BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 

A Embaixada do Brasil na Alemanha vem apoiando há décadas os trabalhos científico-culturais eurobrasileiros conduzidos no âmbito do programa de interações iniciado no Brasil em 1968 e em 1974 na Alemanha e que tem a sua continuidade na A.B.E. e no instituto de pesquisas I.S.M.P.S. e.V..


Em agosto de 1981, o Embaixador do Brasil presidiu a sessão de lançamento de publicação com os resultados do primeiro projeto de cooperação entre pesquisadores culturais brasileiros e instituições européias, em particular alemãs, dedicado ao complexo temático da Recepção Cultural no Brasil e suas reciprocidades. Essa publicação teve como objetivo servir de ponto de partida para os debates que se realizaram no Simpósio Internacional em São Paulo, patrocinado pelo Govêrno do Estado.


Em 1982, a primeira Semana de Música Alemã-Brasileira (Deutsch-Brasilianische Musikschulwoche) e o Leichlinger Musikforum para estudos de relações entre Educação e Ciência, Ensino Musical/Artístico e Pesquisa em relações internacionais e inter- e transculturais, com a primeira sessão dedicada à imagem do Brasil, foram realizadas sob o patrocínio da Embaixada, sendo encerrados pelo Secretário Sérgio Cunha.


Assim como esse diplomata, também o Secretário Eduardo Affonso Penna acompanhou de perto e com intensidade os trabalhos desenvolvidos nos anos que se seguiram, muitos deles nascidos de encontros realizados em Colonia e em Bonn. Foi através da Embaixada que publicações puderam ser recebidas e enviadas, entre outras aquelas do Instituto Interamericano de Musicologia de Montevideo, remetidas para a sua representação européia então criada e para o projeto então concebido de edição de monumentos da música brasileira.


Em 1987, por motivo do Centenário de Heitor Villa-Lobos, e seguindo-se a congresso internacional realizado em São Paulo, a sua comemoração na Alemanha, aberta com concerto/conferência em Colonia, foi sugerida e apoiada pela Embaixada através do empenho do Secretário Fernando . Nesse mesmo ano, em comemoração ao Centenário do compositor Oscar Lorenzo Fernandez, o I.S.M.P.S. realizou, no Schloss Burg, concerto/conferência que contou com o patrocínio da Embaixada e a presença do Embaixador Lorenzo Fernandez. Este Embaixador honrou com a sua presença conferência sobre processos formativos músico-culturais no Brasil a partir de pesquisas do I.S.M.P.S. no Clube Ibérico de Bonn.


Em 1989 realiou-se, sob o patrocínio da Embaixada, o Colóquio Internacional „Tradições Musicais e Sincretismo no Brasil“, realizado em diferentes cidades do Reno, em particular em Bonn e Colonia e que reuniu grande número de pesquisadores culturais brasileiros, portugueses e alemães. A sessão inaugural dos trabalhos em Bonn foi aberta por representante da Embaixada.


A realização do projeto relativo às culturas musicais indígenas do Brasil patrocinado pelo Auswärtiges Amt da Alemanha a partir de 1992 não teria sido possível sem o apoio da Embaixada do Brasil. Através dela obteve-se a anuência e o apoio de ministérios e outros órgãos brasileiros para o desenvolvimento das viagens de pesquisas. Encontros com representante da Embaixada tiveram lugar em Bonn, Colonia e em Pirenópolis/GO.


Em 1997, a abertura do Centro de Estudos da A.B.E. em Colonia decorreu sob o patrocínio da Embaixada. O Ministro Luis Fernando Serra proferiu nessa ocasião discurso no qual considerou o significado dos estudos e das iniciativas da organização e confirmou o contínuo apoio da Embaixada no seu desenvolvimento futuro. Várias outras sessões realizadas no centro de Colonia contaram com a presença e o apoio da Embaixada.


Em 1999, o Congresso Internacional „Música e Visões“ para a abertura das comemorações científico-culturais dos 500 anos do Brasil realizou-se sob o patrocínio da Embaixada do Brasil e o apoio do Embaixador Roberto Abdenur. Representantes da Embaixada receberam os participantes da sessão inaugural do evento no auditório da Deutsche Welle e proferiram discursos de saudações.


Na recepção de 7 de setembro na Redoute de Bad Godesberg, que encerrou o Congresso e ao mesmo tempo marcou a despedida da Embaixada de Bonn devido à sua transferência a Berlim, S.E. Embaixador Roberto Abdenur discorreu sobre o trabalho da A.B.E. e apresentou-se concerto com obras brasileiras.


O encerramento do triênio pelos 500 anos do Brasil no Rio de Janeiro, em 2002, contou com a presença do Secretário Sérgio Cunha. Em 2009, a A.B.E. patrocinou um ciclo de estudos na América Central e Caribe dedicados à memória de Eduardo de Affonso Pena, por ter este atuado no Panamá. Em 2010, em encontro com o Embaixador na Embaixada em Berlim, colocou esta as suas dependências à disposição para a realização de eventos da A.B.E..


Abertura do centro da ABE 1998. Copyright ABE


Abertura do centro da ABE 1998. Copyright ABE


Membros da Embaixada na ABE 1998. Copyright ABE