Alagoas. Foto A.A.Bispo©
Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares

Os  estudos relacionados com Alagoas da Academia Brasil-Europa remontam aos anos preparatórios à fundação, em 1968, da entidade de renovação dos estudos culturais que constitui hoje a Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais.


Pela riqueza, diversidade e força de suas expressões culturais tradicionais, Alagoas era conhecido, nos meios especializados, como um dos Estados de maior significado para os respectivos estudos.


Théo Brandão, professor da Universidade de Alagoas, de renome pelas suas relevantes publicações sobre as tradições populares de Alagoas, mantinha relações com pesquisadores culturais de São Paulo.


Estudos empíricos contextualizados e históricos. Encontro de Estudos Culturais em Maceió

Com a fundação da entidade que passou a defender o direcionamento da atenção à processualidade da cultura e ao significado de métodos interdisciplinares na consecução dos estudos culturais, decidiu-se realizar uma viagem de estudos, pesquisas e contatos às diferentes regiões do Brasil.


Alagoas. Foto A.A.Bispo©
Os trabalhos deveriam tentar superar categorizações do objeto de estudos e serem desenvolvidos a partir de reflexões auqnato ao emprêgo adequado e relacionado de procedimentos históricos e empíricos. Embora todas as áreas dos conhecimentos e das artes devessem ser consideradas, particular atenção foi dada à arquitetura, às artes plásticas e à música. Um dos objetivos era o de preparar, com trabalhos nas diferentes regiões, a introdução da disciplina Etnomusicologia, ou melhor, Músico-Etnologia em cursos de Licenciatura em Música e Educação Artistica em São Paulo.


Essa viagem realizou-se em 1971/2,  sendo as atividades em Alagoas orientadas por Théo Brandão. O Primeiro Encontro de Músico-Etnologia em Alagoas efetuou-se no âmbito das festividades do ciclo de Natal e Reis, com sessões em Maceió e em Marechal Deodoro. Foram observadas e consideradas várias expressões tradicionais, entre elas Presépio, Pastoril, Barca. Chegança e Marujadas, que forneceram as bases para diversos trabalhos desenvolvidos em anos posteriores. Essas expressões foram estudadas comparativamente com similares tradições de outros Estados do Nordeste.


Passado músico-cultural do São Francisco


Alagoas. Foto A.A.Bispo©
Pesquisas de arquivos e de rêdes relacionadas com processos difusivos no âmbito da prática musical de igreja e profana foram desenvolvidas em várias cidades do Estado, em particular em Penedo, São Miguel dos Campos e Santa Luzia do Norte. Nessas pesquisas, revelou-se o significado da prática musical profana e de música sacra com acompanhamento de orquestra na região do São Francisco, até fins do século XIX. Alagoas assumiu, nesse contexto, importante lugar no desenvolvimento das pesquisas sociológico-musicais de corporações em contextos supra-regionais.


Alagoas. Foto A.A.Bispo©
Estudos em rêdes internacionais. Projeto Alagoas-Europa "Barão de Penedo"


Com o contato realizado no Museu de Penedo, tornou-se conhecido o papel relevante desempenhado pelo Barão de Penedo na história das relações entre Alagoas e os países europeus. Por esse motivo, decidiu-se dar o seu nome ao projeto, iniciado em 1975, de levantamento de fontes e materiais históricos e etnológicos relativos a Alagoas em bibliotecas da Europa.


Em 1977, deu-se início dos trabalhos culturais em rêdes eclesiásticas e missionárias relativas a Alagoas através do departamento de Músico-Etnologia do instituto de pesquisas de organização pontifícia de natureza internacional.


Devido a seu diversificado patrimônio de expressões culturals vinculadas a festas do calendário religioso, Alagoas esteve constantemente presente nos trabalhos desenvolvidos sobretudo na Alemanha e no Vaticano. Assim, foi considerada no âmbito de sessões euro-brasileiras paralelas ao Simpósio Etnomusicológico realizado em Bonn, em 1979, quando as expressões culturais alagoanas foram relacionadas com tradições similares de outros contextos.



Significado do patrimônio músico-cultural de Alagoas


Alagoas. Foto A.A.Bispo©
Em 1980, realizou-se uma viagem a Alagoas, com a finalidade de atualização de conhecimentos e contatos. Obras musicais do passado brasileiro conservadas em Alagoas e composições de autores alagoanos forneceram subsídios para estudos de processos de recepção musical em contextos internacionais.


O significado emprestado ao patrimônio cultural popular de Alagoas evidenciou-se na consideração de suas expressões festivas de fundamentação religiosa no Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" levado a efeito em São Paulo, em 1981. Significativamente, como sinal emblemático, um Reisado de migrantes alagoanos de São Paulo foi apresentado na cerimônia de fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia, na sala da Independência do Museu Paulista.


Com esse ato, procurou-se também dirigir a atenção ao significado do estudo cultural de movimentos migratórios do Nordeste ao Sul do Brasil, das expressões culturais tradicionais regionais em diferentes
A.B.E.
contextos de migrantes e aos respecitvos processos transformatórios.


No âmbito do primeiro Forum Brasil-Europa e da primeira Semana de Música Brasil-Alemanha, realizados em 1981, Alagoas foi considerada em conferências e em sessões dedicadas a expressões tradicionais do Brasil e da Europa. Alagoas desempenhou, aqui, papel relevante no desenvolvimento de estudos de relações entre Estudos Culturais e Educação e de uma Pedagogia orientada teórico-culturalmente.


Bases teóricas de interpretações adequadas de sentido de expressões culturais


As tradições natalinas de Alagoas foram tratadas em cotejos com aquelas de diferentes contextos europeus, procurando-se similaridades e diferenças, assim como razões que permitam elucidar diversidades de expressões de similar conteúdo. As tradições de Alagoas forneceram, assim, importante ponto de partida para os estudos da linguagem visual que se desenvolveriam nos anos seguintes.


Por ocasião do primeiro colóquio euro-brasileiro dedicado a tradições cristãs brasileiras e sincretismo, em 1989, realizado em várias cidades e centros de Estudos da Religião relevantes da Alemanha, Alagoas foi considerada em sessões dedicadas às expressões natalinas. Foram consideradas à luz da discussão de métodos hermenêuticos e de resultados de pesquisas de sentido em expressões culturais da Europa.


Consideração de correntes do pensamento e de métodos de pesquisadores de Alagoas


Em sequência a esse colóquio internacional, procedeu-se a outra viagem de estudos e contatos a Alagoas.


No sentido de observação participante, tomou-se parte de festividades em Taperaguá. Procurou-se constatar tendências de conservação e/ou inovação de expressões culturais.


Visitou-se, entre outras instituições, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Vários autores alagoanos de relevância para os estudos culturais foram considerados em publicações, conferências e cursos na Europa. Relatos foram amplamente difundidos na revista da A.B.E. (Veja números correspondentes da Revista Brasil-Europa, de 1990)


Alagoas na abertura dos Estudos Culturais do século culo XXI: "Música e Visões"


As tradições alagoanas voltaram a ser particularmente consideradas em outros eventos, entre êles no Colóquio de Antropologia Simbólica, em 1998. Expressões culturais de Alagoas foram consideradas em exposição dedicada ao tema "Música e Visões" no congresso internacional de abertura do triênio de estudos pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil.


Nos anos seguintes, temas alagoanos foram discutidos em seminários dedicados à cultura brasileira nas universidades de Bonn e Colonia.


Publicações

relacionadas com os trabalhos:
(em elaboração)

A.A.Bispo, "Traditionen des Weihnachtsfestkreises in Brasilien. Anmerkungen zur Musikerziehung", Leichlinger Musikforum 1(1981), 18-28

A.A.Bispo, "Anmerkungen zur Bedeutungsforschung pastoraler Volkstradition", in Musices Aptatio, Liber Annuarius, Jahrbuch 1989/1990, Roma e Colonia, 1996, 174-184

N. R. Gomes, "Die pastoralen Spiele des Weihnachtsfestkreises", ibidem, 167-173



Cronologia
dos trabalhos


1966-67. São Paulo. Preparatórias. Estudos de textos sobre expressões culturais de Alagoas sob a perspectiva de processos econômicos, sociais e históricos.

1968. São Paulo. Fundação da sociedade de renovação dos estudos culturais dirigida ao estudo de processos (ND).

1969. São Paulo. Encontros com estudantes e professores de Alagoas no âmbito do Festival e dos Cursos Internacionais do Paraná. Discussão do estado dos conhecimentos sob as novas perspectivas no Museu de Artes e Técnicas Populares de São Paulo.

1971/2. Arapiraca, Barra de São Miguel, Coqueiro Sêco, Maragogi, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos, Viçosa. Viagem de pesquisas e contatos. Museu de Artes e Técnicas Populares e Centro de Pesquisas ND.

1972. Maceió e Marechal Deodoro. Encontro de Estudos Culturais e de Musico-Etnologia, por ocasião das festas de Natal e Reis sob a direção de Théo Brandão no âmbito dos preparativos para a introdução da disciplina Etnomusicologia em cursos superiores de São Paulo. Cheganças, Presépios, Pastorís, Reisados e outras expressões.

1972. Penedo. Encontros em instituições locais. Mudanças em tradições culturais e repertórios da vida musical no passado e no presente.

1972/73. São Paulo. Consideração de tradições alagoanas em cursos e conferências sob o aspecto de processos de inovação e de expressões de imigrantes alagoanos no Sul do Brasil. Alagoas na pesquisa de rêdes sociais no contexto de corporações musicais.

1975. Início do levantamento de fontes e materiais históricos e etnológicos relativos a Alagoas em bibliotecas da Europa.

1977. Maria Laach. Início dos trabalhos culturais em rêdes eclesiásticas e missionárias relativas a Alagoas através de instituto de organização pontifícia.

1979. Bonn. Simpósio etnomusicológico. Expressões culturais religiosas de Alagoas em contextos globais e sob a perspectiva de reflexões epistemológicas dos estudos de relações África-Europa-Brasil.

1980/1. Penedo, Maragogí, Maceió, Marechal Deodoro. Museu de Penedo, Trabalhos no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

1980/1. Colonia e Maria Laach. Processos de recepção cultural em Alagoas.

1981. Leichlingen e Colonia. Alagoas no Forum Brasil-Europa e na Primeira Semana de Música Brasil-Alemanha. Tradições natalinas de Alagoas e tradições do ciclo de Natal e Reis européias.

1981. São Paulo. Reisado alagoano como ato emblemático na sessão inaugural da Sociedade Brasileira de Musicologia, Parque da Independência, Museu Paulista. Sessão no Museu do Presépio.

1981-1987. Colonia e Roma. Estudo de fundamentos culturais de expressões alagoanas. Tratamento de dados documentais em rêdes e processos globais nos primeiros séculos da história colonial.

1989. Bonn, Eibingen, Maria Laach. Presépios e Pastoris de Alagoas no Colóquio Internacional euro-brasileiro sobre tradições cristãs e sincretismo no Brasil. Lançamento de publicação com resultados de estudos da linguagem visual dos Pastorís de Alagoas.

1990. Maceió, Marechal Deodoro, Taperaguá. Projeto Alagoas. Atualização de conhecimentos e contatos. Pesquisas de tradições populares e estudos de fontes no Instituto Histórico e Geográfico.

1990-1992. Colonia. Estudo de obras de pensadores alagoanos e difusão em cursos, conferências e publicações.

1998. São Paulo. Expressões culturais de Alagoas no Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica.

1999. Maria Laach. Expressões culturais de Alagoas no Simpósio "Brasil-Europa: Música e Visões" pela abertura do Triênio de eventos pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

2002-2004. Colonia e Bonn. Temas alagoanos em cursos de mestrado e doutorado das universidades.



Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)

  1. Côco-de-Mar das praias das Maledivas nascidos no paraíso das Seychelles. O quebra-cocos na India e os cocos praianos no Brasil. Estudos no Mont Fleuri Garden e no National Biodiversity Centre at Barbaron, Seychelles

  2. Duas lanças: 100 anos de Cavalhada em Chã- Preta

  3. Brasil-Alemanha-Áustria. Educação e Ciência - Ensino Musical/Artístico e Estudos Culturais em interações internacionais. O ciclo natalino na Pesquisa e na Pedagogia Comparada. Época de balanços e reajustes VI

  4. St. Johann im Pongau-Leichlingen-Marechal Deodoro (AL). Os Pastorís nos Estudos Culturais e na Pedagogia Musical Comparada em relações Brasil - Áustria - Alemanha

  5. O São Francisco e a barreira à navegação representada pela cachoeira de Paulo Afonso na Alemanha do século XIX

  6. Da participação alemã na superação da barreira comercial no São Francisco: a ferrovia de Piranhas a Jatobá e implicações culturais. O papel de imagens e a valorização de inscrições rupestres do Nordeste

  7. O São Francisco caindo entre as rochas de Paulo Afonso: fotografias brasileiras e o paisagismo romântico alemão

  8. O Naturalista em contextos transcontinentais no século XIX: Thomas Belt (1832-1878) „...the contemplation of nature...is one of the great sources of happiness“

  9. Taperaguá/Marechal Deodoro: A luta pela conservação de tradições musicais de Alagoas

Projeto Alagoas I. Viagens de contactos e pesquisas
Pelos 20 anos da viagem de pesquisas ao Leste e Nordeste do Brasil (Nova Difusão) - Encontro em Marechal Deodoro
Alagoas no estudo da música nas relações culturais. Materiais

  1. Notas sobre a reflexão e a pesquisa de cunho musicológico em Alagoas
    -
    I. Newton: Marco da lexicografia - Diccionario Musical (1904)
    -
    T. de Figueiredo: Educação Musical no início do século XX
    -
    L. Lavenère: Conceitos e opiniões

  2. Literatura
    João Ulysses Moreira (Guiomar Alcides de Castro)

Projeto Alagoas II. Viagem de contactos e pesquisas
20 anos da viagem de pesquisas ao Leste e Nordeste do Brasil

A região do São Francisco

  1. Da pesquisa no Baixo São Francisco
    -
    Necessidade da pesquisa dos primeiros séculos da história da música de Penedo
    -
    Documento da história da música de Penedo: Anna parens de Manoel Nunez de Barros Leite
    -
    Música na visita do imperador D. Pedro II ao São Francisco
    -
    O Barão de Penedo e a música na Exposição Universal de Paris
    -
    Centro sacro-musical no Baixo São Francisco na segunda metade do século XIX
    -
    O comércio português, a história das bandas de música e os pianistas amadores

Trabalhos em andamento - Intercâmbio de notícias

  1. Pesquisa histórica de hinos alagoanos

  2. Pesquisa de música de salão em Alagoas: Quadrilhas imperiais em Santa Luzia do Norte

  3. Tradição musical da festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Coqueiro Sêco

  4. Classe comercial, música para banda e piano em São Miguel dos Campos

Projeto Alagoas II. Viagem de contactos e pesquisas
20 anos da viagem de pesquisas ao Leste e Nordeste do Brasil

Metodologia das ciências da cultura e pesquisa musicológica do Nordeste do Brasil

  1. Metodologia da História, Antropologia física e o estudo de tradições de relevância musicológica em Alagoas

  2. - Relações de Alagoas com a história do pensamento filosófico de Pernambuco
    -
    Relações de Alagoas com a história do pensamento antropológico da Bahia

Origens e situação atual dos estudos de tradições populares de Alagoas

  1. - Da situação atual do cultivo e do estudo de tradições alagoanas

  2. - Alguns estudos de tradições alagoanas que atentaram às origens portuguesas

Dos programas permanentes de estudos
África-Europa-Brasil: Música e paradigmas científicos

Problemas: Antropologia biológica e História

  1. - Da Banda de couro e do seu relacionamento com São Tomé

  2. - Suposta rememoração das lutas do Quilombo dos Palmares no folguedo Quilombo

  3. - Discussão a respeito da origem do Côco de Alagoas

Personalidades
Quatro estudiosos alagoanos

  1. - Félix Lima Jr.

  2. - Ernani Octacílio Méro

  3. - Venuzia de Barros Mélo

  4. - Guiomar Alcides de Castro

  5. Vias de comunicação no estudo histórico-musical do processo de difusão cultural





 












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