BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 

A sociedade Inter Nationes, fundada em Bonn em 1952 e que atuou em estreitas relações com o Departamento de Cultura do Serviço do Exterior da Alemanha, cooperou de forma significativa com trabalhos realizados no âmbito do programa de interações euro-brasileiras iniciado em 1974 e com o I.S.M.P.S..


No ano 2000, essa sociedade fundiu-se com o Goethe Institut, o que levou à constituição, a partir de 2001, da organização cultural Instituto Goethe-Internationes.


A Inter Nationes em Bonn teve como escopo fomentar os elos culturais, sociais e políticos da Alemanha com o Exterior na era da comunicação, fornecendo informações a parceiros no Exterior. A sua atenção dirigiu-se sobretudo a instituições voltadas às ciências e à formação cultural, assim como a representantes da mídia, da política e da cultura, a embaixadas, consulados e câmaras de comércio alemães no Exterior e a leitores em universidades, escolas e instituições de intercâmbio.


Na sua sede em Bonn, teve lugar, em 1985, conferência/concerto com obras de compositores brasileiros de ascendência alemã e a primeira exposição de documentos históricos da vida cultural de círculos de língua alemã no Brasil.


A conferência/concerto, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil na Alemanha, foi promovida pela Sociedade Teuto-Brasileira, sob a presidência do Prof. Dr. Hermann Görgen, no dia 22 de fevereiro de 1994.


A atenção concentrou-se à contribuição alemã à vida musical de São Paulo. Esse tema, com base na documentação da A.B.E./I.S.M.P.S. apresentada em exposição, foi tratado por A.A.Bispo.


O concerto, a cargo de Sueli, Peter e Yasmin Heider, membros do ISMPS, incluiu obras de compositores alemães residentes no Brasil, brasileiros de origem alemã, ou brasileiros que atuaram em círculos de língua alemã em S. Paulo.  Entre outros, apresentaram-se obras de Martin Braunwieser, Frutuoso Vianna, Clorinda Rosato, Alexander Schaffmann e Ernst Mahle.