BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Leichlinger Musikforum-Musikschule der Stadt Leichlingen - VdM


Pelo fato da Escola de Música da cidade Leichlingen na Renânia do Norte/Vestfália ter estado sob direção brasileira de 1980 a 1985, estabeleceram-se relações estreitas entre personalidades e instituições relacionadas com a Pedagogia e a Educação Musical na Alemanha e o Brasil.


Vinculando-se a Escola de Música de Leichlingen à organização-teto das escolas de música alemã, foi sobretudo através dessa instituição e de seus órgãos, iniciativas e programas que se processaram interações.


Sob a direção brasileira, a Escola de Música de Leichlingen passou a ter uma orientação teórico-cultural e educativa que a diferenciou de outras escolas de música alemãs, marcada por um estreito relacionamento com estudos músico-culturais e pedagógicos comparados. As preocupações dirigiram-se à atualização e adequação do ensino musical às condições de diversidade cultural intensificada no presente.


Nesse sentido, correspondia a tendências da discussão educativo-musical em geral, como se manifestava nas Bundesschulmusikwochen e nos periódicos especializados. Desses eventos diferenciava-se porém devido à inserção das concepções condutoras do trabalho no programa de renovação de perspectivas preparado no Brasil e iniciado na Alemanha em 1974.


Buergerhaus Leichlingen. Foto A.A.Bispo 2014. Arq. A.B.E.


As relações entre a prática de ensino musical, a sua função na vida cultural da cidade e região, e a pesquisa musicológica e educativa em situações interculturais passaram a ter a sua expressão na série de Semanas de Música dedicadas a processos intereuropeus e internacionais, das quais a primeira foi a Deutsch-Brasilianische Musikschulwoche de 1981.


Essas semanas, que determinavam programaticamente as atividades de professores e alunos eram acompanhadas teoricamente por um forum de estudos, o Leichlinger Musikforum. As atividades desse forum desenvolveram-se em colóquios e conferências de docentes e pesquisadores, sendo alguns dos trabalhos publicados em cadernos.


A partir da Semana Alemã-Brasileira de 1982, realizada após um ano de fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia, o Forum de Leichlingen passou a sediar a representação européia dessa entidade, recebendo a visita de vários pesquisadores, regentes e instrumentistas brasileiros.


Esses estreitos elos entre o ensino musical na sua praxis e a pesquisa de processos educativos e formativo-culturais tiveram prosseguimento em semanas referenciadas segundo a França, os Estados Unidos e a Áustria.


A conferência/concerto pela fundação oficial do I.S.M.P.S., em 1985, teve lugar no Bürgerhaus da cidade de Leichlingen. Nessa ocasião, tratou-se das diferenças entre a compreensão de cultura e da prática cultural no campo de relações entre cultura, civilização e cultivo.


A série das edições do Leichlinger Musikforum fora aberta em 1981 com um texto do Dr. Thomas Freund, no qual cultura é definida nas suas relações com os Direitos e os Deveres do Homem. Essa compreensão de cultura, completado por ocasião da última edição do Forum, onde tratou-se da relação entre essa concepção de cultura e a arte, passou a ser considerada como condutora dos trabalhos do I.S.M.P.S. e da A.B.E.