
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O fato de iniciar-se o programa de estudos e interações internacionais preparado no Brasil na Alemanha, em 1974, com o apoio de Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e ter passado a agir a partir de Colonia, determinou estreitas relações com círculos voltados a relações bi-laterais entre a Alemanha e o Brasil, em particular com a Deutsch-Brasilianische Gesellschaft/Sociedade Teuto-Brasileira.
Essa entidade, marcada pelo idealismo e pela história de vida do seu presidente Prof. Dr.h.c. Hermann Görgen, apoiou em várias ocasiões o desenvolvimento dos trabalhos e neles participou e interagiu.
Os contatos com essa personalidade iniciaram-se na segunda metade da década de 70. Em diversas ocasiões realizaram-se diálogos e encontros na sede da sociedade ou na residência do Prof. H. Görgen em Bonn, ali surgindo e desenvolvendo-se contatos humanos que perduraram durante décadas.
O Prof. Görgen e membros da sociedade apoiaram com a sua presença e participação vários eventos realizados a partir do programa iniciado em 1974 nos seus diversos enquadramentos institucionais.
A sociedade esteve representada quando da Deutsch-Brasilianische Musikschulwoche no âmbito do Leichlinger Musikforum, em 1981.
Em 1983, por ocasião da edição do Forum pelos 300 anos da emigração alemã à América, realizado com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na Alemanha, salientou-se a perspectiva do programa dirigido a processos que, para além do necessário empenho de estudos bi-laterais, havia a necessidade de uma renovação dos estudos voltados à emigração/imigração sob a perspectiva mais ampla exigida pela integração européia.
Os elos e as cooperações tiveram expressão em artigos publicados no órgão da sociedade, os Deutsch-Brasilianische Hefte. Assim, em 1985, considerou-se a história da recepção da música do Brasil no espaço da língua alemã. No mesmo ano, pela passagem dos 25 anos de fundação da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, realizou-se uma conferência sobre a contribuição alemã à cultura musical do Brasil.
A Deutsch-Brasilianische Gesellschaft promoveu, em 1987, no Ibero-Club de Bonn, conferência dedicada aos desenvolvimentos músico-culturais no Brasil, quando se tratou de questões relativas à pesquisa musical concernentes ao Brasil e o trabalho de cooperação internacional no âmbito do programa iniciado em 1974.
A sociedade apoiou a realização das sessões de Bonn do colóquio internacional dedicado a tradições cristãs e sincretismo em 1989, e que reuniu vários pesquisadores e representantes de instituições brasileiras.
A sociedade realizou conferência/concerto na sede de InterNationes, em Bonn, em 1995, quando tratou-se dos trabalhos referentes às relações entre a Alemanha e o Brasil desenvolvidos no âmbito do I.S.M.P.S. em conferência dedicada à contribuição alemã à vida musical e São Paulo. O I.S.M.P.S. apresentou então o seu acervo de documentos em primeira exposição relativa à música no contexto da imigração alemã no Brasil até então realizada.
A partir da instalação do centro de estudos da A.B.E. em Colonia, membros da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft estiveram presentes nos eventos. Na sessão inaugural, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil, fêz-se uma homenagem a Dora Schindler, que empenhou-se durante anos pela sociedade e sempre acompanhara os trabalhos realizados no âmbito do projeto iniciado em 1974.
Nessa ocasião, salientou-se que, para além de todas as afinidades humanas e de ideais determinadas pela atuação na Alemanha, havia fundamentais diferenças entre a Deutsch-Brasilianische Gesellschaft e a Academia Brasil-Europa e os institutos inseridos no programa de renovação de perspectivas originado no Brasil e em desenvolvimento na Europa.
A organização Brasil-Europa tem finalidades exclusivamente científicas, teórico-culturais, não se dedicando ao fomento de relações econômicas, comerciais, industriais, empresariais e políticas, à difusão cultural ou representação, defendendo a independência e mesmo prioridade dos estudos culturais relativamente a outros motivos e interesses. Além do mais, o seu âmbito de ações não diz respeito a relações bi-laterais. Pelo seu próprio escopo de dirigir a atenção a processos culturais, estes não se limitam a fronteiras de Estado ou nações, mas as transpassam.
No Congresso Internacional pela abertura do triênio dos 500 anos do Brasil, a A.B.E. e o I.S.M.P.S. dedicaram uma sessão de conferências e concerto no grande auditório da Universidade de Colonia, onde lembrou-se da história das relações culturais entre a Alemanha e o Brasil. Nessa ocasião, prestou-se uma homenagem póstuma ao Prof Dr.h.c. Hermann Görgen em gratidão ao trabalho que desenvolveu há anos à frente da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft.
A sua vida e obra foi considerada então em conferência pelo Dr. Lothar Kraft (Fundação Konrad-Adenauer). Por ocasião das comemorações da mãe brasileira de Thomas Mann, na representação do estado de Schleswig-Holstein em Bonn, em realização da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, esta convidou a A.B.E. e o I.S.M.P.S. para, em conferência/concerto, lembrar do significado histórico-musical e cultural da região de Parati, local de seu nascimento e de realizações de vários encontros da A.B.E..
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações