Os trabalhos relacionados com a Itália da Academia Brasil-Europa inserem-se em tradição que remonta ao Festival de Música Contemporânea de Veneza, de 1925. Nesse evento apresentaram-se obras de compositores brasileiros representativas de movimentos de renovação estética do país.
A atenção passou a ser dirigida ao estudo de questões relacionadas com processos de difusão cultural.
Significativos momentos nessa fase foram encontros com artistas italianos em visita a São Paulo. Realizaram-se trabalhos de pesquisa em comunidades de italianos e seus descendentes em São Paulo, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul, iniciando-se os estudos de imigração e colonização italiana segundo as novas perspectivas de atualização dos estudos culturais.
Desenvolveram-se, em especial, estudos de compositores italianos que atuaram no Brasil no século XIX e brasileiros de formação italiana, em geral caídos no esquecimento, entre êles J. Gomes de Araújo.
Na Europa, realizaram-se desde 1975 várias viagens de estudos, contatos e pesquisas à Itália, sendo desenvolvidos trabalhos em numerosas cidades.
A Itália foi particularmente considerada em estudos de processos de recepção cultural desenvolvidos em 1979. A partir desse projeto, estudiosos italianos passaram a tomar parte em eventos científico-culturais realizados no Brasil, processo iniciado com o Simpósio Internacional de Música Sacra e Cultura Brasileira, de 1981. Nesse simpósio, considerou-se em especial o papel desempenhado por F. Franceschini na história da reforma sacro-musical do século XX no Brasil.
No Brasil, organizaram-se nos anos 80 e 90 novas viagens de estudos a regiões de imigração italiana do Estado de São Paulo, do sul do Brasil e do Espírito Santo. Pesquisadores brasileiros formados em instituições italianas participaram em eventos da A.B.E. por ocasião do triênio pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Questões relacionadas com a Itália e com a imigração italiana em contextos histórico-culturais globais foram tratadas em seminários das universidades de Colonia e Bonn. Em 2003 realizaram-se ciclos de estudos em Roma e em Milão. Estes últimos serviram de preparatória a colóquio internacional de estudos interculturais realizados a seguir em São Paulo.
Em 2004, por ocasião dos 450 anos de São Paulo, realizou-se uma sessão solene no Teatro Municipal de São Paulo dedicada ao tema "Lírica da Metrópole". O papel histórico-cultural desempenhado por compositores brasileiros que obtiveram a sua formação na Itália foi particularmente salientado.
Lembrou-se da necessidade de apreciações mais justas do passado musical brasileiro de influência italiana, de compositores e obras, uma vez que foram desvalorizados no século XX, sobretudo sob a ação de tendências nacionalistas. Nessa ocasião, considerou-se a necessidade de estudos mais aprofundados do papel da lírica no Brasil e no mundo de lingua portuguesa em geral, a partir de posições e questionamentos mais recentes dos estudos culturais.
Em 2012, realizaram-se trabalhos referentes à influência italiana à época da Reforma litúrgico-musical em Macau e na colonia portuguesa residente em Hong Kong em fins do século XIX e início do XX. Esses estudos retomaram temas discutidos em 1986 nessas cidades por ocasião da passagem desses territórios à China, sendo agora a documentação então levantada discutida sob outros aspectos. Uma particular consideração foi dada à recepção de obras de A. Carlos Gomes no Extremo Oriente a partir da influência italiana nas comunidades católicas.
Neste ano também realizaram-se estudos em Gênova e Savona no contexto dos ciclos de estudos dedicados aos fundamentos de processos culturais que relacionam o Mediterrâneo ao Atlântico. Por motivo das comemorações de A. Vespucci, considerou-se o papel relevante desempenhado por navegantes de cidades portuárias italianas na história dos Descobrimentos de fins da Idade Média. Esses trabalhos tiveram continuidade em museus e sítios históricos relacionados com Colombo nas ilhas Canárias, em 2013.
Os trabalhos mais recentes relacionados com a Itália desenvolveram-se em 2014 na Sicília, assim como nas cidades de Nápoles, Lucca, Pisa e Roma. Esses estudos e observações inscreveram-se no programa Cultura/Natureza da A.B.E. voltados ao desenvolvimento de uma ciência da cultura de orientação ambiental. Além desses trabalhos deu-se prosseguimento a estudos voltados às relações musicais entre a Itália e o Brasil. Relacionando questões urbanístico-arquitetônicas, paisagistíscas e histórico-musicais considerou-se vários teatros de ópera, salientando-se os de Pesaro, Lucca e Nápoles.
Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)
•O Reino Lombardo-Vêneto sob a soberania da Áustria nas suas relações com o Brasil
•100 anos da morte de Giuseppe Buonamici (1846-1914)
Relações musicais entre Florença e Munique nos seus elos com o Brasil.
Giuseppe Buonamici, aluno de Hans von Bülow (1830-1894), professor do brasileiro Henrique Oswald (1852-1931). A sociedade "Museum" e Hugo Bußmeyer (1842-1912).
•150 anos de Paulo Florence (1864-1949)
Hans von Bülow (1830-1894) e a música no Brasil. Reflexões no museu da núsica no Elisabethenburg de Meiningen
•150 anos de Florença como capital do Reino da Itália (1865-1871)
Florença e Brasil nos estudos de processos culturais. Imagens e aspectos de quatro décadas de trabalhos euro-brasileiros I
•200 anos de Gioacchino Maglioni (1814-1888)
Florença. A música sacra em Florença e o Brasil. Imagens e aspectos de quatro décadas de trabalhos euro-brasileiros II
•450 anos de Galileo Galilei (1564 -1641/2)
Pisa. Balle di Scienza: Toscana e Brasil na História do Direito e das Ciências. Projeção universitária de Pisa e o Osservatorio di Firenze
•200 anos D. João Bosco (1815-2015)
Um movimento da época da industrialização e expansão italiana nos seus contrastes com o esplendor do Barroco de antiga abadia bávara. A primeira mostra de trabalhos indígenas em missões italianas na Esposizione dell'Arte Sacra de 1898 em Turim
•100 anos de morte de Tommaso Villa (1829-1915)
Turim. A primeira Mostra italo-brasiliana na Esposizione nazionale italiana de 1898 em Turim. Empreendedorismo de imigrantes no Brasil, maçonaria e a celebração do liberalismo italiano nos 50 anos do Statuto Albertino
•100 anos de morte de Alfredo d'Andrade (1839-1915)
Turim. O Borgo Medievale da Esposizione Generale Italiana de 1884 em Turim e o seu arquiteto português Alfredo d'Andrade em paralelos com São Paulo. Organalia 2015 de Turim pela Expo 2015 de Milão
•Massey Hall: Concerto de E. P. Johnson (1878-1959) e G. Novaes (1888-1984) (1924)
•Rodeio (SC). Imigrantes de Veneto e Trento no Brasil e a ultramontanização alemã de „irredentos“ da antiga Áustria-Hungria em estudos da região Alpes-Adria. Pe. Athanasius Piccoli (1843-1905). Diálogos no Wörthersee
•Após 15 anos de trabalhos do ISMPS em Hong Kong e Macau (1996) pelo término de soberanias européias na China e do Padroado Português do Extremo Oriente
Mudanças de referenciais culturais de portugueses no Extremo Oriente à época da expansão do colonialismo britânico I. Música sacra em Hong Kong
Mudanças de referenciais culturais de portugueses no Extremo Oriente à época da expansão do colonialismo britânico II. Música sacra em Macau
Arte lírica na China e o ensino de canto de orientação italiana de portugueses em Hong Kong: Il Guarany e Salvator Rosa de Antonio Carlos Gomes (1836-1896) em Kowloon
•A gente de Lucca no Brasil de Wolfgang Adolf Gerle (1781-1846)
•Estudos jesuítas e Estudos Culturais em relações Brasil-Índia: aspectos de um debate
•Rêdes sociais na história político-cultural. Itália- Alemanha-Áustria-Hungria e Rússia
•Milão-São Paulo. Construção de perpetuidades na identidade cultural. Ano Carlos Gomes
•Imigração e arquitetura teatral. Teatro Carlos Gomes de Vitória, 80 anos. Projeto de André Carloni
•Fontes para estudos indígenas sob enfoques supra-nacionais: Regiões austrais. A. Pigafetta
•Italianidades e ópera em processos híbridos. Reflexões no Museo Teatrale do Teatro alla Scala, Milão
•Festivais de canção e processos de identidade cultural. Reflexões em San Remo
•St. Michele. Quis ut Deus? Concepções rosminianas: razão/religião e o princípio da passividade
•Caxias do Sul: Conservação de instrumentos musicais de colonos italianos
•Malta na esfera musical italiana e nos círculos italianos no Brasil
•Libretos como fontes históricas para o estudo da ópera em Belém
•Mutações e interculturalidades nas condições urbanas atuais
•Bolonha. Simbolismo cosmológico da organização espacial e a cidade atual
•Contextos euromediterrâneos - história do pensamento e diálogo de culturas e religiões
Locais de reflexões
(lista incompleta)
BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa
Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo
ESTUDOS CULTURAIS EUROBRASILEIROS RELACIONADOS COM A
ITÁLIA