BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Grupo de pesquisadores brasileiros 1989
A Fundação Konrad-Adenauer (Konrad-Adenauer-Stiftung) possibilitou a participação de delegação de pesquisadores brasileiros no simpósio que realizou sobre o tema „Música e Religião“ na cidade de Schwäbisch-Gmünd, em 1989.


Esse evento foi uma realização da Fundação Konrad-Adenauer, sendo dirigido pelo Dr. Woilfgang Schuster, prefeito da cidade de Schwäbisch Gmünd e por Franz Schuster, diretor do Institut für Kommunalwissenschaften da fundação.


A organização do congresso ficou a cargo do Dr. Günter W. Dill, a Dra. Daniela Tandecki e do Dr. Heinz Willms-Borck do instituto mencionado.


Nas palavras introdutórias, publicadas no programa do evento, o Dr. Lothar Kraft, diretor administrativo da fundação, juntamente com o diretor do instituto, lembraram que música e religião encontram-se unidas desde as suas origens em todas as culturas. As religiões acompanharam o desenvolvimento da arte musical e sempre a música foi uma parte da vida religiosa.


O evento quis lembrar essa tradição cultural e incentivar uma discussão sobre o significado do tema para o presente, indagando se seria ainda atual compor para a prática sacro-musical.


O congresso foi aberto pelo prefeito Dr. Wolfgang Schuster, contando a sessão com a presença do Ministro a.D. Bruno Heck, presidente da fundação., Na festa da „música sacra européia“, que deveria passar a ser realizada anualmente, dever-se ia estabelecer uma ponte entre católicos, evangélicos, entre as diferentes nações do Leste e do Ocidente, abrindo também caminhos novos para a música sacra.A primeira conferência foi dedicada ao tema „O significado da música para a religião e da religião para a música“, confiado ao Dr. Antonio A. Bispo.


Os pesquisadores brasileiros deslocaram-se à Alemanha para participar primordialmente em outro evento, o simpósio internacional dedicado ao tema „Tradições cristãs e sincretismo“ iniciado pelo Instituto de Estudos de Folclore da Universidade de São Paulo, do I.S.M.P.S. e co-promovido pelo instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos, por institutos universitários e centros de pesquisa do Brasil, de Portugal e da Alemanha.


Realizando-se o evento de Schwäbisch-Gmünd pouco antes desse simpósio internacional, tratando de complexo temático afim e devido ao fato de ali proferir conferências o diretor do departamento de etnomusicologia do Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e presidente do I.S.M.P.S., a Fundação Konrad-Adenauer convidou o grupo de participantes brasileiros a participar do seu simpósio, oferecendo cordial recepção e hospedagem.


No congresso internacional  de abertura do triênio pelos 500 anos do Brasil realizado sob o patrocínio da Embaixada do Brasil em Colonia pela A.B.E., Deutsche Welle e outras instituições, em sessão na Aula da Universidade de Colonia, o Dr. Lothar Kraft proferiu um discurso no qual lembrou a personalidade e a obra de vida do Prof.Dr.h.c. Hermann Görgen nas relações entre a Alemanha e o Brasil.


 




Brasileiros na Alemanha 1989. Copyright ABE


Brasileiros na Alemanha 1989. Copyright ABE


Dr.L.Kraft na Aula da Univ. Koeln. Arquivo ABE