Colóquios BRASIL-EUROPA. Bispo, A.A. (Ed.).



BRASIL-EUROPA

Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais (1968-)

ACADEMIA BRASIL-EUROPA (A.B.E.)
e institutos integrados de pesquisas

 

(Excertos)


Sentido dos Colóquios


Nas atividades da Academia Brasil-Europa, o termo colóquio designa uma forma de condução de trabalhos e de reflexões distinta daquela de outros tipos de eventos, tais como simpósios, congressos e seminários. (Veja os correspondentes ítens nos Anais Brasil-Europa). Sob colóquio entende-se, nas atividades da instituição, uma reunião de escopo científico ou filosófico onde há predominância do diálogo entre os participantes, procurando-se antes troca de idéias e de opiniões em estilo menos formal. Esse intercâmbio coloquial de conhecimentos e de opiniões pode ocorrer entre especialistas, convidados para o debate de determinado tema, ou entre docentes e estudantes.


A forma de colóquio é frequentemente empregada sobretudo nos trabalhos que a Academia Brasil-Europa desenvolve em cooperação com universidades. Difere de outros tipos de cursos e de seminários pelo menor significado do ensino frontal. Pode ou não ser acompanhado por apresentações artísticas, exposições e execuções musicais, não podendo porém ser aqui comparado com a programação paralela de um simpósio ou congresso.


Embora em geral de pequenas dimensões e não incluindo atos representativos, tem ocorrido que colóquios assumam grandes proporções, sobretudo em contextos internacionais, surgindo uma forma mixta de reunião, próxima àquela de simpósios. O termo passa aqui apenas a indicar que estudantes nele desempenham um papel relevante, ou seja, que o intercâmbio de idéias não é apenas feito entre especialistas habilitados, e que se procura manter um tom menos formal de conversação.


Apenas alguns dos colóquios mais recentes podem ser aqui mencionados.


(1998) Colóquio Internaclonal de Antropologia Simbólica e Lúdica


Foto A.A.Bispo


O Colóquio internacional dedicado às relações entre a Antropologia Simbólica e o estudo das expressões lúdicas foi realizado pela Academia Brasil-Europa e seus institutos em cooperação com a Comissão Municipal dos Descobrimentos de Lagos/Centro de Estudos Gil Eanes, representada pela Dra. Ana Balmori, com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, assim como das Câmaras Municipais de Lagos, de Joanópolis e de Ubatuba. O Colóquio foi motivado pela passagem dos 500 anos da viagem de Vasco da Gama. Focalizou-se, no tratamento do tema, sobretudo as expressões populares tradicionais relacionadas com o culto de São Gonçalo do Amarante, e que se caracteriza por uma linguagem visual que, para ser compreendida, necessita de hermenêutica adequada. O tema foi preparado por uma viagem de contatos e estudos a Amarante, Portugal, centro do culto ao religioso dominicano. O colóquio contou com a participação de considerável delegação de professores, pesquisadores e representantes de instituições portuguesas. O termo colóquio foi aqui entendido como designativo do cunho informal das reuniões de trabalho. Incluiu observações de expressões tradicionais da dança de São Gonçalo do interior e do litoral de São Paulo, acompanhada de discussões a respeito da situação da pesquisa específica no Brasil e em Portugal. O evento incluiu um recital com obras de compositores brasileiros e atos de congraçamento. A conferência inaugural foi proferida pela Profa. Margarida Correa de Lacerda, emérita da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e disse respeito à influência das literaturas indianas no Ocidente.


(2000) Colóquio de abertura dos estudos interculturais do século XXI


Coloquio Joanopolis 1998

O Colóquio da A.B.E. para a abertura dos trabalhos relativos a estudos de processos interculturais e a estudos culturais nas relações internacionais do século XXI inseriu-se no triênio pelos 500 anos do Brasil aberto com o Congresso "Música e Visões", realizado no ano anterior. O Colóquio foi realizado no centro de estudos europeu da A.B.E., em Colonia, Alemanha. Recebeu o apoio da Rádio da Alemanha Ocidental, além de várias outras instituições.


Coloquio Colonia 2001


O escopo do evento foi o de refletir sobre tendências e prioridades do trabalho a ser desenvolvido à luz dos trabalhos já desenvolvidos nas últimas décadas do século XX pela A.B.E. à luz da sua história institucional. Tratou-se aqui de tecer reflexões sobre correntes de pensamento e visões do mundo e do homem que marcaram as suas origens e o seu trabalho através das décadas. A atenção foi dirigida sobretudo aos elos da sua história institucional com correntes do pensamento relativo à Ética nas suas relações com a Estética e a Natureza no século XX. Relembrou-se sobretudo de Albert Schweitzer e o seu vínculo com o Movimento Bach internacional e sua extensão no Brasil, salientando-se aqui a Sociedade Bach de São Paulo, fundada por Martin Braunwieser, mentor da A.B.E..Salientou-se aqui a necessidade de uma focalização mais decidida da Ética da Veneração à Vida nos trabalhos a serem desenvolvidos pela A.B.E. como exigência do presente. Ao mesmo tempo, considerou-se que essa orientação pela Ética, a ser retomada, deveria ser acompanhada por releituras contextualizadas de concepções estéticas do século XX, relativando-as e abrindo perspectivas para novos desenvolvimentos. Considerou-se, sob esse aspecto, sobretudo a existência a ser questionada de repercussões de concepções de natureza nacional-autoritárias dos anos trinta e quarenta do século XX.



(2001) Colóquio "Brasil 2001"



O Colóquio "Brasil 2001" inseriu-se no triênio de eventos realizados pela Academia Brasil-Europa pela passagem dos 500 anos do Brasil, aberto com o Congresso Internacional "Música e Visões", em 1999, e encerrado com o Congresso Internacional "Música, Projetos e Perspectivas", realizado em vários estados do Brasil, em 2004.


O Colóquio foi realizado em cooperação com a Universidade de Colonia e várias outras instituições. Adquiriu dimensões maiores do que o termo pode sugerir, aqui justificado pelo fato de integrar nos trabalhos vários estudantes preparados em seminários de Estudos Culturais relativos ao Brasil da Universidade de Colonia, dirigidos por A.A.Bispo. Incluiu recitais, exposição e lançamento de livro.


O escopo do Colóquio foi o de, partindo dos trabalhos realizados no ano de 2000, considerar tendências e perspectivas dos estudos culturais de condução musicológica e dos estudos musicológicos de condução teórico-cultural no III° Milênio. Considerou-se a atualidade da concepção de uma Academia internacional e intercultural de estudos culturais e de rêdes de produção do saber, como é o caso pioneiro da A.B.E. Salientou-se a necessidade de estudos interculturais conscientes das novas condições da atual era da informação e do papel das emissoras de difusão, sobretudo aquelas com programação dirigida ao estrangeiro, devendo-se aqui porém atentar a que a condução teórico-cultural permaneça sob a responsabilidade de especialistas devidamente formados nas diversas áreas e das respectivas instituições científicas. Deveria evitar-se uma distorção do termo academia para a denominação de centros de formação de jornalistas por parte de emissoras. Considerou-se a história da Rádio no Brasil, comparando-a com a da Alemanha, o papel desempenhado pela Deutsche Welle, a presença do Brasil em filmes documentários e tendências atuais dos estudos da música popular brasileira em contextos internacionais.


Outro contexto particularmente considerado disse respeito à necessidade de aprofundamento dos estudos relativos ao Leste Europeu, em particular às relações culturais e histórico-culturais entre a Rússia e o Brasil. Em ato de memória a Profa. Cleofe Person de Mattos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente do Conselho brasileiro da A.B.E., a Kantorin Brigitte Rauscher proferiu uma conferência sobre os estudos relativos ao Pe. José Maurício Nunes Garcia pela abertura do século XXI.



(2002) Colóquio Internacional "Dimensões européias da cultura musical de Portugal




O Colóquio dedicado ao tema "Dimensões européias da cultura musical de Portugal" inseriu-se no triênio de eventos realizados pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil promovido pela Academia Brasil-Europa e aberto com o Congresso "Música e Visões", levado a efeito em 1999. O escopo do Colóquio foi o de tratar do significado da cultura musical de Portugal no passado e no presente para os estudos europeus e para os estudos que relacionam a Europa e o Brasil. Retomou-se, com esse colóquio, um tema já tratado em 1985, declarado "Ano Europeu da Música", quando então procurou-se mostrar a necessidade, no seu contexto, de considerar-se também o mundo marcado culturalmente pelos portugueses nas concepções relacionadas com a música européia. Essa concepção, então pioneira, levou ao registro, na Europa, do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa, entidade que remonta ao centro de estudos de musicologia de orientação teórico-cultural fundado em 1968. O objetivo do colóquio era, agora, não apenas tratar do significado da cultura musical portuguesa levada a outras regiões do globo, mas também o das tendências recentes do desenvolvimento músico-cultural e de pesquisa em Portugal. Deu-se, assim, uma especial consideração à música contemporânea, em particular a de Emmanuel Nunes, e à música do cinema português.


O Colóquio foi realizado no Centro de Estudos da A.B.E. em Colonia, Alemanha, contando com o patrocínio da Embaixada de Portugal. Foi aberto pelo Mtro. Dr. M. Ivo Cruz, diretor da Orquestra Nacional do Porto. O evento assumiu, assim, dimensões maiores do que aquelas de um colóquio no sentido usual do termo. Recebeu essa denominação por integrar no diálogo universitários que haviam sido preparados no primeiro seminário universitário especificamente à música em Portugal realizado na Alemanha. Contou, porém, com conferências de musicólogos e especialistas em Educação portugueses e brasileiros de projeção, entre êles o Prof. Manuel Morais e da Profa. Manuela Magno,  da Universidade de Évora, e da Profa. Dra. Helena de Souza Nunes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Incluiu também recitais e uma exposição, encerrando-se com uma missa cantada com obras da polifonia portuguesa.



  1. (2002)Colóquio "Europa e o universo sonoro indígena"



O Colóquio de tema "Europa e o universo sonoro indígena" inseriu-se também no triênio de eventos realizados pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil promovido pela Academia Brasil-Europa e iniciado em 1999. Foi realizado em cooperação com a Universidade de Colonia, nele participando estudantes que haviam sido preparados no Seminário dedicado às Culturas Musicais Indígenas da Amazônia. Alguns mestrandos prepararam trabalhos sobre materiais levantados em pesquisas de campo de A.A.Bispo desenvolvidas no âmbito do projeto dedicado às culturas musicais indígenas iniciado no Congresso do Rio de Janeiro, em 1992, e que contara com o apoio dos ministérios de Relações Exteriores da Alemanha e do Brasil.



O colóquio foi aberto com uma conferência sobre o tema da ação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil daquele ano, e que era dedicado aos indígenas. Preparava-se, assim, uma das partes do Congresso de encerramento do triênio que teria lugar no Brasil, em 2004. A conferência principal do colóquio foi proferida pelo Dr. Marco de Carvalho, specialista em etnomedicina, e que tratou, com base em observações de campo, da cultura Krahô e de seus mecanismos de estabelecimento de paz social.



(2004) Colóquio Internacional de Estudos Interculturais



O Colóquio Internacional de Estudos Interculturais foi realizado pela Academia Brasil-Europa e seus institutos de pesquisas na Europa e no Brasil por ocasião dos 450 anos da fundação de São Paulo. Foi apoiado por diversas instituições e levado a efeito em estreita cooperação com cursos desenvolvidos nas universidades de Bonn e de Colonia. Por essa razão, que levou à participação de considerável número de estudantes, escolheu-se a designação de Colóquio. Na realidade, o evento teve dimensões e, sob vários aspectos, o caráter de simpósio internacional. Assim, nele tomaram parte professores e pesquisadores de universidades européias e do Brasil, salientando-se aqui a Universidade de Coimbra, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Goiás. Recebeu o apoio do Departamento de Cultura do Município de São Paulo e da Câmara Municipal de Joanópolis.


O colóquio teve a sua realização possibilitada por instituições brasileiras de alto significado, entre outras do Centro Cultural São Paulo, do Teatro Municipal de São Paulo, da Academia Paulista de Letras, do Museu do Páteo do Colégio de São Paulo e da Faculdade São Luís, Academia Brasileira de Música, do Museu Casa Burle-Marx e do Museu Imperial de Petrópolis. Incluiu vários concertos. Portugal esteve representado por personalidades de renome, mencionando-se, entre elas, o Prof. Dr. Sebastião Pinho, do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra e o Mtro. Ivo Cruz, do Porto.



O evento foi preparado por seminários desenvolvidos em universidades européias relativos às relações entre o Urbanismo e a Música, ou melhor, a análises urbanas em contextos transnacionais sob condução musicológica no trabalho interdisciplinar. Esses seminários inseriram-se, assim, na corrente de pensamento originada com a fundação da atual organização Brasil-Europa, em 1968.


O colóquio representou também o encerramento dos trabalhos internacionais realizados pela Academia Brasil-Europa no âmbito do seu programa "Poética da Urbanidade", efetuado pelos 450 anos de São Paulo, e cujos resultados foram apresentados e discutidos no seu decorrer.


Os estudantes europeus participantes, entre êles vários mestrandos e doutorandos, prepararam trabalhos relacionados com o Brasil sob aspectos interculturais. Provenientes de várias nações, consideraram temas referentes a elos culturais entre o Brasil e o Leste Europeu, entre os Estudos Brasileiros e os Estudos Hebraicos, e o Brasil no contexto global das Américas.



Uma particular atenção foi dada aos vínculos entre os Estudos Interculturais e as questões relacionadas com o meio ambiente e as consequências de processos de expansão urbana.


Esse tema foi tratado tanto no interior do Estado de São Paulo, sob a designação de "lírica da terra", e no litoral do Rio de Janeiro, sob a denominação de "lírica das águas". A sessão de Parati adquiriu um significado especial graças à Profa. Dra. Martha Haug, de Cuiabá, que a marcou com a publicação de sua dissertação de doutoramento.







(2005) Colóquio "Música na teoria da arte contemporânea e Filosofia Intercultural"




O Colóquio de tema "Música na Teoria da Arte Contemporânea e a Filosofia Intercultural" foi realizado pela Academia Brasil-Europa em cooperação com o Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia. Nele tomaram parte estudantes que haviam cursado os seminários dedicados à Teoria da Arte Contemporânea e à Filosofia Intercultural, dirigidos por A.A.Bispo.


Também nele participaram estudantes da Universidade de Bonn que haviam realizado o seu mestrado sob a sua orientação, com dissertações relativas ao conceito de Diferença nos estudos interculturais relativos à América Latina e à África, em particular em meios da imigração alemã do Chile, Argentina e da Namíbia. Dava-se continuidade, assim, aos debates do Congresso de encerramento do triênio pelos 500 anos do Brasil, em especial àqueles do Forum Brasil-Europa do Rio Grande do Sul, quando se tratou de questões de identidade de populações de ascendência alemã. Procurava-se agora integrar perspectivas estéticas relativas à Teoria da Arte no presente com aquelas derivadas de tendências da Filosofia Intercultural, focalizando em particular situações de relevância para os estudos euro-brasileiros.




(2005) Colóquio "Imigração e Estética"



Esse colóquio realizou-se no centro de estudos europeu da Academia Brasil-Europa em cooperação com a Universidade de Colonia, seguindo-se a um seminário dedicado ao tema. Foi efetuado após uma sessão realizada no centro de estudos da migração turca. Tratou-se de comparar o estado de conscientização de imigrantes residentes na Alemanha a respeito de seu passado, de sua situação atual e das questões de identidade que se colocam.


O colóquio realizou-se por ocasião da estadia da Profa. Isolda Bassi-Bruch, presidente de honra da A.B.E. na Europa. Tendo estudado na Europa na década de 30, vivenciou os problemas dos estrangeiros que estudavam na Áustria e na Alemanha da época que antecedeu a Segunda Guerra Mundial e aqueles dos imigrados no Brasil. Pode oferecer, da sua memória, informações relativas à comunidade alemã de São Paulo, os seus diferentes grupos sob o aspecto político, as suas relações com comunidades de outras origens, em particular de italianos e de judeus.



(2006) Colóquio "Paradigmas dos Estudos Culturais"




O Colóquio dedicado ao estudos dos paradigmas dos estudos culturais e musicológicos da América Latina foi realizado no centro de estudos europeus da Academia Brasil-Europa em cooperação com o Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia. O escopo do evento foi o de integrar estudantes de disciplinas científico-culturais, mestrandos e doutorandos na análise dos modêlos e correntes de pensamento referentes à cultura e à música da América Latina no contexto de suas relações com a Europa.


Foram consideradas obras de numerosos autores de diferentes áreas do conhecimento, dando-se especial atenção a suas concepções teóricas, critérios de interpretação histórica, metodologia de pesquisa e tendências político-culturais. Um dos objetivos das análises foi o de demonstrar o quanto a perspectiva teórica dos estudiosos, as suas hipóteses interpretativas influenciaram o próprio objeto de estudo, marcando as expressões culturais com as suas interpretações e determinando muitas vezes a sua prática e o seu desenvolvimento.

 

BRASIL-EUROPA
www.brasil-europa.eu

Organização de estudos teóricos de processos interculturais e estudos culturais nas relações internacionais (registrada 1968)
Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência (Estudos Culturais e Sociologia da Ciência)
I.S.M.P.S. e.V.

Direção: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo


Anais BRASIL-EUROPA: Colóquios

 


Colóquio 2005/6. Imigração e Estética
Arquivo da A.B.E.
©






Colóquio 2005. Teoria da Arte Contemporânea e Filosofia Intercultural
Arquivo da A.B.E.
©












Colóquio 2004. Estudos Interculturais. São Paulo, Rio de Janeiro
Arquivo da A.B.E.
©
















Colóquio 2002. Dimensão européia da cultura musical de Portugal
Arquivo da A.B.E.
©








Colóquio 2002. Europa e o universo sonoro indígena
Arquivo da A.B.E.©




Colóquio Brasil 2001.
Arquivo da A.B.E.
©






Colóquio 2000. Estudos interculturais no III Milênio.
Arquivo da A.B.E.
©




Colóquio 1998. Antropologia Simbólica e Lúdica
Arquivo da A.B.E.
©








 

Portal (português)     Portal (deutsch)       Revista     Contato     Convite     Impressum     Estatística     Atualidades