BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Esse apoio justificou-se pelo significado fundamental que adquire o estudo das tradições populares de fundamentação religiosa nos estudos culturais, seja em formas de culto, seja de expressões festivas.
Esse empenho remonta a fins da década de 60, quando constituiu-se a sociedade de estudos de processos culturais (Nova Difusão), época marcada por reflexões e iniciativas determinadas pelas transformações decorrentes do Concílio Vaticano II.
Essa orientação dirigida a processos - e não a esferas categorizadas do erudito, do popular e do folclórico - empresta particular significado a transformações religioso-culturais, entre outras a procedimentos designados nos meios eclesiásticos como inculturativos. A atenção dirigida a processos implica também a consideração de processos econômicos e sociais que levaram a situações de pobreza e injustiça.
O estudo cultural que se dedica privilegiadamente a expressões populares, é necessariamente continuamente confrontado com a situação de vida do homem de círculos menos privilegiados.
Esse estudo não pode assim deixar de procurar contribuir ao conhecimento de pesquisadores e de instâncias diretivas a respeito o patrimônio cultural e os valores humanos das camadas mais humildes da população. Êle deve procurar contribuir ao esclarecimento e direta ou indiretamente à valorização do homem do povo, ao respeito e auxílio solidário.
Já desde o início do programa de interações preparado no Brasil e desenvolvido na Alemanha a partir de 1974 entrou-se em contato com ADVENIAT. Substancial apoio foi concedido por essa ação episcopal à realização do Simpósio Internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“, em 1981. Sem esse apoio, não teria sido possível a consideração adequada de expressões tradicionais do Catolicismo popular, em particular aquelas levadas a efeito em São Luís do Paraitinga.
Em 1989, ADVENIAT apoiou a realização do Colóquio Internacional „Tradições Cristãs e Sincretismo no Brasil“, realizado em várias cidades da Renânia-Palatinado e da Renânia do Norte/Vestfália. Esse evento, realizado sob o patrocínio da Embaixada do Brasil, contou com a participação de representantes de universidades, museus e institutos de pesquisa do Brasil, de Portugal e da Alemanha.
Canticum Canticorum - ciclo de obras de Claudio Pastro
No local de sessões do colóquio, em Bonn, ADVENIAT organizou uma exposição de pinturas do artista brasileiro Claudio Pastro, um ciclo de obras sobre o Canto de Salomão. Essas obras e a mensagem nelas contida foram considerados no âmbito das sessões, oferencendo importante caminho para as reflexões.
A exposição, de título „O seu sinal sobre mim se chama amor“, foi aberta com palavras de Elisabeth Prégadier Após salientar o conteúdo teológico do Magnificat, lembrou que o texto bíblico inspirou Marc Chagall em ciclo de obras que hoje é conservado no Museu Nacional da Mensagem Bíblica em Nizza.
Da América Latina, apresentava-se agora um ciclo de 25 obras que relacionavam entre si cenas e símbolos desse texto bíblico sobre o amor. A exposição tinha dois objetivos: ela pretendia levar a um novo encontro com o mundo bíblico e a um redescobrimento da beleza da poesia do amor. Ao mesmo tempo, deixar-se guiar pelo artista brasileiro na interpretação mística do mistério do amor.
Ely Camargo - pesquisadora e cantora. Relações entre pesquisa e prática
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações