Ceará Foto A.A.Bispo©


Orientação: análise de processos e procedimentos refletidos, inter- e transdisciplinares


Os  estudos relacionados com o Ceará da Academia Brasil-Europa remontam aos anos preparatórios à fundação, em 1968, da entidade de renovação dos estudos culturais que constitui hoje a Organização Brasil-Europa de estudos teóricos de processos inter- e transculturais e de estudos culturais nas relações internacionais.


Pela riqueza, diversidade e força de suas expressões culturais tradicionais, pelo papel que desempenhou na história do Brasil, pela obra de seus grandes representantes na literatura e nas artes, em particular na música, bastando aqui citar José de Alencar (1829-1877) e Alberto Nepomuceno (1864-1920), o Ceará sempre foi reconhecido em todo o país como um dos estados de maior significado para os estudos culturais nas suas mais diversas áreas.


Sobretudo no âmbito dos estudos de folclore, porém, sentiu-se de forma cada vez mais intensa a necessidade de uma reconsideração teórica dos estudos, de definições de esferas culturais e das respectivas disciplinas.


Percebeu-se que a divisão entre o erudito, o popular e o folclórico já não satisfazia às exigências dos estudos culturais e que a cooperação interdisciplinar se fazia cada vez mais necessária. Estudos históricos, baseados em fontes documentais, necessitavam ser relacionados mais estreitamente com pesquisas empíricas da cultura.


Essas preocupações levaram à fundação, em 1968, de uma entidade que representava um movimento de tendências renovadoras e que dirigia as suas atenções a processos, em particular também àqueles de de difusão. (Nova Difusão)


  
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Ponto de partida: migração, permanências e transformações


Com a intensificação da migração interna nordestina às metrópoles do Sul do país, em particular a São Paulo, e tomando-se consciência da necessidade e da oportunidade do desenvolvimento de estudos das expressões culturais dos migrantes, constatou-se que essas pesquisas não poderiam resumir-se a estudos do folclore nordestino „sem a ida ao Nordeste“, mas sim deveriam considerar os processos econômicos e de transformação cultural e sócio-cultural em que os migrantes e os imigrados se inseriam, ao mesmo tempo dando atenção às próprias transformações culturais por que passava a metrópole.


Estudos de transformação de espaços urbanos, de sua percepção, associaram-se àqueles voltados a expressões culturais e àqueles de migrações. Compreende-se, assim, que essas preocupações tenham levado a trabalhos de cooperação entre estudantes e pesquisadores de diferentes instituições no âmbito do movimento então iniciado, entre elas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e dos Departamentos de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo, e da Associação Brasileira de Folclore através do Museu de Artes e Técnicas Populares.


O estudo de expressões e questões culturais relativas ao Ceará partiu, assim, de situações migratórias, aguçando ainda mais a sensibilidade para questões relativas a processos históricos e à análise de suas estruturas.


  
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Estudos empíricos contextualizados, meios de comunicação e construção de imagens


Nessa orientação interdisciplinar segundo processos, em particular na consideração de processos de difusão, a atenção foi privilegiadamente dirigida ao papel desempenhado pelos meios de comunicação na transformação cultural. Considerou-se que esse papel não era unicamente difusor ou transmissor, mas também criador de imagens. Nesse sentido, por ocasião de um espetáculo marcado por essas questões e que reuniu músicos e intelectuais de formação acadêmica e grande número de artistas populares, realizou-se uma estadia de pesquisas e contatos em Fortaleza.


Em visita ao Conservatório Musical Alberto Nepomuceno, constatou-se o acervo de discos de música popular ali conservado, o que despertou a consciência para a necessidade de um desenvolvimento sistemático da pesquisa da cultura popular para o alcance dos intuitos interdisciplinares propugnados.


O Ceará desempenhou, assim, papel relevante no desenvolvimento das concepções de uma musicologia de orientação teórico-cultural como representada pelo Centro de Pesquisas em Musicologia da entidade fundada em 1968 (hoje ISMPS/IBEM).


Esses impulsos recebidos em Fortaleza foram decisivos para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisas em círculos de migrantes em São Paulo. No âmbito da disciplina Etnomusicologia, pela primeira vez introduzida no sentido do termo em 1972, na Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, o estudo de expressões culturais cearenses passou a ser considerado nesse sentido teórico renovador tanto na consideração da bibliografia folclórica como na realização de trabalhos de observação empírica de contextos migratórios. Assim, realizaram-se, entre outros, pesquisas de repentes e desafios.


Uma particular consideração mereceu a questão da integração e diferenciação de escolares provenientes de ambiente migratório cearense - e de outros Estados do Nordeste. A pesquisa relacionada com o Ceará foi, aqui, estreitamente relacionada com debates sobre a Educação, em particular da artística e musical.


   


Estudos em rêdes internacionais. Programa Ceará-Europa "Barão Guilherme Chambly de Studart"


A partir de 1974, passou-se a desenvolver um programa de levantamento de fontes e materiais relativos ao Ceará em bibliotecas e museus da Europa. A esse programa deu-se a denominação de Guilherme Studart (1856-1938), por ter sido um intelectual dedicado a várias esferas do saber - medicina, história, folclore e etnografia - e a atividades diplomático-consulares como representante da Grã-Bretanha no Ceará.


O vulto histórico do Barão de Studart tornou-se também significativo no âmbito dos trabalhos que passaram a ser desenvolvidos a partir de 1977 no departamento de Músico-Etnologia de organização pontifícia pelos seus elos com movimentos teológico-culturais da história da Igreja do século XIX, favorecendo o trabalho em rêdes eclesiásticas e missionárias dedicadas a questões culturais.


Os trabalhos desenvolvidos entre 1977 e 1979 receberam impulsos de cearenses que se especializavam na Europa, entre êles idealistas do fomento do intercâmbio teuto-cearense na área da Medicina.


    


Bases teóricas de interpretações adequadas de sentido de expressões culturais


Paralelamente a estudos de fontes históricas e da consideração de resultados de pesquisas realizadas e em desenvolvimento no Brasil, sobretudo através de estreito relacionamento com o Museu de Folclore da Associação Brasileira de Folclore, os esforços foram dirigidos à compreensão adequada do significado de expressões culturais cearenses, entre elas, da Nau Catarineta.


Considerando-se estudos realizados em outras regiões do Brasil, passou-se a dirigir a atenção sobretudo à linguagem visual e à simbólica dessas encenações populares. Esses estudos apenas puderam ser desenvolvidos sob perspectivas amplas, considerando a cultura secular de imagens relacionadas com a nau, tanto da Antiguidade como na sua interpretação cristã, com base na tradição bíblica.


Essa preocupação pelo uso refletido e adequado de princípios hermenêuticos, na tentativa de compreensão de sentidos intrínsecos às próprias expressões culturais, marcou os trabalhos que se seguiram, expostos em cursos, conferências e publicações.


  


A imagem da Nau Catarineta tornou-se de particular significado no âmbito dos debates que precederam a fundação alemã do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa, efetivada no Ano Europeu da Música, em 1985. Ela foi tratada em simpósios músico-etnológicos realizados em instituições do Vaticano e no centro de Antropologia Fundamental de Royaumont/Paris, aqui juntamente com Luís Heitor Corrêa de Azevedo.


A imagem da Nau Catarineta foi reconsiderada no Colóquio Internacional Euro-Brasileiro dedicado a tradições religiosas do Brasil, realizado em várias cidades da Alemanha, em 1989, aqui com a participação de Martin Braunwieser, membro da Missão de Pesquisas Folclóricas ao Nordeste, enviada pelo Departamento de Cultura do Município de São Paulo na década de 30. Essa imagem da tradição nordestina correspondeu à simbologia de movimentos do pensamento europeu renovador conhecido e representado por Braunwieser.


Reinterpretada de forma sensível, foi utilizada para fins educativos nos Parques Infantís de São Paulo, visando sobretudo a integração de crianças procedentes de diferentes correntes imigratórias na sociedade brasileira. No encontro realizado por ocasião desse Colóquio internacional na Alemanha, M. Braunwieser deixou manifesto o significado do estudo das relações entre a imagem da Nau Catarineta e processos educativos e formadores sociais. Passou-se a discutir, aqui, a relevância dessa imagem sob aspecto político-cultural, assim como as suas possibilidades de resignificações.


   


Estudos de expressões resultantes de processos performativos e suas transformações


Nos estudos de mecanismos performativos em contextos da colonização e da cristianização, o Ceará despertou particular atenção sobretudo pela expressão cultural do Torém. A ela foram dedicados cotejos com expressões culturais de outros contextos no âmbito de projeto dedicado a culturas musicais indígenas e suas transformações, subsidiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e com o apoio de órgãos oficiais, universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do Exterior.


Como decidido por ocasião do Congresso Internacional dedicado a questões dos fundamentos culturais no Brasil, realizado no Rio de Janeiro pelos 500 anos do Descobrimento da América, em 1992, o Ceará foi aqui visitado em 1993. Nessa ocasião, procurou-se tomar conhecimento da situação dos estudos e das tendências de concepções relativamente às culturas indígenas nos seus elos com expressões culturais tradicionais e contemporâneas. Das instituições consideradas, cumpre salientar a Biblioteca do Estado.


Narratividade, estrutura e sentido em expressões culturais. Encontro de Jericoacoara


No âmbito desses trabalhos, retomou-se, sob novas perspectivas, a temática que esteve às bases dos estudos dedicados ao Ceará no início dos anos 70. Em encontro de cantadores, realizado em Jericoacoara, procurou-se não apenas refazer observações de forma mais aprofundada e tomar conhecido de novas tendências regionais, mas sim também analisar as interpretações e improvisações sob o aspecto de estruturas de pensamento e imagens, de sua atualização temporal, de análise de conteúdos e de reconhecimento de significados intrínsecos.


Contribuição do Ceará para o desenvolvimento dos estudos culturais em geral


Universitários europeus foram levados a ocupar-se com temas relativos ao Ceará em vários seminários desenvolvidos nas universidades de Bonn e Colonia, assim como em colóquios da A.B.E.. Em cursos, conferências e em trabalhos acadêmicos foram considerados também expressões culturais contemporâneas do Ceará.


    



Cronologia
dos trabalhos


1969. São Paulo. Expressões culturais de migrantes em São Paulo, continuidade, reforços e mudanças. Relações entre processos migratórios e transformações culturais da metrópole. Repentistas. Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Museu de Artes e Técnicas Populares, Centro de Pesquisas ND.

1970. Fortaleza. Meios de comunicação em processos de transformação cultural e construção de imagens. Estudos da cultura popular sob a perspectiva de processos. Acervo discográfico de música popular do Conservatório Alberto Nepomuceno.

1972. São Paulo. Ceará e expressões culturais de migrantes cearenses sob a perspectiva da Músico-Etnologia. Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo.

1974. Hamburgo, Londres e Berlim. Início do Projeto Ceará/Europa "Barão de Studart" de levantamento de fontes e materiais em bibliotecas e museus da Europa.

1977. Colonia, Maria Laach e Roma. Início dos trabalhos culturais em rêdes eclesiásticas e missionárias relevantes para os estudos culturais cearenses através do instituto de pesquisas músico-etnológicas de organização pontifícia. Cooperações com cearenses residentes na Europa.

1979. Bonn, Roma, Lisboa. Estudos de questões de recepção cultural no Ceará. A imagem da barca na Nau Catarineta de tradição cearense.

1981. São Paulo. Ceará no "Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira".

1981-1987. Colonia, Roma, Lisboa. Estudo de fundamentos históricos e filosófico-teológicos de expressões tradicionais do Ceará, em particular da Nau Catarineta no âmbito do império colonial português e da esfera mundial do Padroado.

1989. Speyer, Eibingen, Maria Laach, Bonn, Colonia. Mística européia e linguagem visual de tradições no Colóquio Internacional euro-brasileiro sobre tradições cristãs e sincretismo no Brasil. Lançamento de publicação com estudos de fontes históricas sobre o significado da imagem da nau no contexto global da história da expansão da cultura ocidental da era moderna. Debate com Martin Braunwieser sobre pesquisas realizadas no Nordeste no âmbito da Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura de São Paulo e sobre o emprêgo da imagem da nau em folguedos educativos nos Parques Infantís de São Paulo.

1993. Fortaleza, Pecém e Jericoacoara. Viagem de atualização de conhecimentos, contatos e pesquisas no âmbito de projeto apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e por universidades européias e brasileiras. Estudo de expressões culturais derivadas de processos performativos da cristianização dos indígenas. Questões de narratividade e estrutura em cantos de repentistas.

1999. Colonia. Imagologia da nau na sessão/exposição dedicada ao complexo „música e visões“ no Congresso Internacional Brasil-Europa 500 anos pelo início do triênio dos 500 anos do Brasil. 2002. Gramado. A simbologia da nau na cerimônia de abertura do Congresso "Música, Projetos e Perspectivas" pelo encerramento do Triênio pelos 500 anos do Brasil e do Forum Rio Grande do Sul dedicado a questões de imigração e póscolonialismo.

2002-2008. Bonn e Colonia. Estudos cearenses no contexto de seminários das respectivas universidades.



Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)

  1. Evolucionismo e Religião. Reflexões na Austrália sobre uma Pré-História de fundamentação bíblica no Brasil: Raymundo Ulysses de Pennafort

  2. Canto dos cegos na Bretanha e no Brasil. Paradigma do cego bardo. Reflexões pelo Pardon de Saint Hervé

  3. Indianismo e Romantismo. Da literatura aos estudos culturais. François René de Chateaubriand e José de Alencar

  4. A oralidade na Europa medieval e no sertão brasileiro






 






















Fotos A.A.Bispo.
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Arquivo A.B.E.

 

BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (registrada em 1968)


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e institutos integrados ISMPS/IBEM

Dir. Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo

 
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