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BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Univ.Cat. do Chile. Foto A.A.Bispo. Arq. A.B.E.
Pontificia Universidad Catolica de Chile


Os estreitos elos entre o programa euro-brasileiro de interações iniciado em 1974 na Europa com o desenvolvimento do pensamento e das iniciativas internacionais do Chile foi devido sobretudo ao Prof. Dr. Samuel Claro-Valdés.


O relacionamento com esse pesquisador, que viria a ser Decano da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica do Chile iniciou-se no contexto do projeto voltado às cultura musicais na América Latina do século XIX, levado a efeito a partir da Universidade de Colonia sob a direção do Prof. Dr. Robert Günther.


A publicação de textos desse e de outros pesquisadores chilenos foi acompanhada pelo responsável do programa euro-brasileiro.


Esses elos estreitaram-se pelo fato de Samuel Claro-Valdés ter co-assumido a direção dos trabalhos regionais relativos à América Latina do Projeto Music in Life of Man do Conselho Internacional de Música da Unesco. O tratamento de processos euro-latinoamericanos no século XIX ficou a cargo do responsável pelo programa euro-brasileiro.


Vários encontros foram realizados na Europa e na América Latina para a discussão do projeto e o andamento dos trabalhos. Com a fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia, em 1981, Samuel Claro-Valdés passou a pertencer como conselheiro à entidade e, concomitantemente, á sua representação internacional sediada na Europa e pela qual realizava-se o Forum Internacional de Estudos Culturais e Educação Musical.


Encontro em Roma no „Ano Europeu da Música“ 1985


Decisivo foi encontro levado a efeito no Hotel Colombo, em Roma, em 1985, declarado „Ano Europeu da Música“ pelas instâncias européias. Nesse encontro, no qual participaram pesquisadores de vários países, decidiu-se a realização de um Encontro Regional para a América Latina e o Caribe em São Paulo, em 1987.


Esse encontro tornava-se oportuno pelo fato de então realizar-se o Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia por motivo do Centenário de Villa-Lobos, promovido pela Sociedade Brasileira de Musicologia, pela Secretaria de Estado da Cultura e orientado cientificamente pelo ISMPS. Possibilitava-se assim sinergias que seriam favoráveis tanto ao projeto do ICM como para o evento brasileiro e a pesquisa em geral.


Na abertura desse primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia, Samuel Claro-Valdés salientou a sua alegria de poder celebrar conjuntamente com os participantes brasileiros e europeus um momento do trabalho em favor da América. Lembrou que a UNESCO, através do Conselho Internacional de Música, estava desenvolvendo um projeto de grandes dimensões. Tinha o sentido de preparar um contexto histórico e sincrônico do que foi a vida do homem na música. Esse projeto procurava descrever como o homem faz uso e se expressa musicalmente através de todos os tempos e em todas as culturas e através de todos os tipos de música existentes.


O próprio título do projeto indicava bem o seu escopo: A música na vida do homem: uma história mundial. A História Geral da Música tinha sido escrita a partir e uma perspectiva européia. Era europeu ou formado à européia o que tinha sido escrito sobre a música do continente. Era europeu ou formado à européia o que tinha sido escrito sobre a música da África ou da Ásia. E era por isso que a característica principal do projeto era que a história da música das diversas regiões devia ser escrita por especialistas das próprias regiões.


Na América Latina e no Caribe, cujos trabalhos eram por êle coordenados, eram americanos aqueles que deviam escrever a história. Tinha-se trabalhado durante anos e ainda era necessário resolver complexos problemas de metodologia. O projeto estava numa etapa na qual já se podia estabelecer os capitulos e as revisões dos volumes.


Além dos encontros com Samuel Claro-Valdés na Europa, no México e no Brasil, devem ser mencionados aqueles no próprio instituto de musicologia da Universidade Católica do Chile.


Estreitas interações em diálogos e por correspondência deram-se durante a realização das obras de Samuel Claro-Valdés e colaboradores Iconografia Musical Chilena e Chilena o Cueca Tradicional.







 
Univ.Cat. do Chile. Foto A.A.Bispo. Arq. A.B.E.

Univ.Cat. do Chile. Foto A.A.Bispo. Arq. A.B.E.

Univ.Cat. do Chile. Foto A.A.Bispo. Arq. A.B.E.


Univ.Cat. do Chile. Foto A.A.Bispo. Arq. A.B.E.