Bucarest. Foto A.A.Bispo. Copyright. Arquivo A.B.E.
Os trabalhos da Academia Brasil-Europa relacionados com a Romênia desenvolveram-se inicialmente a partir de estudos musicais. No centro de pesquisas em musicologia da entidade de renovação dos estudos culturais que hoje constitui a organização Brasil-Europa, fundada em 1968, discutiram-se, a partir das "seis danças populares romenas" (1915) de Béla Bartók (1881-1945), questões relativas ao emprêgo de material folclórico na composição musical, estabelecendo-se elos com procedimentos similares no Brasil.


Expressões culturais romenas, com base em gravações realizadas sob a direção de Constantin Brăiloiu (1893-1958) foram consideradas no âmbito da disciplina Etnomusicologia na Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, em 1972. Concepções teóricas desse autor foram discutidas no contexto de renovação teórica dos estudos de Folclore musical no Museu de Artes e Técnicas Populares da Associação Brasileira de Folclore e da introdução da disciplina Etnomusicologia no Brasil.


Em 2011, a A.B.E. realizou-se amplo programa de atividades na Romênia motivado pelos 150 anos de ASTRA - Asociatiunii Transilvane pentru Literatura Româna si Cultura Poporului Român e pelos 130 anos do compositor George Enesco (1881-1955). Os trabalhos dedicados a este violinista e compositor romeno, que estudou com compositor latinoamericano que viveu vários anos no Brasil, inseriram-se no programa da A.B.E. motivado pelo ano Liszt 2011. Foram preparados por trabalhos realizados em outras regiões da Europa que pertenceram, no passado, ao Império Áustro-Húngaro.


Bucarest. Foto A.A.Bispo. Copyright. Arquivo A.B.E.
Relações e paralelos entre a Romênia e o Brasil foram estudados sob diversas perspectivas e em diferentes contextos. Uma atenção particular foi dada aos vínculos entre o Romanianismo que marcou o movimento que levou à união do Moldau e da Valáquia, no século XIX, com o mundo latino, em particular com a França. Nesse contexto, explicam-se referências a elos entre Vasile Alexandrescu-Urechia (1834-1901), Louis Léon Prunol de Rosny (1837-1914) e Pedro II°.


A consideração dessa orientação romana da identidade romena, e que salienta o significado do país para os estudos euro-brasileiros, exige que se dirija a atenção a seus fundamentos históricos e culturais. Por essa razão, realizaram-se trabalhos em centros universitários, museus e sítios arqueológicos, focalizando-se em particular processos culturais relacionados com a colonização do Mar Negro e da inserção dessa esfera geográfica e de seus povos no edifício de imagens e concepções do mundo transmitido pela antiga mitologia.


Bucarest. Foto A.A.Bispo. Copyright. Arquivo A.B.E.
Um outro complexo geográfico-cultural que mereceu particular atenção foi aquele da área de colonização alemã da Transilvânia/Siebenbürgen, integrado no território da atual Romênia apenas após a Primeira Guerra Mundial. As questões que aqui se levantam sob a perspectiva dos estudos euro-brasileiros diferem sob muitos aspectos daquelas relativas às outras regiões romenas. Assim, a atenção foi dirigida aqui sobretudo a processos culturais de imigração e colonização alemã, de manutenção de identidade teuta e de suas transformações, com a finalidade de possibilitar cotejos que contribuam a um aprofundamento dos estudos teórico-culturais de regiões brasileiras também marcadas pela colonização alemã.


A consideração da história religiosa dessa região, marcada por radical Reforma e por movimentos de recatolização nas suas inserções no Império áustro-húngaro possibilita também uma melhor compreensão de dimensões globais de processos culturais que também se fizeram sentir no Brasil, em particular relativamente ao Barroco,


O significado da língua, da herança cultural e dos estudos históricos e de tradições no desenvolvimento da identidade romena e na constituição do país independente no século XIX faz com que a consideração da Romênia sob a perspectiva brasileira surja como de especial significado para a discussão de questões patrimoniais. Por essa razão, deu-se particular atenção ao trabalho de museus e de iniciativas voltadas à cultura tangível e intangível na Romênia, às suas tendências atuais no âmbito europeu, levantando-se a necessidade de reflexões mais aprofundadas relativamente à distinção entre cultura material e imaterial no debate patrimonial.




Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.


Rio Negro (PR). O Colégio São Luís de Tolosa como centro de formação religiosa e da prática musical - a banda a serviço do projeto anti-secularizador em interações de alemanidades. Bucovinos e Franciscanos alemães

Romênia e Brasil. Do patrimônio cultural "material" e "imaterial" na formação de novas gerações

Tulcea. Delta do Danúbio e delta do Amazonas - aproximações à luz do binômio Cultura/Natureza em função das dimensões transcontinentais do "cluster cultural danubiano"

Histria (Ἰστρίη). Arqueologia de processos culturais do mundo de colonização grega do Mar Negro e suas repercussões no patrimônio cultural do Ocidente

Constanța. Fundamentos de edifícios de imagens e de interações de meios de expressão em perspectivas brasileiras e romenas. A lira nas trevas e o exílio de Ovidio no Mar Negro no patrimônio humanístico

Adamclisti. Tropaeum Traiani como marco aterrorizador do triunfo sobre a barbárie -
Marte e a identificação com o mundo romano dos Romenos

Ion Corvin e Dervent - A cristianização da terra do Mar Negro e a potencialidade de imagens na tradição hagiográfica: a gruta de Santo André de Ion Corvin e Santo André "da borda do campo" no Brasil

Snagov. Imagens da crueldade e do beber sangue em povos associados à barbárie no mundo antigo. Da "capital do lobisomem" no Brasil e do Drácula na imagem da Romênia

Cortea de Arges. Ortodoxia, identidade romena e o Ocidente. S. Neagoe Basarab (1481-1521) e seu significado em contextos internacionais. Simpósio "Sfântului Neagoe Basarab Print al Pacii si al Culturii"

Târgoviște. Dimitrie Cantemir (1673-1723): geógrafo e musicólogo entre a Europa, Turquia e Rússia: sua atualidade nos estudos interdisciplinares de processos culturais. Pelos 110 anos de nascimento e 20 de morte de Martin Braunwieser (1901-1991)

Voroneț. Os "cordões" nas tradições brasileiras e a ordenação visual do Juízo Final nas pinturas externas da  "Capela Sixtina do Leste"

Probota. "São Nicolau da Clareira da Floresta" e a superação do mundo das trevas nas igrejas de Ștefan cel Mare/Estêvão Magno (ca. 1433-1504) e Petru Rareș (ca. 1487-1546)

Arbore. São João Batista na Deesis dos painéis das igrejas do Moldau e o significado do "lado esquerdo" nos estudos de tradições culturais brasileiras

Sucevita. A escada celestial de Johannes Climacus e a procura da perfeição nas representações pictóricas da Bucovina e nas tradições do Brasil

Moldovita. O cerco de Constantinopla do ano de 626 nas paredes das igrejas da Bucovina e as lutas de cristãos e mouros na tradição brasileira

Humor. Dormitio Mariae e Hino Akathistos: imagens no hino, hino em imagens. Patrimônio arquitetônico, pictórico e musical nas suas interrelações

Sibiu/Hermannstadt. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia I: historicidade de concepções

Brașov/Kronstadt. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia II: Reformação e ensino

Feldioara. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia III: habitações rurais

Homorod. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia IV: igrejas-burgo

Sighișoara/Schäßburg. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia V: cidades

Kerz/Cârta und Sibiu/Hermannstadt. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia VI: música sacra católica

Saschiz/Saschitz. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia VII: práticas do ciclo anual

Sibiu/Hermannstadt. Música tradicional como patrimônio cultural. Da Etnomusicologia a uma musicologia de orientação teórico-cultural: consequências para a discussão patrimonial. Revendo concepções de Constantin Brăiloiu (1893-1958)

Sibiu/Hermannstadt. O Museu da Civilização Transilvaniana ASTRA nos 150 anos da Asociaţiunii transilvane pentru literatura româna și cultura poporului (1861-2011). De museu étnico a museu multicultural de região européia

Sibiu/Hermannstadt. Muzeul de Etnografie Universala "Franz Binder". Fundos patrimoniais de museus como objeto de estudos culturais: coleções de povos extra-europeus à época austro-húngara da Transilvânia. Arthur Soterius von Sachsenheim (1852-1913)

Sibiu/Hermannstadt. Museu Nacional Bruckenthal e Museu Saxônico Etnográfico e de Arte Folclórica Emil Sigerus (1854-1947). Consciência patrimonial em populações de ascendência alemã na Romênia e no Brasil

Iaşi. Universidade Alexandru Ioan Cuza e Palácio da Cultura. A cultura e a universidade no Moldau no vir-a-ser do Romanianismo e suas relações com o mundo latino

Bukuresti/Bukareste. A Academia Română e a diplomacia cultural nas relações entre a Romênia, a França e o Brasil. Vasile Alexandrescu-Urechia (1834-1901), Louis Léon Prunol de Rosny (1837-1914) e Pedro II°

Cluj-Napoca/Klausenburg. Universidade Babeș-Bolyai. A cultura e a universidade em situações multidiomáticas e pluriconfessionais: complexos teuto-romeno-húngaros na Transilvânia nas suas relações com o mundo latino

Bukuresti/Bukareste. Muzeul Satului. Sobre a orientação teórico-cultural na consideração da arquitetura em reflexões patrimoniais na Romênia e no Brasil

Bukuresti/Bukareste. Athäneum: George Enesco - elos e paralelos com o Brasil. Pelos seus 130 anos
























 


Bucareste. Fotos A.A.Bispo © A.B.E.

 

BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu

Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa

Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

©


ESTUDOS CULTURAIS EUROBRASILEIROS RELACIONADOS COM A

ROMÊNIA

 

Portal (português)     Portal (deutsch)      Revista     Contato     Convite     Impressum     Estatística     Atualidades