Durante os anos de atuação desse grupo na Grécia, um de seus membros, Martin Braunwieser, realizou estudos da música tradicional turca, procurando ganhar das análises elementos que servissem à renovação da linguagem musical. Um dos resultados dessas pesquisas levou à composição, já agora no Brasil, em fins da década de 20, de uma coleção de melodias infantís turcas para o uso no ensino de piano no Brasil. Essa obra reflete uma concepção estética, do mundo e do homem que apenas pode ser compreendida sob o pano de fundo do já então antigo ideário de uma renovação do Ocidente a partir de concepções do Oriente, agora porém reinterpretado a partir de perspectivas centro-européias e que refletiam um interesse pelas tradições populares do Sul da Europa e imagens de um desenvolvimento interior do homem de cunho filosófico-antroposófico.
Essa composição, apresentada e comentada pela primeira vez após muitas décadas em recital realizado em 1970 pela sociedade que hoje constitui a Organização Brasil-Europa, serviu para a revitalização de interesses em questões que relacionam a Turquia e o Brasil. Nessa época, porém, a atenção foi dirigida ao estudo de processos de difusão cultural, objeto do movimento renovador dos estudos culturais então iniciado. Sob o aspecto mais especificamente etnomusicológico, realizaram-se pela primeira vez no Brasil aulas dedicadas à cultura musical turca no âmbito do então introduzido curso de Etnomusicologia da Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo.
Em 1985, por motivo do registro europeu do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS e.V.), realizou-se uma viagem de estudos e contatos à Turquia, visitando-se várias outras cidades. Em Izmir realizou-se um encontro na instituição de formação islâmica com o objetivo de estabelecimento de uma cooperação no estudo comparativo de práticas de canto do Corão com aquelas da tradição católica. Procurou-se, assim, retomar, sob aspectos teóricos atualizados, uma discussão já antiga no âmbito da Musicologia Comparada, dirigindo agora a atenção sobretudo a contextos culturais, a fundamentos teológicos e a princípios de interpretação hermenêutica. Paralelamente, desenvolveram-se observações de expressões culturais tradicionais em zonas rurais. O escopo dessas pesquisas foi o de constatar a permanência ou não de sentidos simbólicos de instrumentos e expressões para além de sua inserção em diferentes contextos religiosos.
Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)
•S. Jorge e o seu cavalo branco na "igreja das serpentes" da terra dos belos cavalos
•S. Teodoro Tiro e Teodoro Stratelates, recruta e general, "ferreiro" e guerreiro
•Sta. Bárbara nas trevas do mundo subterrâneo das covas da Capadócia
•O amar o Belo Supremo do Amado no amado - A Porta de Adriano em Antalya e o amor de Antinoos
Istambul.
Arquivo da A.B.E.
Fotos A.A.Bispo ©
BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa
Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo
ESTUDOS CULTURAIS EUROBRASILEIROS RELACIONADOS COM A
TURQUIA