As preocupações e os impulsos nascidos no contexto do império czarista nas suas relações com esferas culturais mais a leste (Georgia) e regiões limítrofes da Ásia (Pérsia, Armênia, Turquia e outras) fundamentaram convicções relativas a uma necessidade de reconsideração do edifício de concepções da cultura ocidental a partir de estudos das suas bases segundo documentos e tradições do antigo Oriente.
No Colóquio de abertura dos trabalhos do terceiro milênio da Academia Brasil-Europa, realizados em cooperação com a Universidade de Colonia, uma das sessões foi dedicada às relações entre a Rússia e o Brasil. Pesquisadores russos trataram em especial do relevante papel desempenhado por coreógrafos e bailarinos russos no desenvolvimento da dança no século XX, também no Brasil. Os elos entre o nacionalismo russo e a história do movimento nacional na música brasileira voltaram a ser considerados. Obras de H. Villa-Lobos foram apresentadas por latino-americanos que realizaram os seus estudos no Conservatório de S. Petersburgo.
Dando continuidade aos trabalhos dessa sessão, realizou-se uma viagem de atualização de conhecimentos a S. Petersburgo, em 2004. Uma novo ciclo de estudos efetivou-se em 2013, quando tratou-se em particular da presença alemã na história russa e suas implicações para os estudos das relações Brasil-Alemanha.
Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)
•O Brasil nos diários de viagens pelo mundo de Emanuel Karl Heinrich Schmysingk von Korff (1826-1903), natural da Prússia do Leste, genro do compositor Giacomo Meyerbeer (Jakob Liebmann Meyer Beer,1791-1864)
BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa
Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo
ESTUDOS CULTURAIS EUROBRASILEIROS RELACIONADOS COM A
RÚSSIA