BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.

Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.
Centro Português - Missão Portuguesa de Colonia


O programa de interações euro-brasileiras para a renovação de perspectivas e práticas culturais iniciado na Europa em 1974 entrou em contato desde o início com brasileiros e portugueses residentes ou já radicados em diversos países europeus.


Em vários casos, como o de Berlim, esses primeiros contatos e observações decorreram em situação inicial de comunidades, ainda contando número relativamente reduzido de migrantes de passagem ou definitivos. Foi possível, em muitos casos acompanhar o desenvolvimento dessas comunidades, conhecer os problemas que surgiam nos contextos culturais de recepção, as iniciativas de integração e de conservação da língua e de expressões culturais.


Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.

Com a centralização do programa na Universidade de Colonia a partir de 1975, os contatos com comunidades portuguesas e brasileiras passaram a ser intensos devido ao grande número de migrantes lusófonos na cidade e região.


Do lado brasileiro, distinguia-se rêde liderada sobretudo pela cantora Maura Moreira, que passou a tomar parte ativa no programa e nas entidades que dele se desenvolveram, em particular o I.S.M.P.S. e.V..


No lado português, Colonia possuia uma das maiores comunidades de migrantes da Europa. Sendo na sua grande maioria católicos, a igreja e a missão católica dos portugueses passaram a ser referenciais fundamentais dos contatos, observações, estudos e cooperações.


Colonia 2002. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.

O fato de um dos mais ativos pesquisadores envolvidos nas interações - o açoriano Pe. Dr. Armindo Borges - ter passado a ser pároco dos portugueses e responsável pelas atividades culturais da missão possibilitou uma intensificação dos trabalhos em comum. O Pe. Dr. Armindo Borges tinha sido personalidade líder nos Açores e possuia formação no Istituto Pontificio di Musica Sacra e na Escola Superior de Música de Colonia, tendo alcançado o doutoramento no Instituto Musicológico da tradicional Universidade dessa cidade. Manteve-se estreitamente vinculado com o I.S.M.p.S. e a A.B.E. até o presente.


Como organizador de grandes festivais de folclore português, aos quais concorriam grupos de danças de várias cidades da Alemanha, dos Países Baixos, de Luxemburgo, da Bélgica e da França, o Pe. Dr. Armindo Borges representou influente personalidade possibilitadora de encontros e eventos em comum.


Assumindo o Pe. Dr. A. Borges a vice-presidência do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (I.S.M.P.S.), a comunidade portuguesa de Colonia passou a desempenhar importante papel nas relações entre professores e agentes culturais lusófonos - não só de Portugal - e os pesquisadores culturais vinculados com a instituição.


Primeiro Colóquio Internacional da Migração Lusófona na Europa


Em 1989, realizou-se, com o apoio da secretaria de cultura da cidade de Colonia e da Arquidiocese de Colonia, o primeiro grande evento dedicado a processos culturais da migração lusófona na Europa.


Além da participação de grupos de cultivo de tradições de várias comunidades portuguesas da Renânia e dos Países Baixos, os debates foram conduzidos por pesquisadores culturais brasileiros e representantes de diversas universidades e centros de estudos.


Do espectro de temas abordados, considerou-se entre outros questões relativas ao papel de tradições de dança e música na manutenção da identidade de migrantes e no processo de integração, no ensino e na religião. Tratando-se sobretudo de católicos portugueses, tradições relacionadas com festividades religiosas, ainda que lúdicas, surgiam como fator relevante na manutenção da consciência histórico-cultural e mesmo de um universo espiritual em contexto muitas vezes predominantemente não-católico.


Portugueses da imigração nas comemorações dos 500 anos do Brasil


A Missão Portuguesa de Colonia participou intensamente de iniciativas do centro de estudos da Academia Brasil-Europa a partir de 1997. No Congresso Internacional de abertura do triênio pelos 500 anos do Brasil, em 1999, como em outras ocasiões, ofereceu recepções aos congressistas nas suas instalações. Na igreja dos portugueses - a Groß St. Martin - realizaram-se, como em outras ocasiões - missas solenes com música sacra de autores portugueses.


Colonia2002. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.

Portugueses da imigração e as dimensões européias da música portuguesa e luso-brasileira


Intensa cooperação entre os portugueses de Colonia e as instituições euro-brasileiras deu-se por ocasião do simpósio internacional Dimensões Européias da Música de Portugal, levado a efeito no centro da A.B.E. em 2002 por motivo do Porto como Capital Européia da Cultura. O evento contou com o patrocínio da Embaixada de Portugal, do Consulado Português de Düsseldorf e com participação de representantes de várias universidades portuguesas: Nova de Lisboa, Coimbra, Aveiro e Évora.


 
Dr. Borges. Colonia 2002. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


Dr. Bispo.Colonia 1998. Copyright A.B.E.


Colonia 1998. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


Colonia 1989. Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.


S. Mendes. ABE 2002.Foto A.A.Bispo. Copyright A.B.E.