BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Entre os vínculos e as interações com universidades norte-americanas do programa de renovação de perspectivas e práticas culturais originado no Brasil e iniciado na Europa em 1974, devem ser lembrados aqueles com a Universidade Católica de Washington.


Esses elos explicam-se sobretudo pelo significado da música sacra no patrimônio histórico-musical e das expressões festivas do calendário católico nas tradições do Brasil. O movimento renovador desenvolvido a partir de 1964 em São Paulo, coincidindo com desenvolvimentos renovadores da prática musical litúrgica desencadeados pelo Concílio Vaticano II, foi confrontado com múltiplas questões relacionadas com a pesquisa e os estudos da música sacra. Um dos problemas que se colocavam dizia respeito aos estudos e à prática gregoriana, uma vez que, com as reformas litúrgicas e o predomínio da música sacra em vernáculo e comunitária, o canto em latim do sacerdote, de scholae e do povo o Gregoriano perdia em significado.


A estrutura de centros de estudos Pio X, de relevância no passado, entrou em fase crítica, assim como as concepções teológico-musicais e as iniciativas de difusão gregoriana em conventos e igrejas. Com o movimento de renovação teórica e prática através do direcionamento da atenção a processos, e que levou à constituição da sociedade Nova Difusão (1968), o Gregoriano passou a ser considerado não mais primordialmente sob o discurso hierático de sua sacralidade, mas nas suas inserções em processos históricos e sócio-culturais.


Para esse estudo, criou-se o Coro Gregoriano de São Paulo da Nova Difusão, grupo experimental único no gênero pela sua orientação teórico-cultural. O debate relacionado com o Gregoriano dizia respeito não apenas a uma nova aproximação quanto à difusão cultural, como também à formação e ao ensino.


Concepções de ensino fundamentadas em posições estético-musicais de Solesmes do Método Ward haviam passado a ser aplicadas na Educação Musical através de conferências e atividades de ensino de Nicole Jeandot e Pe. Nereu de Castro Teixeira, sendo amplamente propagadas nos cursos internacionais do Paraná a partir de 1967.


Com a fundação do Centro de Pesquisas em Musicologia da Nova Difusão, iniciaram-se as discussões relativas às implicações para o Método Ward das novas proposições teóricas dirigidas a processos e que se afastavam de visões da época da restauração católica do século XIX.  Para a discussão e a formação de professores segundo essas novas orientações desenvolveu-se um curso de formação de professores de Iniciação Musical no centro da Nova Difusão sob a orientação de Nicole Jeandot. Esta especialista e pedagoga foi convidada, a seguir, a assumir a disciplina Prosódia Musical na Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo, desenvolvida em estreito relacionamento com a área da Etnomusicologia então instituida.


Com o início do programa de interações internacionais na Europa, em 1974, constatou-se o menor significado do Método de Ward e o menos desenvolvido estado da discussão relativas ao estudo do Gregoriano sob perspectivas culturais. Ao mesmo tempo, registrou-se que, no Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia despontava um interesse por esse método - e que levaria a um trabalho de doutoramento - a uma revitalização do movimento gregoriano de direcionamento conservador e que essa se realizava em estreitas relações com a fundação D. Mocquereau em Washington.


A necessidade de reorientação de desenvolvimentos que se manifestaram no IX Congresso Internacional de Música Sacra em Bonn e Colonia, e que levou à proposta brasileira de realização de um Simpósio Internacional no Brasil que trouxesse à consciência dos europeus a realidade latino-americana e a exigência da consideração privilegiada de processos históricos e sócio-culturais, levou a que se convidasse o Dr. Theodor Marier, responsável pela fundação D. Mocquereau a participar no evento. Não tendo sido isso possível - ali sendo tratado o problema educacional e teórico-cultural da metodologia Ward por Jos Lennards dos Países Baixos - convidou-se o responsável pelo programa renovador iniciado em 1974 a representar o Brasil em Simpósio Internacional dedicado ao Canto Gregoriano e à Educação realizado na Universidade de Washington, em 1993.


Em conferência realizada nesse simpósio, apresentaram-se os problemas e mesmo dilemas relativos ao Canto Gregoriano na situação dupla de renovações em países extra-europeus, em particular no Brasil como maior nação católica do mundo: o das reformas pós-conciliares e o da renovação de perspectivas teórico-culturais no desenvolvimento iniciado no Brasil e em prosseguimento na Europa.


Também consideradas foram as tentativas de adaptação cultural do Método Ward ao Brasil, entre outras através do emprêgo de melodias do folclore brasileiro. Essas tentativas correspondiam, na pesquisa, àquelas que tratavam de uma contribuição do Gregoriano à formação musical e mesmo à música no Brasil, representadas sobretudo pelo Pe. Dr. José Geraldo de Souza.


As novas tendências do pensamento, porém, representavam aqui posições e perspectivas mais amplas, não voltadas a essencializações de melodias, ritmos e outros elementos da linguagem musical em revitalização de posições nacionalistas, mas na orientação abrangente da atenção a processos históricos e sócio-culturais, em particular daqueles ocorrentes no âmbito do colonialismo, da missionação e da restauração litúrgico-musical de fins do século XIX.


Esse complexo temático foi considerado sob um prisma que incluia desenvolvimentos norte-americanos em crítica a efeitos da legislação eclesiástica relativa à música sacra do passado em diálogos com Mons. Dr. P. Heyburn de San Francisco.