
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais
Passou-se a questionar também qualificações que emprestam entidade, substância ou essência a fenômenos, fatos ou artefatos culturais segundo critérios nacionalistas, étnicos, religiosos ou outros.
Os objetivos do movimento, ainda que nascido no Brasil, não foram nacionais ou bi-laterais, mas globais, ainda que considerados em contextos determinados locais, regionais e nacionais.
Essa sociedade contou nas suas atividades com o apoio do Departamento de Cultura de São Paulo e várias instituições de ensino, museus e grupos artísticos. O processo desencadeado teve repercussões na pesquisa, na vida cultural e musical e na educação.
A sua internacionalização na Europa deu-se a partir em programa de interações iniciado na Europa em 1974 e possibilitado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Ela procura assim fomentar o desenvolvimento de uma Ciência da Cultura não-antropocêntrica ou de distanciamento observante relativamente a edifícios culturais geo- e antropocêntricos.
Na Academia Brasil-Europa (A.B.E.), procura-se fomentar especializações e aproximações inter-disciplinares e internacionalizadoras de acadêmicos, pesquisadores e estudantes pós-graduados de diversas áreas do conhecimentono sentido dos objetivos da organização. Empresta-se particular atenção às relações entre ciência e processos formativos/educativos.
As reflexões e análises procedem não a partir de relações bi-laterais, mas em referências supra-nacionais, correspondendo a processos integradores intercontinentais e transcontinentais, em particular europeus, transatlânticos e interamericanos.
Com o escopo da promoção de reconhecimento consciente de inserções e condicionamentos, os estudos culturais são conduzidos em estreito relacionamento com aqueles da própria ciência e análises de rêdes (science studies).
Os estudos e reflexões desenvolvem-se no âmbito de programas de pesquisas, cursos, colóquios, simpósios, congressos, seminários, ciclos e viagens de estudos, assim como virtualmente através da Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira.
Cultura, Direitos Humanos e Ética
Concepção condutora dos trabalhos é o a de cultura como Direitos Humanos realizados e Deveres Humanos cumpridos (Dr. Thomas Freund, 1981).
Estes são compreendidos no sentido amplo de uma ética de responsabilidade perante a natureza e outros seres viventes. Nessa orientação, a A.B.E. insere-se em tradição mais antiga, remontando a academia constituída em Salzburg, em 1919.
Centros de estudos e secretariados
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística