BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 

Consociatio Internationalis Musicae Sacrae


O desenvolvimento do programa de interações preparado no Brasil e iniciado na Europa em 1974, e que tem a sua continuidade nos trabalhos da A.B.E. e do I.S.M.P.S., teve relações estreitas com personalidades e iniciativas da Consociatio Internationalis Musicae Sacra (C.I.M.S.), a organização pontifícia de música sacra.


A aproximação e o trabalho de cooperação com essa instituição tornaram-se necessários devido ao significado da música sacra na formação cultural e na história da criação e da vida musical do Brasil.


Esse significado havia sido reconhecido e considerado desde o início do movimento renovador dos estudos culturais no Brasil, na década de sessenta. Nele atuaram várias personalidades da composição e da prática sacro-musical. Através desses pesquisadores, teólogos e músicos estiveram representadas no movimento diferentes correntes do pensamento, assim como posicionamentos quanto à situação decorrente das reformas conciliares.


Para a discussão desssas questões sob a perspectiva dirigida a processos culturais representada pela entidade então constituída, criou-se o Coral Gregoriano de São Paulo da Sociedade Nova Difusão. Várias das personalidades então envolvidas nas reflexões participaram posteriormente de eventos da C.I.M.S., entre elas Eleanor Dewey, José de Almeida Penalva e  José Geraldo de Souza.


A Consociatio Internationalis Musicae Sacrae, durante o Concílio Vaticano II, foi instituida canônicamente pelo Papa Paulo VI através do documento „Nobile subsidium Liturgiae“ no dia 22 de novembro de 1963. A organização passou a dar continuidade à organização de congressos sacro-musicais (Roma 1950, Viena 1954, Paris 1957, Colonia 1961), tendo sido a série prosseguida com o quinto e sexto congressos em Chicago-Milwaukee (1966) e Salzburg (1974). A organização também promoveu simpósios (Salzburg, Maastricht, Le Mans, Roma, Bozen, Fontgombault, Marselha, Praga e Chartres). O sétimo congresso teve lugar em 1980 em Bonn e Colonia. O oitavo congresso teve lugar em Roma, em 1985. Durante o Congresso, o Papa João Paulo II inaugurou as novas instalações do Pontificio Istituto di Musica Sacra, passando a ter ali a sede da C.I.M.S..Em 1990, a Assembléia Geral da organização teve lugar em Augsburg.


Os contatos brasileiros com a C.I.M.S. tiveram o seu início em 1976. A presença brasileira fêz-se sentir em vários eventos e ocasiões na Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e França. Em publicações da organização incluiram-se em diferentes ocasiões artigos referentes ao Brasil.


Decisivo para a saliente presença do Brasil nas atividades da C.I.M.S. foi o Congresso Internacional de Música Sacra realizado em Bonn e em Colonia em 1980. Em Assembléia da CIMS então realizada nomeou-se o responsável pelo programa euro-brasileiro - o editor deste site - para o corpo de Consiliarii da organização juntamente com Dr. Stephen B. G. Mbunga (Tanzania), PRof. Dr. Andrew MacCredie (Austrália) e Dr. Robert A. Skeris (USA).


Como primeiro ato da atuação brasileira foi proposta  a realização de um simpósio internacional no Brasil, dedicado ao tema „Música Sacra e Cultura Brasileira“. Esse simpósio foi possibilitado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e outras instituições brasileiras, destacando-se, na participação internacional, a C.I.M.S. através do Departamento de Etnomusicologia do seu instituto de pesquisas.


Em várias ocasiões houve a participação brasileira em atividades da organização em Roma, em particular no Istituto Pontificio di Musica Sacra.


Entre os eventos em outros países, salienta-se o simpósio internacional de pedagogia Ward e Canto Gregoriano na Universidade Católica de Washington.


No Congresso Internacional de Música Sacra realizado no Auditório Paulo VI em Roma, em 1985, o tratamento de questões etnomusicológicas ficou a cargo do conselheiro brasileiro como iniciador e diretor do simpósio internacional de São Paulo e responsável pelo Departamento de Etnomusicologia do instituto de pesquisas da C.I.M.S.


A C.I.M.S. foi também co-realizadora do ato acadêmico de apresentação de resultados de pesquisas relativas a processos culturais desencadeados pelos portugueses no mundo extra-europeu na Universidade Urbaniana, em 1991.


A organização esteve representada por vários de seus membros na edição do Simpósio Internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“ efetivado concomitantemente com o II Congresso Brasileiro de Musicologia, em 1992.


Uma exposição do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisas relativos às culturas musicais indígenas no Brasil foi apresentada por ocasião de Assembléia Geral da organização na Abadia de Montecassino, em 1995.