
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Esse evento foi uma realização da Fundação Konrad-Adenauer, sendo dirigido pelo Dr. Woilfgang Schuster, prefeito da cidade de Schwäbisch Gmünd e por Franz Schuster, diretor do Institut für Kommunalwissenschaften da fundação.
A organização do congresso ficou a cargo do Dr. Günter W. Dill, a Dra. Daniela Tandecki e do Dr. Heinz Willms-Borck do instituto mencionado.
Nas palavras introdutórias, publicadas no programa do evento, o Dr. Lothar Kraft, diretor administrativo da fundação, juntamente com o diretor do instituto, lembraram que música e religião encontram-se unidas desde as suas origens em todas as culturas. As religiões acompanharam o desenvolvimento da arte musical e sempre a música foi uma parte da vida religiosa.
O evento quis lembrar essa tradição cultural e incentivar uma discussão sobre o significado do tema para o presente, indagando se seria ainda atual compor para a prática sacro-musical.
O congresso foi aberto pelo prefeito Dr. Wolfgang Schuster, contando a sessão com a presença do Ministro a.D. Bruno Heck, presidente da fundação., Na festa da „música sacra européia“, que deveria passar a ser realizada anualmente, dever-se ia estabelecer uma ponte entre católicos, evangélicos, entre as diferentes nações do Leste e do Ocidente, abrindo também caminhos novos para a música sacra.A primeira conferência foi dedicada ao tema „O significado da música para a religião e da religião para a música“, confiado ao Dr. Antonio A. Bispo.
Os pesquisadores brasileiros deslocaram-se à Alemanha para participar primordialmente em outro evento, o simpósio internacional dedicado ao tema „Tradições cristãs e sincretismo“ iniciado pelo Instituto de Estudos de Folclore da Universidade de São Paulo, do I.S.M.P.S. e co-promovido pelo instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos, por institutos universitários e centros de pesquisa do Brasil, de Portugal e da Alemanha.
Realizando-se o evento de Schwäbisch-Gmünd pouco antes desse simpósio internacional, tratando de complexo temático afim e devido ao fato de ali proferir conferências o diretor do departamento de etnomusicologia do Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e presidente do I.S.M.P.S., a Fundação Konrad-Adenauer convidou o grupo de participantes brasileiros a participar do seu simpósio, oferecendo cordial recepção e hospedagem.
No congresso internacional de abertura do triênio pelos 500 anos do Brasil realizado sob o patrocínio da Embaixada do Brasil em Colonia pela A.B.E., Deutsche Welle e outras instituições, em sessão na Aula da Universidade de Colonia, o Dr. Lothar Kraft proferiu um discurso no qual lembrou a personalidade e a obra de vida do Prof.Dr.h.c. Hermann Görgen nas relações entre a Alemanha e o Brasil.
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações