
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
University of California, Los Angeles
Os seus estudos concernentes à história da música ibérica e latinoamericana, em particular quando irradiações de desenvolvimentos europeus nas Américas vinham de encontro sob diferentes aspectos a anelos do programa.
Diferenças de posições com a musicóloga portuguesa Dra. Maria Augusta Alves Barbosa marcaram os debates euro-brasileiros que prepararam a introdução das Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.
Robert Stevenson acompanhou de perto as atividades desenvolvidas relativamente à reconsideração do século XIX, entre outros, em particular, aos estudos e iniciativas dedicados a Sigismund Ritter von Neukomm.
Através da estreita participação de Francisco Curt Lange no programa, essas relações humanas e profissionais se intensificaram. Através de Robert Stevenson manteve-se contatos com a Sociedade Americana de Musicologia
Robert Stevenson companhou e colaborou também de forma substancial aos trabalhos do Departamento de Etnomusicologia do instituto de pesquisas da organização pontifícia de música sacra, sob direção brasileira de 1977 a 2003.
Acompanhou também o desenvolvimento das pesquisas de fundamentos da cultura cristã no mundo extra-europeu da idade moderna e que marcou vários eventos na Alemanha, em Roma, em Portugal e no Brasil nos anos 80 e 90.
Um dos resultados dessa cooperação com os objetivos do programa foi texto publicado em 1984/85: „The Influence of European Church Music in the New World: Spain-Latin America“, escrito no contexto da fundação do I.S.M.P.S., do qual Robert Stevenson foi sócio honorário.
Robert Stevenson acompanhou e orientou os preparativos para o II Congresso Brasileiro de Musicologia por ocasião da passagem dos 500 anos do Descobrimento da América, em 1992. Para a sessão de abertura desse evento, preparou texto relativo à recepção de Colombo na história da música.
Procurou-se a intensificação de elos com a UCLA em visitas de membros a A.B.E./I.S.M.P.S. a Los Angeles em 1996 e 2011. No centro das atenções esteve a pesquisa de processos culturais do Pacífico nas suas relações com os estudos interamericanos e transatlânticos debatidos no programa. Esses encontros foram relevantes para os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área do Pacífico e do Índico pela A.B.E..
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações