goiás. Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de História da USP, Centro ND.

1970. São Paulo. Expressões culturais em contextos regionais: Folclore de Goiás sob a perspectiva de processos difusivos. Centro de Pesquisas ND, Museu de Artes e Técnicas Populares/Folclore, Centro ND.

1975. Colonia. Universidade. Estudos de relações Europa-Brasil: Fontes bibliográficas e documentais sobre Goiás em instituições européias.

1976. Colonia. Universidade. Pesquisa musicológica de orientação cultural: Goiás.

1977. Colonia, Maria Laach e Roma. Início dos trabalhos relacionados com Goiás em instituições e rêdes eclesiásticas e missionárias.

1979. Bonn. Simpósio Internacional. Renovação epistemológica dos estudos. Trabalhos sobre recepção cultural.

1980. Roma. Apresentação e discussão de pesquisas sobre tradições de Goiás.

1980. Maria Laach. Apresentação e discussão dos resultados de trabalhos em andamento sobre Goiás.

1981. São Paulo. Lançamento de publicação com estudos relativos a tradições de Goiás e discussão no I Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira".

1987. São Paulo. Congresso Brasileiro de Musicologia. Situação dos estudos e das pesquisas em Goiás sob as circunstâncias criadas pela separação do Tocantins.

1989. Speyer, Kiedrich, Eibingen, Bonn. Colóquio Internacional de tradições cristãs, sincretismo e mística. Sessão dedicada a tradições religiosas de Goiás.

1992. Goiás no Congresso Internacional dedicado a fundamentos culturais e teóricos. Pesquisa de M.A.Calado Rodrigues sobre o Passionario Toledano em Goiás.

1993. Goiás, Goiânia e Pirenópolis. Início dos trabalhos euro-brasileiros apoiados pelo Ministério do Exterior da Alemanha em colaboração com universidades do Brasil e do Exterior. Encontros para a constatação da siituação in loco dos estudos histórico-culturais, etnológicos e da museologia. Sessão na Diocese de Goiás e eventos.

1993. Aruanã. Continuidade do programa de pesquisas e das preparatórias para envio de grupo de pesquisadores sugerido pelo Museu Nacional.

1994 e 1995. aldeias indígenas. Viagens de pesquisadores contratados para a realização de pesquisas. Em cooperação com o Museu Nacional. Direção geral do projeto: A.A.Bispo.

1997. Colonia. Conferência sobre os karajás pela pesquisadora Sueli Brígido, contratada para o projeto.

1998. Lagos e Braga. Lançamento de publicação com relatos dos trabalhos realizados sobre culturas indígenas de Goiás no âmbito do projeto.

1998. São Paulo. Goiás no Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica.

1999. Colonia. Conferências e debates sobre música e visões nos estudos culturais de Goiás para a abertura do Triênio de eventos pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

2002. Colonia. Goiás no colóquio Internacional „Europa e o universo sonoro indigena“ da A.B.E.

2002. Maria Laach. Lançamento de publicação. Pesquisadores europeus no Brasil na sua inserção histórico-cultural: Goiás. Sessão e publicação em memória a Jesco von Putkammer.

2002. Parati. Conferência sobre situação das pesquisas histórico-musicais de Goiás nas suas relações com a pesquisa da cultura popular. Cultura luso-goiana e memória na pesquisa das modinhas.

2004. São Paulo. Conferência no Teatro Municipal sobre estudos culturais de Goiás nas suas relações com São Paulo por ocasião da comemoração dos 450 anos de São Paulo.



Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.

(em elaboração)

  1. A mulher na valorização da arte indígena. Lembrando artigo sobre o plumário de Elisabeth Krickeberg (1861-1944) a partir do papel do homem e de ligas masculinas de Heinrich Schurtz (1863-1903) sob o pano de fundo de um desenvolvimento de reflexões remontante ao Brasil

  2. Domingos José Gonçalves de Magalhães, Visconde de Araguaia (1811 - 1882) sob o signo de Alphonse de Lamartine (1790-1869). O "Manifesto" do Romantismo brasileiro em Paris: Suspiros poéticos e Revista Brasiliense

  3. Isabelle, Comtesse de Paris e os estudos euro-brasileiros. 5 anos de seu falecimento

  4. Presença do Passionário Toletano (1702) nas "Minas dos Guaiazes", sertão do Brasil

  5. Imagens e princípios. Homenagem a Desidério Aytai

  6. Iny do fundo das águas

  7. A imagem do princípio dos índios Karajá como fundamento para novas reflexões

  8. A polifonia na música de alguns grupos indígenas brasileiros

  9. Fontes estrangeiras para uma história da apreensão das culturas indígenas: Erich Wustmann / Texte europäischer Reisender als Quellen einer Geschichte fremder Wahrnehmung: Erich Wustmann

  10. Filmes documentários como fontes históricas para a pesquisa e a reconstrução da história e da identidade indígenas / Dokumentarfilme als historische Quellen für Wissenschaft und Rekonstruktion indigener Geschichte und Identität






 










Fotos A.A.Bispo
© Arquivo A.B.E.

 

BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (registrada em 1968)


Academia Brasil-Europa
de Ciência da Cultura e da Ciência
e institutos integrados ISMPS/IBEM

Dir. Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

 
©

GOIÁS

 

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