Congraçamentos BRASIL-EUROPA. Bispo, A.A. (Ed.).



BRASIL-EUROPA

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (1968-)

ACADEMIA BRASIL-EUROPA (A.B.E.)
e institutos integrados de pesquisas

 

(Excertos)


Sentido dos atos de congraçamento


Paralelamente às sessões de conferências e debates no âmbito de congressos, simpósios, colóquios e ciclos de estudos, a Academia Brasil-Europa procura oferecer possibilidades para o congraçamento de pesquisadores e estudantes provenientes das várias nações.


Com esse objetivo, organizou, nas últimas décadas, para além de encontros em atmosfera mais informal no decorrer de eventos e mesmo como programação complementar a cursos e congressos, atos específicos de congraçamento humano com um objetivo determinado: o de proporcionar aos participantes, na prática, experiência de processos de performação cultural que são constantemente considerados nos estudos culturais.


Assim, tem-se discutido, em diversos eventos, a função de expressões lúdicas na atração de indígenas no início da colonização. Com a participação ativa em folguedos europeus, os nativos passaram a integrar-se de forma espontânea num sistema de sinais subjacente a essas expressões lúdicas e que possuem em si a potencialidade de promover a transformação cultural.


A análise dos mecanismos desse processo transformatório, da estrutura do sistema de sinais, de suas normas condutoras e das diferentes fases da mudança cultural tem sido objeto de cursos, seminários, colóquios e debates vários. Os participantes nesses atos de congraçamento fomentados pela A.B.E. têm a possibilidade de vivenciar a ação aproximadora exercida pela participação ativa em expressões com movimentos e música de pessoas de diferentes idiomas e pressupostos culturais.


Momentos de congraçamento


Dos atos de congraçamento efetivados no âmbito de eventos internacionais da A.B.E., podem ser aqui citados apenas alguns dos mais recentes.


Dança de São Gonçalo


Em 1998, por ocasião do Colóquio Internacional de Antropologia Simbólica, com sessões no interior (Joanópolis) e no litoral (Ubatuba) de São Paulo, as atenções foram particularmente dirigidas às práticas tradicionais da Dança de São Gonçalo de Amarante. Contando com a participação de considerável número de pesquisadores portugueses, e considerando que essa expressão do culto de São Gonçalo não é conhecida em Portugal, possibilitou-se aos brasileiros e estrangeiros a participação na dança, mais especialmente na sua roda final. A partir dessa vivência, pôde-se discutir com maior conhecimento prático a função não apenas simbólica de movimentos de fila - peregrinações - e da roda.





Atos com expressões musicais populares, marcha, samba


Por ocasião do Forum do Rio Grande do Sul do Congresso Internacional "Música, Projetos e Perspectivas" da A.B.E., realizado em regiões de colonização alemã, sob a direção de Helena de Souza Nunes, promoveu-se, na sua sessão de encerramento em Gramado, um ato de congraçamento preparado por musicistas e pesquisadores vinculadas a organizações teuto-brasileiras locais, em particular à Associação Cultural Gramado.


Participantes estrangeiros, em particular alemães, descendentes de brasileiros e alemães, membros de coros, autoridades presentes e assistentes foram convidados a participar da movimentação. Os procedimentos utilizados pelas iniciadoras na idealização e realização do ato foram posteriormente considerados êles próprios como expressões culturais em eventos da A.B.E.


Joanopolis. Foto A.B.E.


RS. Foto A.B.E.


RS. Foto A.B.E.


Ato de congraçamento: Catira


Na segunda parte do mesmo evento, realizado no interior de São Paulo, promoveu-se, em correspondência ao tema discutido, um ato de confraternização no qual indígenas presentes, juntamente com brasileiros e europeus, participaram de expressões culturais tradicionais que atualmente são praticadas sobretudo em zonas rurais. Essa oportunidade deu-se sobretudo na Catira.


O papel aqui desempenhado pelo bate-pé foi posteriormente objeto de considerações nas sessões que se seguiram, considerando-se os estudos sobre o sapateado em danças européias e indígenas.


Braganca Paulista. Foto A.B.E.

Ato de congraçamento virtual


Para possibilitar uma aproximação entre o ato de congraçamento efetuado no Rio Grande do Sul e aquele marcado pelo complexo temático referente às interações entre expressões culturais indígenas e aquelas do interior do Brasil, apresentou-se aos participantes filmes realizados do ato teuto-brasileiro. A seguir, teve-se a oportunidade de discutir diferenças de gestos, atitudes corporais, movimentos, música e mecanismos de atração e integração.




Ato com expressões de conotação africana


Na sessão realizada em Braganca Paulista do mesmo evento, a Fundação de Estudos Superiores preparou, com o seu grupo "Afro", um ato de congraçamento em que se tematizou a função de expressões de dança, música e movimentos corporais de inspiração africana.




 


















Fotos: H. Hülskath©

 

BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu

Organização de estudos teóricos de processos interculturais e estudos culturais nas relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência (Estudos Culturais e Sociologia da Ciência)

Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo


Anais BRASIL-EUROPA: Atos de congraçamento internacional
e experiência de processos performativos

 

Portal (português)     Portal (deutsch)       Revista     Contato     Convite     Impressum     Estatística     Atualidades