Um dos aspectos particularmente considerados foi o da economia do açúcar, o sistema de trabalho escravo nela vigente e as expressões culturais com ela relacionadas. Levantou-se a necessidade de perspectivas mais amplas, supraregionais e supracontinentais no estudo desse complexo temático, com a consideração da presença holandesa na costa da África e em outras partes do mundo. Essa inserção da problemática em contextos maiores exigia a consideração de situações políticas, político-culturais e religiosas na própria Europa.
Nos anos seguintes, desenvolveram-se contatos com estudiosos holandeses de outras áreas. Assim, no simpósio internacional realizado em São Paulo, em 1981, os Países Baixos estiveram representados por especialistas das áreas de musicologia da época da presença holandesa no Brasil e da educação. Os trabalhos desenvolvidos nos Países Baixos evidenciou a problemática confessional do país e a necessidade de uma consideração mais profunda de questões religiosas nos estudos relativos à época do Nordeste holandês.
Para o exame de situações mais recentes da presença holandesa nas Américas, com o sentido de procurar conhecimentos aplicáveis ao Brasil, realizaram-se viagens de contato pesquisas a países de colonização holandesa no Caribe. Desenvolveram-se projetos em sessões realizadas nos departamentos de cultura de Aruba e no de Curaçao. Nessa última ilha, deu-se também particular atenção a estudos comparados do carnaval em diferentes situações confessionais e, sobretudo, ao papel desempenhado pelos judeus portugueses nas Américas.
A ação holandesa no contexto da história colonial em dimensões globais foi considerada em ciclo de estudos desenvolvido em Maurício e em Cochim, Índia. Em 2012, a atenção foi dirigida, entre outros aspectos, a elos entre a vida musical da esfera holandesa de Batávia e a colonia portuguesa de Macau no século XIX, com as suas implicações posteriores nos Países Baixos.
Nesse mesmo ano, realizou-se ciclo de estudos em Amsterdam, onde a Sinagoga Portuguesa foi novamente visitada e ponto de partida para a continuidade dos trabalhos referentes aos judeus lusófonos na história cultural dos Países Baixos e de suas irradiações na história colonial do passado no continente americano e na Índia. Principal centro das atenções foi o pensamento do filósofo Baruch/Bento de Espinosa (1632-1677) sob o aspecto de concepções de Liberdade nas suas relações com o Estado. Esses estudos inseriram-se em programa de estudos conduzidos sob o signo das preocupações atuais pela intensificação de tendências obscurantistas de natureza religiosa e que levou à realização de trabalhos em diferentes contextos e países.
Em maio de 2013, os estudos desenvolvidos nos Países Baixos concentraram-se na província de Zeeland.
Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)
•"O objetivo do Estado é a Liberdade" segundo Baruch/Bento de Espinosa (1632-1677)
•Huis Doorn. Significado e problemas dos estudos guilherminos em contextos euro-brasileiros
•Relações interregionais européias, exotismo e simbolismo no século XIX
•Relações interculturais na Europa e repercussões do colonialismo no século XIX
•Atividades culturais e de preservação do patrimônio intercultural em Aruba.
•Fronteiras e interações européias no mundo colonial. Patrimônio intercultural e museologia.
•Documentação e museologia da música nas relações interculturais latino-holandesas.
•Economia e cultura na emigração dos Países Baixos ao Brasil. O fator confessional
•Memória e museologia de judeus portugueses no Caribe. Museu da sinagoga de Curaçao
BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa
Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo
ESTUDOS CULTURAIS EUROBRASILEIROS RELACIONADOS COM OS
PAÍSES BAIXOS
Amsterdam 2012. Fotos A.A.Bispo. Arquivo A.B.E. ©