Os trabalhos da Academia Brasil-Europa relacionados com a Irlanda desenvolveram-se a partir de estudos de fontes históricas de tradições e expressões culturais. Muitas das expressões culturais do Brasil apresentam, na sua fundamentação cristã, uma linguagem visual que necessita ser examinada a partir de antigos mecanismos de transformação cultural colocados em vigência com a expansão do Cristianismo nos primeiros séculos da era atual. Para o estudo dessas tradições e da historia missionária mais remota da Europa, a Irlanda assume particular significado.
Procurava-se superar as explicações hipotéticas e interpretações já então reconhecidas como infundadas de várias expressões culturais tradicionais do Brasil.
Uma particular consideração foi dada à questões de imigração e de transplantação de expressões culturais vigentes na Irlanda ao Novo Mundo. Essas reflexões se concentraram sobretudo no culto a S. Patrício, suas expressões e suas extensões no continente americano. Tais estudos puderam ser posteriormente (1995) desenvolvidos em outros contextos, na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Os trabalhos desenvolvidos na Irlanda concernentes aos fundamentos e às expressões medievais de um complexo cultural resultante da ação cristianizadora no passado serviram como preparação para o Congresso Internacional dedicado aos fundamentos da cultura no Brasil e levado a efeito no Rio de Janeiro, em 1992. Os resultados dos estudos dessas antigas tradições foram rediscutidos no colóquio internacional de Antropologia Simbólica, realizado em São Paulo, em 1998.
Materiais
Apenas os disponíveis nos sites da A.B.E.
(em elaboração)
BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa
Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo
ESTUDOS CULTURAIS EUROBRASILEIROS RELACIONADOS COM A
IRLANDA
Fore, Clonmacnois, Cong Abbey, Kylemore Abbey, Adare, Bantry House
Arquivo da A.B.E. Fotos A.A.Bispo 2003 ©