BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 
Huelskath, Curt Lange, Bispo 1982. Copyright Arq. A.B.E.

Instituto Interamericano de Musicologia
Ministério das Relações Exteriores do Uruguai


O Instituto Interamericano de Musicologia, quando sediado em Montevideo, foi a instituição latino-americana que mais estreitamente esteve relacionada com o programa de interações euro-brasileiras iniciado na Europa em 1974 com o apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).


Esse fato deveu-se ao Prof. Dr. Francisco Curt Lange, seu fundador e diretor, que nas suas longas estadias na Europa participou com a sua larga experiência e o seu extraorinário dinamismo de debates efetuados na Alemanha, na Bélgica, na Itália e no Brasil a partir de 1976.


Bispo, Curt Lange, Huelskath 1982. Copyright Arq. A.B.E.
Passado e renovação: de „música colonial“ a música em processos coloniais


Já no início de 1973 esse pesquisador havia sido procurado em Punta del Leste por membros da sociedade Nova Difusão que, fundada em 1968, defendia a atualização das perspectivas e das práticas culturais através de um direcionamento da atenção a processos. Essa orientação levava a uma preocupação pela superação de categorizações de objetos de estudos em diversos sentidos, também de concepções nacionalistas qualificadoras da música, das artes e expressões tradicionais. Essa orientação levava também à procura de superação de fronteiras nacionais na pesquisa e na prática, numa maior consideração de processos que ultrapassavam fronteiras nacionais entre os paises americanos.


Esse intento dizia respeito também a uma atualização da pesquisa concernente ao „período colonial“, que passava a ser considerado à luz de processos coloniais, e da reconsideração do século XIX, desvalorizado pela historiografia nacionalista do século XX. O Festival dedicado ao Barroco nas suas inserções em processos globais havia sido tematizado em evento da Nova Difusão com o patrocínio do Departamento de Cultura de São Paulo em 1970 e as suas idéias condutoras deviam ser consideradas em diálogos com Curt Lange.


Passado e renovação: interamericanismo em diferentes situação político-culturais


Como um dos principais representantes do Interamericanismo do passado, Francisco Curt Lange foi procurado no sentido de cooperar com o movimento de renovação e que devia levar a uma atualização dos ideais interamericanos, liberando-o de suas inserções em contextos político-culturais superados.


Reconsideração do século XIX em superação de visões ideológicas da historiografia


Os trabalhos comuns na Europa foram sintomaticamente marcados por um projeto editorial dedicado às culturas musicais da América Latina no século XIX. Dirigido pelo Prof. Dr. Robert Günther, etnomusicólogo do Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia, esse projeto determinou rêdes de contatos entre a Europa e a América Latina e foi acompanhado por debates sobre a necessidade, as dificuldades e as consequências de uma reorientação de atenções a processos como defendida no programa euro-brasileiro.


Essa estreita cooperação teve a sua expressão em encontros, visitas a instituições, conferências e concertos nos quais foram realizadas obras de compositores dos séculos XVIII e XIX levantadas por F. Curt Lange, C. Person de Mattos e A.A.Bispo.


Êles fundamentaram a introdução da Latinoamericanística Musical compreendida como área de estudos interdisciplinares, assim como da criação de uma sucursal européia do Instituto Interamericano de Musicologia dirigido pelo diretor do programa euro-brasileiro, agora membro do Instituto Interamericano de Musicologia.


Estudo de processos e de influências recíprocas - Curt Lange como difusor


Tratava-se, nessa nova fase da pesquisa latino-americana na Europa, de considerar com maior atenção processos históricos para além de referenciações nacionais da atualidade na Europa e na América Latina. Esses estudos vieram de encontro ao interesse da época por questões de recepção cultural, em particular musical.


Pelo fato do Departamento de Etnomusicologia criado em 1977 pela organização pontifícia de música sacra ter passado a atuar sob direção brasileira, intensificou-se a pesquisa da história missionária, de músicos jesuitas e de outras ordens que atuaram nas colonias latino-americanas, assim como de correntes do pensamento e da prática assim transferidas e adaptadas. Com a capacidade comunicativa de Curt Lange, esses intentos puderam ser difundidos em outros círculos de pesquisadores da América Latina e da Europa, em particular na Itália.


A dinâmica assim intensificada teve a sua expressão em simpósio realizados em Roma, na América Latina e sobretudo nos colóquios internacionais sôbre influências recíprocas entre a Europa e a América Latina do Museu Real de Instrumentos de Bruxelas e as Comunidades Européias, de 1983 a 1985.


Monumenta Musicae Brasiliae


Várias iniciativas concernentes ao Brasil foram desenvolvidas em trabalho em conjunto com Curt Lange. Resultado desses debates em comum foi, entre outros, o projeto da edição de monumentos da música brasileira, com a publicação de fontes histórico-musical acompanhadas de estudos atualizados segundo o estado das discussões.


Esse projeto, apoiado por ministérios, auxiliado pela Embaixada do Brasil na Alemanha, levou a planos com grandes casas editoriais alemãs e a encontros de debates em São Paulo e em Mariana, Minas Gerais, em 1981.


Sociedade Brasileira de Musicologia e Sociedade Latino-Americana de Investigaciones Musicales


Devido ao falecimento de sua esposa, que o acompanhara nas estadias possibilitadas pelo programa euro-brasileiro em Colonia, F. Curt Lange não teve condições de participar do Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, em 1981, estando presente apenas no último dia do evento, quando então realizou-se encontro no Hotel Othon de São Paulo.


Não pôe assim também participar da fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia ocorrida durante o simpósio, apesar de ter acompanhado intensamente os preparativos para a criação da entidade. Entretanto, questionava o empreendimento, procurando impedi-lo, pois previa o risco que jornalistas e músicos práticos, sem formação específica, mas com auto-consciência de serem musicólogos, tomassem a direção da sociedade. Nesse contexto, compreende-se que tenha fundado logo a seguir uma Sociedade Latino-Americana de Investigações Musicais, na qual podia continuar a manter a sua liderança.


Retorno do acervo Curt Lange para o Brasil


Se o plano da Monumenta apesar de grandes preparativos não pôde infelizmente ser realizado, sucesso tiveram os intentos que resultaram desse trabalho em comum em reconduzir o acervo de Curt Lange ao Brasil, levando à criação da instituição respectiva em Ouro Preto. Todas as fases desse processo foram acompanhadas e discutidas em estadias de Curt Lange na Alemanha e em intensa correspondência.


Atualização do Interamericanismo pelos 80 anos de F. Curt Lange


Ponto alto dessas cooperações deu.-se com a realização de simpósio que relacionou a atualização do interamericanismo com aquela do transatlantismo sob as novas condições colocadas pela crescente integração européia no âmbito do Forum de Leichlingen, em 1983.


Coincidindo com a passagem dos 80 anos de Curt Lange, esse evento representou ao mesmo tempo uma homenagem à sua obra, personalidade e pensamento, e um marco da continuidade renovada do interamericanismo na pesquisa, agora sob as novas orientações teóricas possibilitadas pelo programa de interações euro-brasileiro.


O interamericanismo assim compreendido continuou a marcar os trabalhos que passaram a ser desenvolvidos pelo I.S.M.P.S. após a sua institucionalização em 1985 e pela A.B.E.. As intensas relações com Curt Lange levaram a projetos que foram desenvolvidos nas décadas seguintes em vários países das Américas.


Apoio à candidatura e Curt Lange ao Premio Gabriela Mistral da OEA


Considerando os grandes méritos de F. Curt Lange para o desenvolvimento dos estudos interamericanos e a sua cooperação na renovação dessa área de estudos segundo o programa euro-brasileiro, a A.B.E. e o I.S.M.P.S. empenharam-se em apoiar a sua candidatura para o Premio Interamericano de Cultura „Gabriela Mistral“ da Organização dos Estados Americanos que, em 1985, foi concedido no campo das Ciências e Artes Musicais.