BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
UCLA. Foto A.A.Bispo 2008. Arq. A.B.E.

University of California, Los Angeles


As relações do programa de renovação dos estudos culturais preparado no Brasil e iniciado na Europa em 1974 com o UCLA  possuem uma história de décadas. Através sobretudo da pianista Guiomar Novaes, personalidade considerada no programa desde os seus anos iniciais, o movimento originado no Brasil inseriu-se na história das relações músico-culturais entre o Brasil e os EUA, em particular também com aquela relativa a instituições da California.


As interações a partir da década de setenta do século XX foram determinadas sobretudo por contatos e cooperações com o musicólogo Dr. Robert Stevenson.


Os seus estudos concernentes à história da música ibérica e latinoamericana, em particular quando irradiações de desenvolvimentos europeus nas Américas vinham de encontro sob diferentes aspectos a anelos do programa.


Diferenças de posições com a musicóloga portuguesa Dra. Maria Augusta Alves Barbosa marcaram os debates euro-brasileiros que prepararam a introdução das Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.


Robert Stevenson acompanhou de perto as atividades desenvolvidas relativamente à reconsideração do século XIX, entre outros, em particular, aos estudos e iniciativas dedicados a Sigismund Ritter von Neukomm.


Através da estreita participação de Francisco Curt Lange no programa, essas relações humanas e profissionais se intensificaram. Através de Robert Stevenson manteve-se contatos com a Sociedade Americana de Musicologia


Robert Stevenson companhou e colaborou também de forma substancial aos trabalhos do Departamento de Etnomusicologia do instituto de pesquisas da organização pontifícia de música sacra, sob direção brasileira de 1977 a 2003.


Acompanhou também o desenvolvimento das pesquisas de fundamentos da cultura cristã no mundo extra-europeu da idade moderna e que marcou vários eventos na Alemanha, em Roma, em Portugal e no Brasil nos anos 80 e 90.


Um dos resultados dessa cooperação com os objetivos do programa foi texto publicado em 1984/85: „The Influence of European Church Music in the New World: Spain-Latin America“, escrito no contexto da fundação do I.S.M.P.S., do qual Robert Stevenson foi sócio honorário.


Robert Stevenson acompanhou e orientou os preparativos para o II Congresso Brasileiro de Musicologia por ocasião da passagem dos 500 anos do Descobrimento da América, em 1992.  Para a sessão de abertura desse evento, preparou texto relativo à recepção de Colombo na história da música.


Procurou-se a intensificação de elos com a UCLA em visitas de membros a A.B.E./I.S.M.P.S. a Los Angeles em 1996 e 2011. No centro das atenções esteve a pesquisa de processos culturais do Pacífico nas suas relações com os estudos interamericanos e transatlânticos debatidos no programa. Esses encontros foram relevantes para os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área do Pacífico e do Índico pela A.B.E..


 
UCLA. Foto A.A.Bispo 2008. Arq. A.B.E.

UCLA. Foto A.A.Bispo 2008. Arq. A.B.E.

UCLA. Foto A.A.Bispo 2008. Arq. A.B.E.

UCLA. Foto A.A.Bispo 2008. Arq. A.B.E.