Pesquisas mais aprofundadas demonstraram vínculos mais estreitos com músicos malteses na vida musical brasileira do passado. Constatou-se que esses elos não foram superficiais, mas inseridos em contextos culturais que não podiam ser analisados sem considerações mais pormenorizadas da história política e político-cultural da primeira metade do século XIX na Europa, em particular na Itália e nas suas repercussões no Brasil.
Na Europa, as primeiras tentativas de uma cooperação mais intensa com estudiosos malteses foram feitas na segunda metade da década de 70. Disseram respeito sobretudo à música sacra, tratadas em encontros realizados por ocasião de assembléias e congressos.
Procurou-se examinar também se as consequências dessa reforma para a cultura musical de Malta teriam sido tão profundas como aquelas constatadas no Brasil. Esse complexo temático foi tratado no Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", levado a efeito em São Paulo, em 1981.
No desenvolvimento dos trabalhos que prepararam a fundação do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa (ISMPS e.V.), institucionalizando na Europa o centro de pesquisas fundado em São Paulo em 1968, realizaram-se levantamentos de fontes e dados que demonstraram a necessidade de estudos mais profundos dos elos entre Malta e a esfera de língua portuguêsa, inserindo-os no complexo do Mediterrâneo, na história antiga e medieval, aqui sobretudo no estudo das ordens religiosas e no confronto entre o Ocidente cristão e o mundo islâmico.
Nessa oportunidade, realizaram-se estudos na Biblioteca Nacional em La Valetta, no arquivo da Catedral, desenvolvendo-se também trabalhos em outras localidades do país. Tratando-se do ano comemorativo de Carlos Gomes, deu-se especial atenção à recepção de Il Guarany em La Valetta.
No âmbito desses trabalhos, constatou-se a existência, no passado, de uma rêde de contatos humanos e artísticos não só com a Itália mas também com o Norte da África, em particular com Tunis. Por essa razão, projetou-se uma viagem de estudos à Tunísia, efetuada alguns anos mais tarde.
O estudo das concepções paulinas tem-se relevado como de fundamental significado para a compreensão de expressões culturais de natureza simbólica, o que foi salientado e discutido em vários eventos da A.B.E., em particular no colóquio internacional de Antropologia Simbólica, levado a efeito em São Paulo, em 1998.
A mais recente visita de estudos a Malta deu-se em 2014. As reflexões foram conduzidas aqui sobretudo sob a perspectiva das relações entre a cultura e o meio ambiente no sentido do projeto Cultura/Natureza da A.B.E.. Visitou-se, entre outros locais de significado paisagístico-cultural, o jardim de Santo Antonio do palácio da Presidência de Malta. Os trabalhos dedicados à atualização de conhecimentos e ao prosseguimento dos estudos realizados anteriormente levaram a novas considerações do contexto em que se situou a antiga Ópera Real onde encenou-se o Il Guarany de A. Carlos Gomes e ao Teatro Manoel. Os elos com Portugal nas suas referências à linguagem de imagens representada na dedicação da capela à língua de Castela na igreja de São João foram particularmente considerados, sobretudo sob a perspectiva de concepções joanitas do passado e que vivem ainda em tradições brasileiras. Em Mdina, tratou-se sobretudo de elos entre a história militar maltesa e a França Antarctique no Brasil do século XVI.
Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)
•A França Antártica no Brasil e a França Oriental no Madagáscar - Fort Dauphin. Em continuidade a ciclo de estudos euro-brasileiros em Malta (2014)
•Da questão do "Mediterrâneo" no estudo da cultura musical no mundo de língua portuguesa
•Malta, laços históricos com Portugal - o grão-mestre Manuel Pinto da Fonseca
•Malta na esfera musical italiana e nos círculos italianos no Brasil
•Il Guarany de A. C. Gomes em Malta e vida musical em La Valetta e em Tunis no século XIX
Fotos A.A.Bispo 2014 Arquivo A.B.E.©
BRASIL-EUROPA
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Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa
Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo
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