BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Festspielhaus Salzburg. Foto A.A.Bispo 2015. Arq ABE

Mozarteum, Salzburg


Inscrevendo-se a A.B.E. em corrente histórica que leva a academia de renovação da cultura e das artes do Ocidente no Mozarteum de Salzburg do início do século XX, compreende-se ter sido essa cidade austríaca procurada já no início dos programa de interações iniciado em 1974 na Europa.


Duas foram as razões que justificaram desde esses primeiros contatos em 1975: o fato de ser a cidade natal e de formação de Martin Braunwieser, principal aluno do Mozarteum e destacado músico, compositor, professor e pesquisador, e o fato de ser a cidade de Sigismund von Neukomm, principal personalidade da história da música européia que atuou no Brasil no século XIX.


Casa de nascimento de Mozart. Foto A.A.Bispo 2015.Copyright
No início do programa, Martin Braunwieser recomendou personalidades de Salzburg para o estabelecimento de contatos. Como antigo discípulo e amigo de Bernhard von Paumgartner, mantivera durante décadas contatos com o meio musical e musicológico local. A sua filha, Renata Braunwieser, ali estivera há poucos anos atrás com o intuito de desenvolver estudos de musicologia na Áustria.


Tratou-se, nessa primeira estadia de estudos e contatos em Salzburg, não apenas de procura de fontes e documentos históricos da fase de renovação do Mozarteum sob B. v. Paumgartner e de suas consequências para o Brasil, como também do conhecimento de tendências da pesquisa local.


Nessa ocasião, deu-se também início aos estudos contextualizados relativos a Sigismund von Neukomm e à sua memória no presente. Esses estudos foram impulsionados sobretudo através de textos de Luís Heitor Correa de Azevedo. Os estudos ali desenvolvidos tiveram a sua continuidade em Viena.


Em 1981, o mestre-capela da catedral de Salzburg participou no Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira realizado em São Paulo.


Por ocasião dos 80 anos de Martin Braunwieser, celebrados no âmbito do Leichlinger Musikforum, revitalizaram-se os contatos com Salzburg. Sigismund Neukomm e Salzburg foram sobretudo recordados na Semana Austríaca realizada na edição do Leichlinger Musikforum de 1985, quando executou-se pela primeira vez obra para coro e orquestra composta pelo compositor durante a sua permanência no Brasil e oferecida ao imperador da Áustria levantada nas pesquisas realizadas já dez anos antes.


A obra foi executada também em missa por jubileu do Dr. R. Skeris, presidente da Church Music Association of America e celebrada pelo preside da organização pontifícia de música sacra na Igreja da Ascensão de Nossa Senhora em Colonia.


Martin Braunwieser 1989. Arquivo ABE. Copyright
A última estadia de Martin Braunwieser na Europa incluiu uma visita a Salzburg, onde fatos da sua formação e juventude puderam ser considerados a partir de sua própria memória. Nessa ocasião,celebrou-se uma missa solene com obra sacro-musical com acompanhamento orquestral na catedral de Salzburg.


Essa estadia serviu também à preparação de publicação sobre a sua vida e obra pelos seus 90 anos, lançada em sessão patrocinada pelo Consulado da Áustria no Rio de Janeiro durante o II Congresso Brasileiro de Musicologia, em 1992.


Nesse mesmo ano, com base nos resultados dessa publicação, realizou-se uma conferência com a direção e professores do Mozarteum. O objetivo foi o de trazer à luz o significado da instituição sob o impulso renovador de Bernhard von Paumgartner para a história da música e a Educação Musical em processos globais no exemplo do Brasil através de Martin Braunwieser. A conferência então proferida foi publicada no órgão da sociedade histórica de Salzburg.


Catedral de Salzburg. Foto A.A.Bispo 2015. Arq ABE

 
Estatua de Mozart, Salzburg. Foto A.A.Bispo 2015. Arq ABE


Placa a S.Neukomm, Salzburg. Foto A.A.Bispo 1975. Arq ABE






Salzburg. Foto A.A.Bispo 2015. Arq. ABE


Martin Braunwieser. Arq. ABE


M. Braunwieser e A.A.Bispo 1989. Arq. A.B.E.