BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 
 

Institut für hymnologische und musikethnologische Studien


Muitos projetos de pesquisas, publicações e eventos relacionados com o Brasil de 1977 a 2002 foram realizados em cooperação com o Departamento de Etnomusicologia do Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos com sede em Colonia e escritórios em Maria Laach.


Esse instituto de pesquisas, criado pela organização pontifícia de música sacra, abrangendo as seções de hinologia, etnomusicologia e gregoriano, foi mantido pela Academia das Ciências da Mogúncia e pela Conferência Episcopal Alemã.


A razão do peso dado ao Brasil nos trabalhos do instituto foi devido ao fato de ter sido a sua seção de Etnomusicologia confiada a um brasileiro - o diretor do programa de interações iniciado em 1974 e apoiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).


Maria Laach 1998. Foto L.Mueller. Arquivo A.B.E.

Os trabalhos do instituto foram assim marcados por similaridades, mas também por profundas diferenças entre os intuitos que levaram à sua fundação e a orientação do programa de interações em desenvolvimento na Europa.


As similaridades diziam respeito ao comum interesse por questões etnomusicológicas e por processos de mudança cultural, em particular através da cristianização, de fundamental importância para o Brasil devido à sua formação histórica.


As diferenças resultavam sobretudo da perspectiva latino-americana, que via como indispensável considerar o desenvolvimento desencadeado há séculos pela colonização, de modo que a aproximação etnomusicológica não pode dispensar a perspectiva histórica.


Esse campo de tensões entre etnomusicólogos europeus e teólogos que dirigiam a sua atenção apenas ao não-europeu na cultura e o pesquisador que procurava analisar processos, reconhecendo que aquilo que surgia como não-europeu era em grande parte resultado de complexas interações culturais, processos receptivos e dinâmica transformatória desencadeada também por ações missionárias do passado, manteve-se através das décadas.


No instituto em Maria Laach realizaram-se recepções e encontros relacionados diretamente com o Brasil. Entre êles, pode-se citar as visitas do Embaixador do Brasil em 1981 por ocasião do lançamento da Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis, o de muitos pesquisadores latino-americanos, como o Prof. Dr. Francisco Curt Lange de Montevideo, Prof.Dr.Samuel Claro-Valdés do Chile, além dos brasileiros.


A visita de etnomusicólogos, historiadores da música e teólogos de diferentes países ali entraram em contato com a problemática brasileira.


No instituto teve lugar encontros de hinologia com brasileiros e portuigueses, lançando-se as bases dessa área de pesquisa no Brasil, No instituto e no auditório do hotel adjacente realizaram-se conferências e concertos, entre elas pelo lançamento de publicações com artigos relacionados com o Brasil.


Uma dessas ocasiões foi a sessão solene realizada no ano 2000, quando apresentaram-se instrumentos musicais indígenas na sua inserção em processos de mudança cultural nas atividades missionárias.


Por ocasião do Congresso Internacional de abertura do triênio pelos 500 anos do Brasil, em 1999, e que incluiu uma das edições do simpósio de música sacra e cultura brasileira, ali teve lugar recepção a pesquisadores de Portugal e do Brasil, a autoridades eclesiásticas e a representantes diplomáticos.


Colaboradores de outros departamentos do instituto, os hinólogos Dr. Robert Skeris e Dr. Alfons Weller participaram como especialistas em eventos no Brasil. O Instituto foi a entidade condutora da série de simpósios de música sacra e cultura brasileira realizados no Brasil e que, em geral, realizaram-se paralelamente - mas separadamente - de congressos ou outros eventos musicológicos em geral.

 
IHMS, Maria Laach 1998. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.


IHMS, Maria Laach 1998. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.


IHMS, Maria Laach 1998. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.


IHMS, Maria Laach 1998. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.


IHMS, Maria Laach 1989. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.


Ministro L.Serra, Mons.Overath, Dr. Bispo 1999. Arquivo A.B.E.


IHMS, Maria Laach 1998. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.


IHMS, Maria Laach 1998. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.


IHMS, Maria Laach 1989. Foto L. Mueller. Arquivo A.B.E.