
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
No movimento originado em São Paulo e que levou à constituição de sociedade dedicada a processos culturais (Nova Difusão 1968), atuaram vários pesquisadores, compositores e músicos que tinham recebido a sua formação no Pontificio Istituto em Roma. Alguns deles continuaram a desempenhar papel significativo em iniciativas, projetos e iniciativas das décadas seguintes. Entre êles, pode-se salientar o Pe. Dr. José Geraldo de Souza, doutorado pelo instituto romano e que participou de vários eventos e congressos patrocinados ou co-patrocinados pelo I.S.M.P.S..
Iniciado o programa na Europa em 1974, já em 1975 foi o instituto visitado para fins de pesquisa na sua biblioteca. Essas visitas repetiram-se nos anos seguintes. Nos trabalhos realizados na Alemanha, intensa foi a participação de pesquisadores e músicos formados no instituto, salientando-se aqui o Pe. Dr. Armindo Borges, dos Açores.
Importante momento foi o do oferecimento de um órgão transportável pelo Chanceler alemão à Santa Sé, ocasião em que se efetuaram encontros no Pontificio Istituto que tiveram consequências para eventos que se realizaram a seguir no Brasil.
Nestes, em particular no Simpósio Internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“, tomaram parte professores do instituto em sessões levadas a efeito em São Paulo, Petrópolis e Mariana.
Em 1984, realizaram-se em Roma reuniões preparatórias ao Congresso Internacional de Música Sacra que se efetuaria no ano seguinte. Neste evento, que contou com uma visita do Papa às novas instalações do instituto, a participação brasileira foi significativa. O I.S.M.P.S. organizou a ida a Roma de grupo de participantes.
Em 1986, o Brasil esteve presente em simpósio etnomusicológico ali realizado. Oportunidade para a renovação de contatos e pesquisas nos acervos do instituto deu-se em 1991.
No simpósio internacional realizado concomitantemente com o II Congresso Brasileiro de Musicologia no Rio de Janeiro, em 1992, o preside do P.I.M.S. - Abade B. Baroffio - esteve presente, proferindo uma conferência. Nesse evento atuaram também outros docentes da instituição.
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações